Ataque forte, Canindé em baixa: como a Portuguesa vai às quartas do Paulistão contra o Corinthians
Mirassol 1 x 2 Portuguesa | Melhores momentos | 8ª rodada | Campeonato Paulista 2026
A Portuguesa terminou a primeira fase do Campeonato Paulista na quarta colocação, com 15 pontos. Para o duelo das quartas, a Lusa recebe o Corinthians, neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Canindé.
A campanha na atual edição do estadual é a melhor da equipe rubro-verde nos últimos 17 anos. Com cinco vitórias e três derrotas em oito jogos, o time chega para o mata-mata com um aproveitamento de 62%.
Mas quais são os principais acertos da equipe comandada por Fábio Matias? E o que a Lusa precisa melhorar para não ser surpreendida em casa? O ge separou os principais pontos positivos e negativos da Portuguesa até aqui:
Pontos Fortes
Destaques individuais
O atacante Maceió, de 22 anos, vem sendo a principal referência ofensiva do time. Com passagem pelo Mirassol, onde jogou a Série A, o jovem retornou à Lusa para disputar o Paulistão e se tornou o artilheiro da equipe na competição, com três gols, ao lado de Renê.
O capitão Gabriel Pires, ex-Botafogo e Fluminense, também tem se destacado pela qualidade técnica. Após um começo de pouca inspiração, o meia cresceu de produção na reta decisiva do campeonato e participou de dois gols nas duas últimas partidas da equipe.
Portuguesa 2 x 0 Ponte Preta | Melhores momentos | 7ª rodada | Campeonato Paulista 2026
Força pelas pontas
O ataque pelas alas é um dos trunfos da equipe do Canindé. Maceió pela esquerda e Ewerthon pela direita costumam gerar as melhores chances da Portuguesa. A dupla foi responsável por marcar os gols da virada sobre o Mirassol, na última rodada.
As subidas dos laterais João Vitor, líder de desarmes da equipe, e Caio Roque também geram perigo. Em uma dessas passagens contra o Mirassol, Roque encontrou um belo cruzamento para o gol de Maceió.
Volume ofensivo
O estilo de jogo propositivo e de posse de bola tornaram-se um dos lemas de Fábio Matias. O treinador costuma afirmar que sua equipe não abre mão da identidade do jogo, independentemente do adversário.
A proposta tem dado certo. O alto volume ofensivo garantiu à Portuguesa uma média de 14 finalizações e quase três chances claras por partida na primeira fase.
Fábio Matias comanda Portuguesa em jogo-treino contra o Corinthians Sub-20
Divulgação/Portuguesa SAF
Sequência positiva
Após um início de campeonato irregular, com duas derrotas nos dois primeiros jogos, a Portuguesa se recuperou na competição. Desde então, a equipe venceu cinco das últimas seis partidas que disputou.
Nesse período, Velo Clube, São Paulo, Primavera, Ponte Preta e Mirassol foram vítimas da Lusa. A única derrota, diante do Guarani, aconteceu após a expulsão do zagueiro Gustavo Henrique ainda no primeiro tempo.
Lusa venceu o São Paulo no Morumbis e quebrou longo tabu contra o rival
Pontos Fracos
Fator casa
Melhor visitante da competição, a Lusa não empolga jogando em casa. O time tem 50% de aproveitamento no Canindé, com duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos.
Os únicos triunfos da Portuguesa diante de sua torcida foram contra Velo Clube e Ponte Preta, as duas equipes rebaixadas para a Série A2.
Gols Sofridos
A Lusa sofreu apenas sete gols no Paulistão e fica atrás de Bragantino e Corinthians no quesito. Ainda assim, a equipe foi vazada em seis das oito partidas que disputou.
As únicas duas partidas em que a Portuguesa teve baliza zero foram novamente contra os times de pior campanha do campeonato, Velo Clube e Ponte Preta.
Elenco da Portuguesa comemora classificação no Paulistão
Dorival Rosa / Portuguesa
Número de cartões
A postura de muita imposição física trouxe algumas complicações para a Lusa durante o campeonato. O time lidera o ranking de expulsões no estadual, com três cartões vermelhos.
Dois desses cartões contribuíram diretamente para derrotas da equipe rubro-verde. Contra Palmeiras e Guarani, a equipe empatava por 0 a 0 até o momento das expulsões. Em ambas as partidas, a Portuguesa sofreu gol com um jogador a menos e saiu derrotada.
Fábio Matias chegou a demonstrar publicamente sua insatisfação com as expulsões de seu time. A Lusa é também a quarta equipe com mais amarelos recebidos, com 23 no total.
Fábio Matias reclama de outra expulsão da Lusa no Paulistão: “Atrapalha o plano de jogo”
Contra-ataques
A identidade propositiva e a adoção de um trio de meio-campistas móvel, com Portuga, Zé Vitor e Pires, às vezes deixa brechas para os contra-ataques dos adversários.
Quando não gera gols, os descuidos defensivos têm levado complicações ao time de Matias. Contra o Guarani, por exemplo, um contra-ataque gerou a expulsão do zagueiro Gustavo Henrique, último homem no lance.
Confira a campanha da Portuguesa na primeira fase do Paulistão:
Portuguesa 0 x 1 Palmeiras
Portuguesa 0 x 1 Capivariano
Portuguesa 2 x 0 Velo Clube
Portuguesa 3 x 2 São Paulo
Portuguesa 0 x 1 Guarani
Portuguesa 2 x 1 Primavera
Portuguesa 2 x 0 Ponte Preta
Portuguesa 2 x 1 Mirassol
+ Clique aqui e saiba tudo sobre a Portuguesa
*Colaborou sob supervisão de Carlos Augusto Ferrari. geRead More


