Rodrigo César, sobre a Copa do Brasil: “pode mudar a história da Desportiva”
Desportiva Ferroviária 3 x 1 Rio Branco VN | Gols | Rodada 1 | Campeonato Capixaba 2026
Vitória-ES 0 x 2 Desportiva Ferroviária | Gols | Rodada 4 | Campeonato Capixaba 2026
A Desportiva Ferroviária vai voltar a disputar a Copa do Brasil depois de nove anos. Em seu retorno, a Locomotiva vai encarar o Sampaio Corrêa-RJ, que nesta temporada 2026 está na primeira divisão do Campeonato Carioca. O jogo único da primeira fase será com o mando de campo da equipe do Rio de Janeiro.
Veja mais notícias no ge.globo/es
Confira a agenda de jogos da Locomotiva
+ ✅ Clique aqui e siga o canal do ge.globo Espírito Santo no WhatsApp!
O técnico Rodrigo César fez uma avaliação do adversário e entende a importância, não só do jogo, que será disputado entre os dias 18 e 19 de fevereiro, como também da competição como um todo, e como a premiação, em uma eventual vitória, pode ajudar o clube de Jardim América.
– O Sampaio Corrêa é uma equipe muito qualificada. Eu tenho acompanhado o Campeonato Carioca, vi alguns jogos deles, e agora vou analisar mais ainda. É um jogo especial, um jogo que todos querem jogar, e gente vai se preparar melhor para esse confronto, vamos dar a nossa vida. É uma partida que pode mudar a história do clube em termos financeiros, e estamos muito atentos a isso também para fazer um grande jogo – disse Rodrigo.
Rodrigo César, técnico da Desportiva Ferroviária
Henrique Montovanelli/FES
O confronto da Locomotiva Grená, contra o Sampaio, é um dos 14 desta primeira fase da Copa do Brasil, que reúne os 28 clubes piores colocados no Ranking da CBF. A partida decisiva, que pode ser realizada nos dias 18 ou 19 de fevereiro, deve ser acontecer no estádio Lourivalzão. Caso avance na competição, a Desportiva pega o Sport Recife, na terceira fase, desta vez com o mando de campo.
Como a Desportiva conquistou a vaga para a Copa do Brasil?
Semifinalista do Campeonato Capixaba e da Copa Espírito Santo, no ano passado, a Tiva ficaria sem vaga para disputar competições nacionais, em 2026. No entanto, em outubro de 2025, a CBF anunciou mudanças que garantiram no time de Jardim América no torneio.
Esse ano a Copa do Brasil vai passar a ser disputada por 126 clubes. Com esse aumento, o Espírito Santo foi contemplado com uma terceira vaga, herdada pela Desportiva, terceira colocada no Campeonato Capixaba 2025. Com isso, a Locomotiva Grená vai representar o Estado, juntamente com Rio Branco-ES e Porto Vitória, campeão e vice capixaba, no ano passado.
Desportiva retorna à Copa do Brasil em 2026
A presença da Desportiva Ferroviária, na Copa do Brasil 2026, marca o retorno do clube às competições nacionais. Vivendo um jejum de títulos desde 2016, a Tiva ainda disputou a Série D do Brasileirão, em 2017. Essa participação foi a última da Locomotiva, em um torneio de âmbito nacional.
O ano de 2017 também marcou a última presença do time de Jardim América, na Copa do Brasil. Dona do maior número de participações na competição, entre os clubes capixabas – 9 contra 7 do Rio Branco-ES -, a Desportiva naquela edição foi eliminada pelo Avaí, ainda na primeira fase.
+ 📺 Assista aos vídeos da edição capixaba do programa Globo Esporte!
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads, Facebook e no WhatsApp. geRead More


