Vanderlan passa por procedimento neurocirúrgico e desfalca Bragantino
Bragantino apresenta o lateral-esquerdo Vanderlan
O lateral-esquerdo Vanderlan, do Red Bull Bragantino, passou por um procedimento neurocirúrgico na última terça-feira (20), no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O procedimento foi para o tratamento de MAV Cerebral (Malformação Arteriovenosa).
De acordo com o clube, o procedimento foi bem sucedido e o atleta está bem. Em breve, Vanderlan começa o período de recuperação, para poder voltar a jogar nos próximos meses. O atleta já não tinha sido inscrito pelo clube no Paulistão.
Vanderlan, do Bragantino, contra o Fluminense
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
O lateral apresentou quadro infeccioso, acompanhado de sintoma de cefaleia, no fim do ano passado. Na investigação do caso, foi diagnosticado a Malformação Arteriovenosa Cerebral e indicado o procedimento cirúrgico para correção e cura.
A cirurgia foi realizada pelo Dr. Feres Chaddad, referência em MAV na América Latina.
Saiba o que é MAV
A Malformação Arteriovenosa Cerebral (MAV) é uma alteração congênita nos vasos sanguíneos do cérebro, em que a pessoa já nasce com ela. Normalmente, o sangue sai das artérias, passa por vasos bem pequenos (capilares) e depois chega às veias. Esses capilares funcionam como um “freio”, controlando a pressão do sangue.
Na MAV, esse “freio” não existe. As artérias se ligam diretamente às veias, fazendo com que o sangue passe muito rápido e sob alta pressão. Com o tempo, isso pode deixar os vasos frágeis, aumentando o risco de rompimento e sangramento no cérebro.
O tratamento varia conforme cada pessoa, levando em conta fatores como idade, sintomas, tamanho e localização da MAV, além da presença ou não de sangramento prévio. A MAV é uma doença pouco frequente e de tratamento complexo.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Bragantino geRead More


