Acre recebe chefe de arbitragem da CBF para seminário teórico e prático de três dias
Chefe de arbitragem da CBF fala sobre critérios nas decisões dos árbitros: “Algo utópico”
O presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rodrigo Cintra, está confirmado para ministrar o 14º Seminário de Arbitragem entre esta sexta-feira (26) e domingo (28), em Rio Branco.
Rodrigo Cintra, presidente da comissão de arbitragem da CBF
JO MARCONE/CBF
A programação de três dias terá uma série de palestras e treinamentos práticos no Estádio Tonicão, em Rio Branco. A abertura será nesta sexta-feira, a partir das 14h30, no Auditório da Unama, no Via Verde Shopping, na capital. Confira a programação completa no fim do texto.
– É importante em todos os sentidos, para os árbitros antigos, para os árbitros da CBF, para a turma que está se formando, são três dias de muitas atividades. Autoestima, aperfeiçoamento, aprimoramento, ou seja, é nivelar a arbitragem acreana com a arbitragem nacional – afirma o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Josemir Raulino.
Josemir Raulino, presidente da comissão de arbitragem da FFAC
Kelton Pinho
Além dos profissionais da arbitragem acreana, alunos do curso de arbitragem da Federação de Futebol do Acre (FFAC) também vão estar presentes. 29 dos 35 alunos que iniciaram qualificação em 2025, entre árbitros e assistentes, estão concluindo a formação, segundo a FFAC.
Além disso, segundo o Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Josemir Paulino, a programação também conta com a Formatura da Turma 2025 com 29 árbitros formandos, e destaca a importância da experiência para juízes novatos e veteranos.
Confira a programação completa
26/02 – Unama
14h30 – 15h30 – Abertura
15h30 – 17h – Palestra com tema: Controle de jogo
17h – 17h30 – Coffee Break
17h30 – 19h – Palestra com tema: Disputa
19h – 20h30 – Palestra com tema: Faltas táticas
27/02 – Tonicão e Unama
8h – 12h – Atividade técnica e física no campo de futebol
14h30 – 16h – Palestra com tema: Mãos
16h – 17h30 – Palestra com tema: Impedimento
17h30 – 18h – Coffee Break
18h – 19h30 – Palestra com tema: Área penal
28/02 – Tonicão e Unama
8h – 12h – Atividade técnica e física no campo de futebol
14h30 – 16h – Palestra com tema: Como construir uma carreira de sucesso
16h – 17h – Encerramento e formatura alunos curso de arbitragem
Estagiário Davi Mansour sob supervisão de Kelton Pinho* geRead More


