Sabalenka reclama da proibição de pulseiras fitness no Australian Open: “Não entendo”
Carlos Alcaraz 3 x 0 A. Minaur | Melhores momentos | Quartas de final | Australian Open
Uma decisão da organização do Australian Open está gerando discussões entre os tenistas. Recentemente, a pedido do torneio, três grandes nomes do tênis precisaram retirar suas pulseiras fitness antes das partidas no Grand Slam. Além dos líderes do ranking masculino, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, Aryna Sabalenka também não pôde jogar com o aparelho. Depois dos casos, a número 1 do mundo reclamou e explicou que os dispositivos são importantes para monitorar a saúde.
+ Swiatek apoia Coco Gauff e critica falta de privacidade no Australian Open: “Animais no zoológico”
+ Djokovic e Sinner superam quartas e vão duelar por vaga na final do Australian Open
Sabalenka usa a pulseira inteligente de alta performance em Brisbane
William WEST / AFP
Antes da partida contra Tommy Paul pela quarta rodada, Carlos Alcaraz foi solicitado a remover a pulseira, que é fabricada pela marca “Whoop”. Esse é um dispositivo que monitora métricas de condicionamento físico e recuperação, como frequência cardíaca e calorias queimadas, quase como um relógio.
Além do espanhol líder do ranking, Jannik Sinner e Aryna Sabalenka também precisaram tirar o rastreador antes dos jogos. A belarussa, que é embaixadora da marca, reclamou sobre a decisão em entrevista à imprensa internacional.
— Não entendo porquê. Usamos o Whoop o ano todo, em todos os torneios da WTA que disputo. É só para monitorar minha saúde. Não entendo por que os torneios do Grand Slam não nos permitem usar o dispositivo, e espero sinceramente que reconsiderem a decisão e deixem seus jogadores monitorarem sua saúde — disse Sabalenka.
Sabalenka em ação pela segunda rodada do Australian Open
Reuters
Questionado sobre a decisão do torneio, Sinner também explicou que usa a pulseira apenas para monitorar a saúde.
— Há determinados dados que gostaríamos de acompanhar um pouco no court, não para uso em direto, mas para depois podermos ver após o jogo. São dados que também gostaríamos de usar em sessões de treino, porque permitem ver a frequência cardíaca, quantas calorias se queimam, todas essas coisas — respondeu o número 2 do ranking.
+ Siga o canal de esportes olímpicos do ge no WhatsApp!
Aryna Sabalenka 2 x 0 Zhuoxuan Bai | Melhores momentos | Australian Open
Segundo a imprensa internacional, o Australian Open respondeu que não considera a necessidade dos aparelhos, já que o próprio torneio fornece dados de saúde aos jogadores e suas equipes durante a competição. Outro argumento apresentado à BBC Sport é que a tecnologia poderia proporcionar uma vantagem competitiva aos jogadores de elite, por meio de acordos de patrocínio ou poder financeiro.
A pulseira está listada entre os produtos de Tecnologia de Análise de Jogadores aprovados pela Federação Internacional de Tênis (ITF), órgão que rege o tênis. Tenistas profissionais podem usar esse e outros dispositivos similares nos circuitos da ATP e da WTA.
Alcaraz antes de avançar às semis do Australian Open
REUTERS/Edgar Su
Sabalenka volta à quadra na quinta-feira (29) em busca de uma vaga na final contra Elina Svitolina. A partida está prevista para 5h30 (horário de Brasília). Sinner e Alcaraz também disputam as semifinais do Australian Open nos próximos dias. O italiano encara Novak Djokovic, enquanto o espanhol enfrenta Alexander Zverev, ambos na sexta-feira (30). geRead More


