RÁDIO BPA

TV BPA

Aston Martin teve quatro meses de atraso no desenvolvimento do carro, diz Newey

Aston Martin teve quatro meses de atraso no desenvolvimento do carro, diz Newey

Veja imagens do carro da Aston Martin na pista na pré-temporada da F1
Renomado projetista e atual chefe de equipe da Aston Martin, Adrian Newey revelou que a equipe inglesa sofreu um atraso de quatro meses no desenvolvimento do carro da F1 2026 – nesta temporada, a categoria introduz um novo conjunto de regras técnicas e de motores. A declaração foi dada em entrevista ao site oficial do time.
– É um conjunto completamente novo de regras, o que é um grande desafio para todas as equipes, mas especialmente para nós. O Centro de Tecnologia ainda está evoluindo, e o túnel de vento não estava funcionando plenamente até abril. E eu só cheguei à equipe em março, então começamos atrás. É uma escala de tempo muito compacta e foram dez meses muito agitados – explicou.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Campeão em 2009, Button é novo embaixador da Aston Martin
Williams revela pintura do FW48, carro da equipe na F1 2026; veja
Adrian Newey no GP de Mônaco da F1 em 2025
Mark Thompson/Getty Images
Newey foi anunciado pela Aston Martin em setembro de 2024 e encerrou uma trajetória de sucesso na Red Bull; o inglês ajudou a equipe a conquistar seis títulos de pilotos. No entanto, só iniciou oficialmente o trabalho em março de 2025 e não foi o responsável pelo carro do ano passado.
A Fórmula 1 impôs a todas as equipes um banimento de testes aerodinâmicos, que durou até janeiro do ano passado. No entanto, como o túnel de vento ainda estava em desenvolvimento, a equipe perdeu terreno em relação às rivais neste aspecto.
A Aston Martin precisou correr para colocar o carro na pista durante os testes de pré-temporada em Barcelona, e o AMR26 só deu as caras no circuito espanhol no último dia, com um desenho todo compacto.
– A realidade é que não tínhamos um modelo do carro de 2026 no túnel de vento até o meio de abril, enquanto a maioria, se não todos os nossos rivais tinham um modelo quando o banimento dos testes aerodinâmicos terminou, no início de janeiro do ano passado.
– Isso nos colocou atrás por cerca de quatro meses, o que significa um ciclo muito, muito comprimido de pesquisa e design. O carro só ficou pronto no último minuto, e é por isso que estávamos lutando para chegar ao shakedown de Barcelona – afirmou.
Carro da Aston Martin nos testes de pré-temporada da F1 em Barcelona
Divulgação/F1
Na entrevista, Newey destacou alguns aspectos do carro de 2026, que chamou atenção dos rivais pelas soluções aerodinâmicas diferentes dos demais. Na visão do projetista e chefe de equipe, o carro da Aston Martin para este ano está bastante compacto em termos aerodinâmicos.
– Sim, o carro está extremamente compacto. Muito mais compacto do que acredito que já tenha sido tentado na Aston Martin antes. Isso exigiu uma relação de trabalho muito próxima com os designers mecânicos para alcançar as formas aerodinâmicas que queríamos. Mas tenho que dizer que todos aqui realmente abraçaram essa filosofia. Isso não facilitou a vida deles, muito pelo contrário, mas eles realmente corresponderam ao desafio – analisou.
Ao ser perguntado se o desenho da Aston Martin deste ano pode ser considerado como uma intepretação “agressiva” das regras, Newey disse que não avalia seus projetos desta forma, mas acredita que a visão externa pode tender a essa análise:
– Eu nunca vejo nenhum dos meus projetos como agressivos. Eu simplesmente sigo em frente e busco aquilo que sentimos ser a direção correta. A direção que adotamos certamente pode ser interpretada como agressiva. Ela tem várias características que não necessariamente foram feitas antes. Isso a torna agressiva? Possivelmente. Possivelmente não – concluiu.
O próximo compromisso de pré-temporada da Aston Martin e das demais equipes vai ser no Bahrein, entre os dias 11 e 13 de fevereiro. Antes disso, porém, o time localizado em Silverstone vai revelar oficialmente o desenho do carro de 2026 na segunda-feira (9).
Veja primeiras imagens da Aston Martin da F1 2026, de Adrian Newey geRead More