Sabalenka explica reação após derrota na final do Australian Open: “Fiquei muito chateada comigo”
Aryna Sabalenka 1 x 2 Elena Rybakina | Melhores momentos | Final | Australian Open
Líder do ranking, Aryna Sabalenka foi superada na final do Australian Open por uma antiga algoz e não escondeu a frustração após o jogo. Elena Rybakina venceu de virada a belarussa por 2 sets a 1 (parciais de 6/4, 4/6 e 6/4) e foi campeã do torneio pela primeira vez na carreira. Número 5 do mundo e campeã de Wimbledon em 2022, a tenista do Cazaquistão já tinha batido Sabalenka na final do WTA Finals de 2025. A derrota deste sábado foi o terceiro revés de Sabalenka nas últimas quatro finais de Grand Slam.
+ Djokovic mira 25° Grand slam, e Alcaraz pode ser mais novo a vencer os 4 torneios
+ Djokovic x Alcaraz na final do Australian Open: onde assistir e horário
Sabalenka esconde o rosto com toalha após derrota na final
REUTERS/Hollie Adams
Rybakina manteve a calma quando perdia por 3 a 0 na terceira parcial e ainda conseguiu um ace no último ponto para bater Sabalenka por 2 sets a 1, em 2h18min de partida. Após o jogo, ainda dentro de quadra, a líder do ranking não escondeu a irritação ao perder o que seria seu quinto título em Grand Slams e explicou o sentimento em entrevista coletiva:
— Fiquei muito chateada comigo mesma porque, mais uma vez, tive oportunidades. Joguei muito bem até certo ponto, mas não consegui resistir à agressividade que ela demonstrou na quadra hoje. Mas acho que, no geral, joguei um ótimo tênis aqui na Austrália. Mesmo nesta final, sinto que joguei muito bem. Lutei. Dei tudo de mim, e hoje ela jogou melhor. Vou conversar com a equipe. No momento, eles estão tentando me evitar e se afastar de mim porque percebem que não é saudável estar perto de mim agora — disse.
+ Siga o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp!
Sabalenka lamenta derrota na final do Australian Open
REUTERS/Edgar Su
Apesar do resultado, Sabalenka mantém a posição como número 1 do mundo, mas Rybakina ganha pontos importantes e deve ser a nova terceira colocada do ranking a partir de segunda-feira. Após as derrotas decepcionantes nas finais do Aberto da Austrália e de Roland Garros no ano passado, este foi o terceiro revés de Sabalenka nas últimas quatro finais de torneios desse tipo. Além disso, essa é a segunda derrota seguida da tenista no Australian Open.
— Sinto que perdi a maioria das finais de Grand Slam que disputei. Encaro cada derrota individualmente porque, obviamente, quase sempre foi contra jogadoras diferentes, e tive problemas diferentes durante a partida. Cometi erros diferentes. Algumas foram ótimas, joguei incrivelmente bem. Então, acho que encaro uma por uma. Quanto ao nível, às decisões que tomei e à mentalidade que tive durante a partida, eu ainda estava lá, pronta para lutar. Eu sabia que ela não ia desistir facilmente. No geral, melhorei muito nessa área e ainda perdi, mas tudo bem. Sinto que estou no caminho certo — completou.
Ainda assim, ela tem quatro títulos de Grand Slam no currículo, sendo bicampeã do Australian Open (venceu em 2023 e 2024) e do US Open (2024 e 2025).
Rybakina com o troféu do Australian Open
REUTERS/Jaimi Joy
Campeã de Wimbledon 2022, Rybakina buscava uma “revanche” contra Sabalenka, já que foi derrotada pela belarussa na final do Australian Open de 2023. A número 5 do mundo protagonizou uma virada emocionante no terceiro set e ainda finalizou com um ace no último ponto. Com esquerdas indefensáveis, Sabalenka começou bem, mas cedeu uma vantagem de 3 a 0. Após a partida, ela elogiou a rival e brincou com os reveses na última temporada.
— Ela jogou uma partida incrível e eu dei tudo de mim. Lutei até o último ponto. Tive minhas chances. Sinto que perdi alguns golpes, mas isso é tênis. Hoje você perde, amanhã você ganha. Espero ser mais vencedora do que perdedora nesta temporada. Espero e rezo por isso. Foi um tênis muito agressivo durante toda a partida e, com 3 a 0, ela não tinha nada a perder, então se superou e jogou pontos incríveis — falou a número 1 do mundo, em um tom bem-humorado. geRead More


