RÁDIO BPA

TV BPA

Sob o comando de Rogério Ceni, veja quem pode aproveitar o Baiano para ganhar espaço no Bahia

Sob o comando de Rogério Ceni, veja quem pode aproveitar o Baiano para ganhar espaço no Bahia

Joia da base do Bahia pode ganhar chance com Rogério Ceni
Com o início do Campeonato Brasileiro marcado para o dia 28 de janeiro e o duelo com o O’Higgins na segunda fase prévia da Libertadores no início de fevereiro, o Campeonato Baiano vai continuar funcionando como uma espécie de torneio preparatório para o Bahia. Mas a edição 2026 vai ter uma diferença importante: Rogério Ceni vai comandar o Tricolor nas primeiras rodadas do estadual.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
Entre pratas da casa e jogadores com pouco espaço no elenco principal do Bahia, o ge listou atletas que podem aproveitar o estadual para convencer o comandante tricolor a ganhar espaço ou mais minutos no time principal.
O Bahia estreia no estadual diante do Jequié, neste domingo, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, a partir das 16h (de Brasília).
João Paulo
João Paulo durante treino do Bahia
Letícia Martins/EC Bahia
Contratado em agosto, João Paulo foi atrapalhado por uma lesão grau 2 do ligamento medial do joelho sofrida durante um treino. Quando ficou apto a estar em campo, o goleiro enfrentou o ótimo momento de Ronaldo. O Campeonato Baiano vai ser útil para o arqueiro fazer a sua estreia pelo Bahia e ganhar minutos, uma vez que não entra em campo desde 23 de fevereiro de 2025 e tem contrato apenas até junho deste ano, com gatilhos para uma eventual aquisição em definitivo.
Ruan Pablo
Ruan Pablo comemora gol pelo Bahia
Letícia Martins / EC Bahia / Divulgação
Com multa rescisória e 200 milhões de euros e destaque nas seleções de base, Ruan Pablo é a principal joia do Tricolor. O atacante de 17 anos fez sua estreia como profissional ainda em 2024, entrou em campo 14 vezes pelo time de cima na última temporada, mas ainda não teve a chance de iniciar uma partida sob o comando de Rogério Ceni.
Dell
Dell comemora gol em Bahia x Coritiba
João Brandino
Com a mesma idade e multa rescisória de Ruan Pablo, Dell também divide importância na base do Bahia e nas convocações para a Seleção. O centroavante, porém, teve menos chances no time principal até aqui: dois jogos na equipe profissional e dez minutos em campo com Rogério Ceni. Com a saída de Tiago, ele pode ter no Baiano a chance de provar que pode ser utilizado mais vezes.
Luiz Gustavo
Luiz Gustavo em treino pelo Bahia
Rafael Rodrigues/EC Bahia
Com passagem pela seleção brasileira sub-20 e contratado do Vasco por R$ 32 milhões em agosto do ano passado, Luiz Gustavo ainda não estreou pelo Bahia. Canoto, o zagueiro de 19 anos não saiu do banco de reservas em 14 jogos da Série A. Perguntado sobre utilizar o defensor em outubro, Ceni citou preferência pelos concorrentes e indicou que daria minutos a ele no Campeonato Baiano 2026.
Kauê Furquim
Kauê Furquim conversa com torcedores do Bahia
Letícia Martins / Divulgação / EC Bahia
Pivô de polêmica com o Corinthians, que declarou rompimento de relações com o Bahia, Kauê Furquim, de 16 anos, estreou entre os tricolores profissionais e se firmou no time sub-20. Ponta-direita canhoto, já foi elogiado por Ceni e tem potencial para se tornar opção no time principal.
Zé Guilherme
Zé Guilherme pelo Bahia
Letícia Martins/EC Bahia
Contratado para o time sub-20, o lateral-esquerdo fez sete jogos entre os profissionais, sendo titular uma vez com Rogério Ceni. Ele tem a concorrência de Luciano Juba, convocado para a seleção brasileira, e de Iago Borduchi, que não se firmou no Bahia e vive altos e baixos. O Campeonato Baiano pode ser oportunidade para, pelo menos, colocar fogo na disputa por vaga como reserva imediato da posição.
Sidney
Sidney em Bahia x Atlético de Alagoinhas
Letícia Martins/EC Bahia
Capitão mais jovem da história do Bahia, Sidney estreou como profissional em 2023. O volante foi titular na final da Copa do Nordeste do ano passado, teve boa atuação e contribuiu com uma assistência na goleada por 5 a 0 sobre o Confiança. Como concorre com Caio Alexandre e Nicolás Acevedo no time principal, pode se provar no Baiano e ganhar mais minutos no restante da temporada.
Jota
Jota em treino pelo Bahia
Rafael Rodrigues/EC Bahia
Emprestado para o Criciúma no segundo semestre de 2025 para ganhar experiência, Jota não entrou em campo pelo Tigre durante a disputa da Série B. Como tem 21 anos, já estourou idade para atuar pela base e vai precisar mostrar serviço para se manter no time profissional. O volante tem dez jogos pela equipe de cima do Esquadrão.
Marcos Victor
Marcos Victor em treino do Bahia
Rafael Rodrigues/EC Bahia
De volta ao Bahia, o primeiro reforço da era Grupo City tem mais uma chance de se firmar. Desde que chegou ao clube, em 2023, não engrenou e foi emprestado duas vezes (Athletico e Ceará). Ele vem de uma temporada com minutos relevantes, já que foi titular do Vozão ao longo da disputa do Campeonato Brasileiro 2025. geRead More