Retrô – Vôlei: ano tem conquistas importantes na praia, mas base fica marcada por eliminações
A temporada do vôlei acreano foi marcada por resultados importantes, principalmente na praia. Por outro lado, seleções estaduais de base foram eliminadas em competições nacionais – algumas sem vencer uma partida sequer.
Entre os destaques da temporada, o vice-campeonato do central acreano Marcelo Falcão com o Juiz de Fora-MG, que garantiu o time na Superliga A da temporada 2025/2026, e a história do irmão dele, Thales Falcão, que integra o Programa de Atleta de Alto Rendimento do Exército Brasileiro.
Com contrato renovado, Marcelo Falcão avalia temporada no Juiz de Fora Vôlei
A temporada também ficou marcada pela morte da atleta acreana Rayssa Lopes, 20 anos, após complicações causadas por malária. Ela era atleta e estagiária na escolinha de vôlei de praia do treinador Cláudio Maia, ex-presidente da Federação Acreana de Handebol (Fach).
Rayssa Lopes, atleta acreana de vôlei
Arquivo pessoal/Cláudio Maia
Abaixo o ge traz a retrospectiva dos estaduais e das participações acreanas nas competições do vôlei de quadra e de praia.
Vôlei de praia
Campeonato Acreano de Vôlei de Praia Sub-17 e Sub-21
Duas etapas do estadual de vôlei de praia sub-17 e sub-21 foram disputadas entre maio e junho, na Praça do Juventus, em Rio Branco.
Pelo masculino sub-17, Santigado e Matias levaram a melhor em ambas etapas. Já no feminino, Anny e Maria Clara foram campeãs da primeira etapa. Sara Ico e Ana Clara venceram a segunda.
Campeões da 1ª etapa do Campeonato Acreano de Vôlei de Praia Sub-17
Divulgação/Feav
Na disputa do sub-21, duas duplas se alternaram no topo: Paulo e João Pedro foram campeões da primeira etapa e Sávio e Salles ganharam a etapa seguinte.
Campeonato Acreano de Vôlei de Praia Adulto e Master
Nas categorias adulto e master, a Federação Acreana de Vôlei (Feav) também promoveu duas etapas, na Praça do Juventus, na capital, entre maio e junho. Além de troféus e medalhas, os campeões também faturam premiação em dinheiro.
Pódio da categoria adulto feminino na 2ª etapa do Acreano de Vôlei de Praia
Divulgação/Feav
No feminino, Mirtaila foi campeã ao lado de Maria Eliane na primeira etapa e formando dupla com Adelaide na segunda. Já no masculino, os títulos ficaram duplas distintas: Júnior e Dayan na primeira e Aluízio e Carlos na etapa seguinte.
No master masculino, Wanker e Rogério levaram a melhor na etapa de abertura, e Evaldo e Wender Cley garantiram o título da segunda etapa.
Pódio da categoria master masculino na 2ª etapa do Acreano de Vôlei de Praia
Divulgação/Feav
Prata na Copa Norte Sub-23
Victor Hugo e Carlos ficaram com a prata na Copa Regional Norte de Vôlei de Praia Sub-23, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Boa Vista (RR). Na decisão, os acreanos foram derrotados pela dupla rondoniense Léo e Ítalo por 2 sets 1.
Carlos e Victor Hugo, prata na Copa Norte de Vôlei de Praia Sub-23
Divulgação/Feav
Raquel Baima e Geisa competiram no naipe feminino, mas foram eliminadas ainda na primeira fase. Elas estrearam com derrotada diante de Viviany e Yasmim, do Amazonas, por 2 sets a 0 e depois perderam pelo mesmo placar pelas rondonienses Gabriela e Marya.
Prata no Mundial
Ao lado da mineira Manu Cardoso, a acreana Quemile Souza conquistou medalha de bronze no Torneio Beach Pro Tour, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Qidong, na China.
Manu Cardoso e Quemile Souza, dupla brasileira bronze no Mundial de Vôlei de Praia, em Qidong
Divulgação/Qidong
O terceiro lugar foi assegurado após a dupla brasileira vencer as australianas Bettenay e Dodd por 2 sets a 1: 21 x 16, 17 x 21 e 16 x 14. Quemile e Manu eram as únicas brasileiras que disputaram as etapas de Qidong e Qingdao.
Vôlei de quadra
Campeões do Acreano de Vôlei Sub-18 e Sub-16
Jotas Academia e Teles ficaram os com títulos estaduais sub-18 e sub-16 nos dois naipes nesta temporada. As competições foram disputadas em março e agosto, respectivamente, no Centro Integrado de Esporte para Comunidade (Ciec) da Estação Experimental, em Rio Branco.
Campeonato Acreano de Vôlei Sub-18
Divulgação/Feav
Pelo masculino sub-18, o Teles faturou o bi ao superar de virada o Floresta na decisão por 3 sets a 1 com parciais 18 x 25, 25 x 16, 25 x 17 e 25 x 22. A Jotas Academia garantiu o segundo título seguido ao vencer a AVQ por 2 sets a 0: 25 x 8 e 25 x 10.
O estadual de vôlei sub-16 teve apenas quatro equipes – duas em cada naipe. Desta forma, a competição teve uma única partida decisiva em ambos naipes.
AABB e Jotas, Campeonato Acreano de Vôlei Sub-16 2025
Divulgação/Feav
No feminino, o bicampeonato do Jotas foi diante do mesmo adversário de 2024: a AABB. O triunfo desta vez foi com parciais 25 x 20, 25 x 9 e 25 x 11.
O Teles foi campeão contra a Corpo Academia no masculino com um pouco mais de dificuldade: 25 x 13, 25 x 23 e 25 x 23.
Corpo Academia e Teles, Campeonato Acreano de Vôlei Sub-16
Divulgação/Feav
Campeões do Acreano de Vôlei Adulto
O estadual desta temporada reuniu oito equipes em cada naipe, sendo campeãs e vices das etapas regionais realizadas no decorrer da temporada.
Teles Voleibol, tricampeão acreano de vôlei adulto
Divulgação/Feav
No masculino, o Teles Voleibol faturou o tricampeonato ao vencer a decisão contra a Corpo Academia por 3 sets a 0. A Associação de Voleibol do Quinari (AVQ) conquistou o bi no feminino ao superar a Jotas academia na grande final por 3 sets a 1.
Confira os campeões e vice-campeões das regionais:
Regional Rio Branco: Corpo e Teles (masculino) e Jotas e Floresta (feminino)
Regional Vale do Acre: Epitaciolândia e AVQ (masculino) e AVQ e Epitaciolândia (feminino)
Regional Envira/Purus: Feijó e Tarauacá (masculino) e Tarauacá e Feijó (feminino)
Regional Juruá: Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves (masculino) e Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima (feminino)
Superliga C
O Acre teve dois representantes na Superliga C, que teve a disputa da Etapa Norte do masculino em Rio Branco, e do feminino em Porto Velho (RO).
MM-AC, Superliga C
Arquivo pessoal/Carlos Leopoldo
No masculino, o MM-AC venceu a disputa pelo terceiro lugar contra o Vôlei Orgulho-RO por 3 sets a 0, no Ginásio do Sesc Bosque, na capital. O time acreano fechou a competição com três vitórias e uma derrota, 11 sets vencidos e três perdidos.
A Associação de Vôlei do Quinari não passou da primeira fase no feminino e se despediu com vitória sobre o Clube ACV-RO por 3 sets a 0, no Ginásio Poliesportivo Eduardo Lima e Silva, na capital rondoniense.
AVQ-AC Superliga C de Vôlei Feminino – Etapa Norte
Reprodução/Instagram AVQ-AC
O time de Senador Guiomard se despediu da competição com uma vitória e duas derrotas, seis sets perdidos e quatro vencidos.
Brasileiro de Seleções Sub-18
Após o acesso inédito em 2024, a seleção acreana de vôlei sub-18 teve um desempenho pífio na primeira divisão desta temporada, no Ginásio da Iesplan, em Brasília (DF), foi rebaixada. A campanha foi de cinco derrotas sem vencer nenhum set, ficando na 10ª e última posição.
Seleção acreana de vôlei sub-18 2025
Divulgação/Feav
O time acreano feminino da categoria também ficou na lanterna na disputa da segunda divisão, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Ao todo, foram duas vitórias e cinco derrotas, cinco sets ganhos e 15 perdidos.
Brasileiro de Seleções Sub-16
O Acre sediou o Campeonato Brasileiro de Seleções de Vôlei Feminino Sub-16 2ª divisão, no Ginásio do Sesc Bosque, na capital. A seleção acreana da categoria, no entanto, foi mal. O time ficou na sexta e penúltima posição, sendo duas vitórias e seis derrotas, sete sets vencidos e 13 perdidos.
Acre x Roraima – Brasileiro de Seleções de Vôlei Feminino Sub-16 2ª divisão
Reprodução/Canal Vôlei Brasil – YouTube
Já a seleção masculina competiu na segunda divisão no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), e ficou em sétimo e último lugar: sete derrotas, três sets vencido e 17 perdidos.
Medalhas nos JEBs
Entra as medalhas conquistadas pela delegação acreana nos Jogos Escolares Brasileiros de 12 a 14 anos, em Uberlândia (MG), duas foram no vôlei.
Colégio Meta, de Rio Branco, ouro no vôlei feminino, Série Bronze, nos JEB’s 2025 de 12 a 14 anos
Divulgação/Instagram Jogos Estudantis do Acre
O Colégio Meta, de Rio Branco, faturou ouro no vôlei feminino (Série Bronze) ao vencer o Colégio Farias Brito Aldeota, do Ceará, por 2 sets a 0, parciais de 25 x 13 e 25 x 23.
A Escola Terezinha Miguéis, da capital, ficou com a prata no vôlei masculino (Série Cobre) após vencer a E.M. Professora Jarlece da Conceição Zaranza, do Amazonas, por 2 sets a 1: 19 x 25, 25 x 21 e 13 x 15.
Escola Terezinha Miguéis, da capital acreana, prata no vôlei masculino, Série Cobre, nos JEB’s 2025
Divulgação/Instagram Jogos Estudantis do Acre geRead More


