RÁDIO BPA

TV BPA

A 500 dias da Copa do Mundo de 2027, veja como está o caminho das seleções em busca das vagas

A 500 dias da Copa do Mundo de 2027, veja como está o caminho das seleções em busca das vagas

Faltam exatamente 500 dias para a Copa do Mundo feminina no Brasil. A competição em 2027 já tem a seleção brasileira feminina classificada por ser o país sede, mas as outras 31 seleções ainda buscam suas vagas. A 10ª edição da disputa será realizada entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. As eliminatórias seguem ocorrendo para a definição de todas as equipes classificadas.
Na divisão, são seis vagas diretas para a AFC (Confederação Asiática de Futebol), quatro vagas diretas para a CAF (Confederação Africana de Futebol), quatro vagas diretas para a Concacaf, quatro vagas diretas para a Conmebol – incluindo o Brasil como sede -, uma vaga direta para a OFC (Confederação de Futebol da Oceania) e 11 vagas diretas para a Uefa. Caso não assegurem uma dessas vagas, as seleções podem ainda entrar na Copa do Mundo pela repescagem.
A Copa Asiática Feminina ocorre entre 1º a 21 de março de 2026, na Austrália. Os quatro semifinalistas se classificam para a Copa do Mundo. O sorteio dos grupos já ocorreu. No Grupo A estão Austrália, Coreia do Sul, Irã e Filipinas. No Grupo B, estão Coreia do Norte, China, Bangladesh e Uzbequistão. No Grupo C estão Japão, Vietnã, Índia e Taipé Chinesa. As seleções derrotadas nas quartas de final vão se enfrentar para determinar os últimos dois países que vão jogar a repescagem.
Copa Africana de Nações ocorre entre 17 de março e 3 de abril de 2026. As quatro equipes que chegarem às semifinais se classificarão para a Copa. A disputa se inicia na fase de grupos com Marrocos, Argélia, Senegal e Quênia no Grupo A, África do Sul, Costa do Marfim, Burkina Faso e Tanzânia no Grupo B, Nigéria, Zâmbia, Egito e Malawi no Grupo C e Gana, Camarões, Mali, Cabo Verde no Grupo D. As seleções derrotadas nas quartas de final vão se enfrentar para determinar os últimos dois países que vão jogar a repescagem.
A Concacaf W Championship 2026 ocorre entre 24 de novembro e 5 de dezembro de 2026. Os quatro semifinalistas avançam diretamente ao Mundial. As seleções derrotadas nas quartas de final vão se enfrentar para determinar os últimos dois países classificados para a repescagem.
Liga das Nações Feminina da Conmebol já começou em outubro de 2025 e vai até junho de 2026. São nove seleções – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – jogando entre si uma vez em um formato de liga com um turno. Os dois primeiros colocados da liga se classificam diretamente para a Copa. O terceiro e o quarto colocados entram na repescagem.
A OFC (Confederação de Futebol da Oceania) começou as disputas pelas vagas em novembro de 2025. A definição dos classificados sai em abril de 2026. As campeãs se classificam para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. As vice-campeãs vão jogar o Torneio Classificatório.
Na Uefa, há um número maior de vagas. A disputa começa neste mês de fevereiro e vai até dezembro de 2026. Quatro vencedores da Liga A se classificam diretamente para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Jogos eliminatórios vão determinar as demais sete seleções classificadas para a Copa do Mundo e mais uma para o Torneio Classificatório.
Brasil já está classificado por ser sede
Lívia Villas Boas / CBF
Como funciona a repescagem para a Copa do Mundo:

AFC: duas vagas na repescagem
CAF: duas vagas na repescagem
Concacaf: duas vagas na repescagem (ambas automaticamente para a segunda fase com base no desempenho esportivo no Torneio de Repescagem da Copa do Mundo Feminina de 2023).
CONMEBOL: duas vagas na repescagem (o time melhor colocado no Ranking Mundial Feminino da Fifa se classificará automaticamente para a segunda fase pelo fato de o Brasil ser o país-sede do Mundial)
UEFA: uma vaga na repescagem (seleção classificada automaticamente para a segunda fase com base no desempenho esportivo no Torneio de Repescagem da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023).
A primeira fase do Torneio de Repescagem acontecerá em novembro e dezembro de 2026, em um local centralizado, com seis equipes sorteadas com base no último Ranking Mundial Feminino da Fifa.
As duas melhores equipes se classificarão para a fase final da Repescagem, que será disputada em um local a ser definido em fevereiro de 2027, na qual serão acompanhadas por duas equipes da Concacaf, uma da Conmebol e uma da Uefa.
As seis equipes serão sorteadas em três chaves, com uma partida decisiva programada para determinar as três últimas seleções classificadas para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Equipes da mesma confederação não poderão ser sorteadas na mesma chave. geRead More