RÁDIO BPA

TV BPA

Vendas de veículos elétricos na União Europeia ultrapassam pela primeira vez as de veículos a gasolina

Vendas de veículos elétricos na União Europeia ultrapassam pela primeira vez as de veículos a gasolina

 As vendas de carros totalmente elétricos superaram as de veículos a gasolina na União Europeia pela primeira vez em dezembro, mesmo com a proposta dos parlamentares de flexibilizar as regulamentações de emissões, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA na sigla em francês).
Os emplacamentos de veículos elétricos a bateria, um indicador de vendas, também ultrapassaram os de carros a gasolina no mercado europeu mais amplo, que inclui o Reino Unido e Noruega, com as vendas de carros no continente registrando o sexto mês de crescimento anual.
A concorrência de marcas chinesas como BYD , Changan e Geely está intensificando a corrida pelo mercado europeu, mesmo quando montadoras nacionais como Volkswagen e BMW lançam novos modelos de EV.
A UE revelou em dezembro um plano para abandonar a proibição efetiva dos carros com motor de combustão a partir de 2035, cedendo à pressão dos fabricantes de automóveis, que enfrentam desafios como a competição dos rivais chineses, tarifas de importação dos EUA e dificuldade em vender veículos elétricos de forma lucrativa.
VEÍCULOS ELÉTRICOS AINDA DEVEM AUMENTAR FATIA NO MERCADO EUROPEU
No entanto, especialistas esperam que os veículos elétricos continuem aumentando sua participação no mercado europeu.
O secretário-geral da E-Mobility Europe, Chris Heron, disse que as marcas europeias começaram a se adaptar com a introdução de veículos elétricos novos e acessíveis, enquanto os países oferecem novos esquemas de incentivo.
“Estamos vendo a adesão de consumidores”, disse Heron. “Estamos confiantes de que as vendas em toda a Europa continuarão a crescer em 2026.”
Os emplacamentos na Europa, Reino Unido e Associação Europeia de Livre Comércio para Volkswagen e Stellantis aumentaram 10,2% e 4,5%, respectivamente, em dezembro, enquanto caíram 2,2% na Renault .
Os registros da Tesla caíram 20,2% no mês, enquanto os da BYD aumentaram 229,7%.
VENDAS TOTAIS DE CARROS NA UE AUMENTAM QUASE 6% EM DEZEMBRO
As vendas na UE, Reino Unido e Associação Europeia de Livre Comércio aumentaram 7,6% para 1,2 milhão de carros em dezembro e 2,4% para 13,3 milhões no total em 2025, atingindo seus maiores volumes em cinco anos, embora tenham permanecido bem abaixo dos níveis anteriores à pandemia, mostraram os dados da ACEA.
As vendas totais de carros na UE aumentaram 5,8%, chegando a quase um milhão de unidades em dezembro, e 1,8%, chegando a 10,8 milhões no ano.
Os registros de dezembro de carros elétricos a bateria, híbridos plug-in e híbridos elétricos aumentaram 51%, 36,7% e 5,8%, respectivamente, representando coletivamente 67% dos registros do bloco.
(Reportagem de Alessandro Parodi e Rachel More)g1 > EconomiaRead More