‘Tá um caos aqui na Bolívia’: turistas brasileiros estão presos há 3 dias em estrada rumo ao Brasil; veja vídeo
‘Sem comida’: grupo de brasileiro fica preso em estrada na Bolívia
Os oito turistas brasileiros presos desde a última quarta-feira (7) em La Paz, na Bolívia, continuam sem previsão de retorno ao Brasil. O grupo viajava de Cusco, no Peru, com destino a Mato Grosso do Sul, mas foi impedido de seguir viagem por causa de bloqueios nas estradas, provocados por protestos próximos à capital boliviana. Veja o vídeo acima.
Por causa das manifestações, o deslocamento ficou interrompido, e os brasileiros permanecem retidos na cidade. Até o momento, não há informações sobre quando as estradas serão liberadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Uma passageira, que preferiu não se identificar, disse ao g1 que o grupo caminhou cerca de 15 km até conseguir transporte para La Paz. Eles estão hospedados na capital boliviana.
“Tá um caos aqui na Bolívia e principalmente em La Paz. Ontem o grupo decidiu sair do ônibus e ir a pé até uma cidade próxima. Andamos 15km a pé”.
Segundo a turista, o grupo também tentou deixar o país pela rodoviária e pelo aeroporto, mas não encontrou ônibus nem voos disponíveis.
Dos oito turistas, seis são de Campo Grande e dois de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A chegada ao estado estava prevista para sexta-feira (9), às 18h, mas não há previsão de liberação das estradas nem de retorno ao Brasil.
Protestos no país
Os protestos começaram depois que o governo da Bolívia suspendeu os subsídios aos combustíveis. A decisão fez o preço da gasolina e do diesel dobrar.
Segundo os manifestantes, o aumento dos combustíveis elevou o custo de vida e encareceu produtos básicos. Em protesto, rodovias foram bloqueadas em várias regiões do país na terça-feira (6).
Desde dezembro, a Central Operária Boliviana (COB), maior central sindical do país, organiza atos em La Paz. Nos últimos dias, camponeses e professores também se juntaram às manifestações.
Turistas brasileiros estão presos na Bolívia por interdição de manifestantes.
Reprodução
*Estagiária sob supervisão de Thais Libni
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:g1 > Mundo Read More


