RÁDIO BPA

TV BPA

13 anos depois, Marcelo Cirino e Hernane Brocador voltam a decidir um título no futebol brasileiro

13 anos depois, Marcelo Cirino e Hernane Brocador voltam a decidir um título no futebol brasileiro

Treze anos depois de uma final nacional que marcou suas carreiras, Marcelo Cirino e Hernane Brocador voltam a se encontrar em uma decisão.
Agora em lados opostos no futebol amazonense, os atacantes serão personagens da final do primeiro turno do Campeonato Amazonense entre Amazonas e Nacional-AM, neste domingo (8), às 17h, na Arena da Amazônia.
Cirino, atacante do Amazonas, e Brocador, do Nacional-AM, voltam a se enfrentar em uma final.
Mateus Moreira/FAF e Fernando Vasconcelos/ NFC
+Decisão do 1º turno é reedição da final do estadual 2025; veja quem leva vantagem no confronto
O duelo carrega forte simbolismo. Em 2013, Cirino e Brocador foram protagonistas da final da Copa do Brasil, defendendo Athletico-PR e Flamengo, respectivamente.
Com 21 anos, Cirino vivia o início da carreira e marcou no empate por 1 a 1 no jogo de ida, em Curitiba.
Athletico x Flamengo – Copa do Brasil 2013
Do outro lado, Hernane, então com 27, foi decisivo no Maracanã, marcou na vitória por 2 a 0 e ajudou o Flamengo a conquistar o título.
Aquele ano também foi especial nos números individuais. Cirino se destacou pelo Athletico-PR e faturou o prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro.
Hernane Brocador relembra de título da Copa do Brasil pelo Flamengo
+Ônibus com torcedores do Princesa é atacado e têm vidros quebrados após jogo contra o Nacional
Já Hernane Brocador viveu a melhor temporada da carreira, terminou como artilheiro do país com 36 gols, conquistou a Chuteira de Ouro e o prêmio Globo Arthur Friedenreich.
Além disso, foi campeão carioca com 12 gols, artilheiro da Copa do Brasil com oito e se tornou o maior goleador do Flamengo em uma única edição do torneio, ao lado de Romário.
Agora no futebol amazonense, além do reencontro, Amazonas e Nacional reeditam a final do Estadual do ano passado.
Os oito gols de Hernane, artilheiro e campeão da Copa do Brasil 2013 com o Flamengo
+Manaus contrata atacante Anderson Cordeiro, ex-ABC-RN
Em 2025, a Onça, hoje defendida por Cirino, ficou com o título ao vencer o Leão por 2 a 1.
Hernane já estava no Nacional, mas não atuou na decisão por conta de lesão. Cirino, por sua vez, disputa neste domingo a primeira final com a camisa do Amazonas.
Mesmo sem o título no ano passado, Hernane foi o artilheiro do Barezão, com quatro gols em oito jogos.
Nacional x São Raimundo Hernane Brocador
Fernando Vasconcelos/Nacional
+Ônibus com torcedores do Princesa é atacado e têm vidros quebrados após jogo contra o Nacional
O reencontro em decisão acontece depois de um primeiro capítulo já escrito no atual Estadual.
Na primeira fase do primeiro turno, Amazonas e Nacional se enfrentaram pela segunda rodada e empataram por 1 a 1, no estádio da Colina.
Naquela partida, apenas Hernane Brocador esteve em campo. Marcelo Cirino não atuou porque ainda não estava regularizado no Boletim Informativo Diário da CBF.
Nacional x Amazonas
Fernando Vasconcelos/NFC
+Após criticar a FAF e anunciar sua saída do Nacional-AM, Ângelo Márcio segue no clube
Nesta temporada, os dois seguem como protagonistas ofensivos de suas equipes. Cirino soma dois gols em três partidas, enquanto Brocador também marcou duas vezes, mas em cinco jogos.
A decisão vale mais do que a taça do primeiro turno. O campeão garante vaga na Copa do Brasil e na Copa Verde de 2027.
Para o Nacional, além das duas competições, o título também assegura presença na Série D do Campeonato Brasileiro. O Amazonas, atualmente na Série C, já tem calendário nacional garantido.
O confronto ainda coloca frente a frente realidades distintas. De um lado, o Amazonas, clube com apenas seis anos de existência, campeão brasileiro da Série C em 2023 e único do estado a alcançar esse feito, em busca do terceiro título estadual da história.
Nacional e Amazonas disputam final do Amazonense na Arena da Amazônia
+Amazonas x Nacional: FAF anuncia venda de ingressos para a final do primeiro turno
Do outro, o Nacional, com 113 anos, maior campeão do Barezão, mas que vive o maior jejum de títulos estaduais, já são dez temporadas sem levantar a taça.
Para Cirino e Hernane Brocador, a final representa a chance de escrever um novo capítulo em uma história que atravessou o tempo e agora ganha novo palco na Arena da Amazônia. geRead More