Análise: Cadillac mostra aposta alta no Super Bowl, mas terá grande desafio em 2026
Jornalista Rodrigo França projeta temporada da estreante Cadillac na F1 2026
Por muitos anos, a conquista do mercado norte-americano foi o sonho da F1, e o crescimento exponencial dos últimos anos terá um capítulo ainda mais especial em 2026: a chegada da Cadillac.
A mensagem para fisgar de vez o torcedor dos Estados Unidos ficou clara na noite deste domingo com o lançamento oficial em pleno Super Bowl, o espaço publicitário mais nobre do País, capaz de atingir mais de 127 milhões de espectadores a um custo de anúncio perto de US$ 10 milhões por 30 segundos.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Cadillac apresenta pintura do carro para a temporada
Detalhes do carro da Cadillac para estreia na Fórmula 1
Divulgação/Cadillac
Além disso, a revelação do carro ocorreu também na Times Square, no coração de Nova York onde tradicionalmente os americanos e turistas do mundo inteiro esperam a contagem regressiva do Ano Novo. O desenho trouxe um curioso design que revela pinturas diferentes em cada lado do carro. Muitos lembraram da ousadia da BAR Honda em 1999, com Ricardo Zonta e Jacques Villeneuve, mas naquele caso com duas marcas diferentes e cores bem distintas.
A estratégia agressiva de lançamento mostra que a Cadillac está disposta a brigar forte para ganhar o carinho e a torcida do público norte-americano, um segmento que cresceu muito com o efeito da série Drive to Survive. Mas a concorrência será grande, a começar pela Haas, a equipe dos Estados Unidos que estreou na F1 há 10 anos.
Cadillac lança carro para a temporada 2026 da Fórmula 1
Em 2026, quem mostra que também vem para esta briga é a Red Bull, que fez seu lançamento em Detroit, na sede de sua nova parceira, a Ford. Correndo por fora, não se pode descartar as grandes equipes da F1, como Ferrari e a atual campeã, McLaren, que também dominam as arquibancadas em Austin, Miami e Las Vegas com os torcedores norte-americanos.
Mas o grande desafio da Cadillac será nas pistas em 2026. Apesar de chegar como uma equipe oficial de fábrica de uma das maiores montadoras do mundo, a General Motors (GM), o time inicia sua jornada na F1 totalmente do zero – como a 11a equipe do grid, sem ter comprado uma estrutura anterior, como a Audi fez com a Sauber.
Para que o nível de dificuldade não fosse imenso, o time teve a sábia decisão de, até 2028, usar motores e câmbio Ferrari, exatamente como a outra equipe norte-americana, a Haas, faz desde a sua fundação. É difícil saber qual será o maior desafio, de Audi ou Cadillac em 2026, mas as duas estreantes certamente serão parâmetros de avaliação neste primeiro ano.
Valtteri Bottas e Sergio Pérez, dupla de pilotos da Cadillac em 2026
Divulgação
A escolha da dupla de pilotos mostrou também um ponto mais conservador. Ao contrário da Audi, que apostou na mescla da juventude de Gabriel Bortoleto com a experiência de Nico Hulkenberg, a Cadillac trouxe logo dois veteranos.
Ambos já venceram corridas e se destacaram como escudeiros de pilotos na campanha de títulos: Sergio Perez, ex-Red Bull, e Valtteri Bottas, que foi companheiro de equipe de Lewis Hamilton na Mercedes em seus anos de títulos.
Ninguém esconde que o plano de futuro para Cadillac é Colton Herta, mas o norte-americano não tinha pontos suficientes na Super Licença para estrear neste ano e fará uma curiosa jornada na F2 para conseguir esta pontuação e provavelmente estrear em 2027.
Colton Herta assina com a Hitech para a F2 em 2026
F1
Um norte-americano andando na frente e em um time com grande identificação da cultura dos Estados Unidos, como a marca Cadillac, é definitivamente a grande aposta para o time garantir a pole destes milhões de torcedores.
Até aqui, os últimos norte-americanos não conseguiram sucesso na F1, casos de Logan Sargeant e Scott Speed. Mas Herta pode ser inspirar no conselheiro da equipe que carrega o sobrenome da equipe pelo qual Herta teve grandes conquistas na Indy: Mario Andretti, último campeão norte-americano da F1, em 1978.
Para quebrar o jejum de quase cinco décadas, o sonho começa em 2026 – e o anúncio da Cadillac no Super Bowl mostrou que as apostas estão altas. geRead More


