RÁDIO BPA

TV BPA

Barcelona anuncia saída do projeto de criação de Superliga Europeia

Barcelona anuncia saída do projeto de criação de Superliga Europeia

O projeto de criação de uma Superliga Europeia, que surgiu em 2021 e logo foi abandonado por quase todos os clubes fundadores, levou mais um duro golpe. O Barcelona comunicou neste sábado que deixou oficialmente o projeto – que tinha basicamente o clube catalão e o Real Madrid como gigantes ainda envolvidos.
O clube não detalhou os motivos para a decisão, apenas informou o novo posicionamento em um curto comunicado. O Barça apontou que notificou a empresa criada para tentar colocar a Superliga Europeia em ação, assim como os outros clubes envolvidos.
Presidente do Barcelona, Joan Laporta: clube deixou oficialmente o projeto da Superliga
Getty Images
O projeto de uma Superliga Europeia surgiu em 2021, ainda quando a pandemia da Covid-19 trazia diversas incertezas sobre o esporte no mundo, e foi encabeçado pelos principais clubes da Europa. Na ocasião, 12 times se posicionaram como fundadores da iniciativa: Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester United, Manchester City, Tottenham, Inter de Milão, Milan e Juventus.
O objetivo seria criar uma nova competição no futebol europeu, reunido basicamente os times de elite do continente. Porém, a ausência de um sistema de acesso e descenso, com participação de equipes apenas por convite, gerou duras críticas no mundo do futebol – entre jornalistas, torcedores e outros clubes. Neste cenário, o projeto foi suspenso em 48 horas.
Superliga Europeia: do ousado projeto ao fiasco em poucos dias
Naquele momento, diversos clubes desembarcaram do projeto, a começar pelos clubes ingleses, que receberam críticas dos próprios torcedores. De lá para cá, outras equipes foram deixando a iniciativa de lado, e basicamente Real Madrid e Barcelona permaneceram como defensores da Superliga. Novos formatos chegaram a ser ventilados pela empresa criada para organizar o torneio – mas nenhum deles ganhou relevância e nem chegou perto de ser concretizado.
A Uefa também se tornou uma das grandes opositoras da Superliga e inclusive ameaçou sancionar o clubes participantes. O processo acabou resultando em mudanças no formato da Champions League, entretanto. geRead More