Veja o planejamento e o que muda no Flamengo com volta da pré-temporada ao Ninho do Urubu
Voz do Setorista: Luiza Sá detalha programação na reapresentação e explica Paquetá no Flam
O Flamengo voltou ao Ninho do Urubu nesta segunda-feira para iniciar a pré-temporada 2026. Com mudanças no planejamento e pouco tempo de treinos, o clube montou uma programação para que o elenco esteja pronto no primeiro foco do ano, a Supercopa do Brasil em 1º de fevereiro.
A escolha do Flamengo para ser o último a voltar aos treinos entre os clubes da Série A se deu pelo volume de partidas da última temporada passada. Além de entrar de férias apenas no dia 18 de dezembro, o clube também levou em consideração o fato de ter disputado a Copa do Mundo de Clubes no meio do ano, o que fez com que o grupo não pudesse descansar enquanto outras equipes seguiram no Brasil e tiveram um recesso.
+ Flamengo atualiza casos médicos de Pedro, Danilo, Ortiz, Saúl e De la Cruz
O pouco tempo também condicionou a decisão do Fla de ficar no Ninho do Urubu. Apesar de ter uma proposta considerada vantajosa para ir aos Estados Unidos e ser uma vontade de boa parte do futebol de repetir a experiência, havia pouco tempo hábil para uma viagem desse tipo. Isso foi o que pesou mais na decisão. Como o CT conta com boa estrutura, não houve prejuízo.
Em 2024 e 2025 o elenco fez a pré-temporada no país norte-americano, assim como em 2019. A comissão técnica de Filipe Luís aprovava a ideia porque gostou da experiência no ano passado, mas o departamento entendeu que a viagem não faria sentido. A estreia de pelo menos uma parte dos titulares deve ser contra o Vasco, dia 21. O que muda neste sentido é que o clube controla menos a rotina do grupo. Nesta terça a atividade também será em dois períodos e há previsão ainda de mais trabalho integral na semana que vem.
Filipe Luís corre com jogadores em treino do Flamengo
Adriano Fontes/Flamengo
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
O Flamengo preparou para o primeiro dia uma bateria de exames com profissionais de dentro e fora do clube. Entre eles dentistas, nutricionistas, otorrinolaringologistas, oftalmologista, ortopedistas e fisiologistas. A equipe seguirá fazendo esses testes nesta terça-feira e, com todos os resultados em mãos, vai se reunir para estabelecer os protocolos individuais de cada jogador.
O estafe do clube já vinha fazendo reuniões anteriores para organizar o retorno do grupo. Alguns atletas foram acompanhados de perto durante as férias e chegaram ao CT com os planos traçados. Cada jogador recebeu orientações durante as férias, especialmente na semana anterior à reapresentação, pensando justamente em não sair do zero logo de início, já que o Flamengo foi o último a voltar.
O conhecimento prévio do departamento médico e dos outros profissionais construído ao longo da temporada fez a diferença para o retorno. Além de terem considerado o estado físico dos atletas satisfatório, a convivência em 2025 ajudou. No ano passado, vale lembrar, o Flamengo reformulou o quadro de funcionários do futebol, resultando em uma mudança brusca logo no primeiro dia do elenco de volta ao CT.
O Flamengo inicia 2026 tendo apenas Saúl no departamento médico. O jogador ainda não se reapresentou com o restante do grupo e está na Espanha se recuperando da cirurgia no calcanhar esquerdo. Os únicos que não foram a campo nesse primeiro dia foram Danilo e De la Cruz. Ambos vão precisar de trabalhos específicos nesse começo de temporada e demoram um pouco mais para retornar.
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


