RÁDIO BPA

TV BPA

Bastidores: por que estafe e Sport passaram a cogitar transferência de Zé Lucas para o Brasil

Bastidores: por que estafe e Sport passaram a cogitar transferência de Zé Lucas para o Brasil

Em 1975, Luciano Veloso comenta à Globo troca do Santa Cruz pelo Sport
Ainda sem estrear em 2026, a ausência de Zé Lucas dos jogos do Sport desperta atenção da torcida – e dúvidas. Ao passo em que o discurso para preservar o garoto ganha corpo nas falas de Roger Silva e da direção, o estafe do atleta se movimenta com celeridade por uma transferência da joia da base.
Neste momento para o Brasil, e não mais rumo à Europa, como antes era o plano imediato dos agentes, do jogador e do Leão. E não necessariamente para vendê-lo já, porque Botafogo e outra equipe da Série A surgiram como fato novo para a carreira do atleta.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Sport no WhatsApp
+ Veja mais notícias do Sport no ge
Zé Lucas em sessão de treino à tarde no CT do Sport
Paulo Paiva/Sport Club do Recife
O ge explica como e o porquê essas mudanças de rota se deram.
Linha do tempo
Desvalorizado pelo rebaixamento do Sport à Série B, as partes envolvidas no negócio compreenderam que as cifras de 15 milhões de euros desejadas pela antiga gestão rubro-negra para vender Zé Lucas estavam fora da realidade. Hoje se entende viável uma operação entre 7 a 14 milhões de euros.
+Sport flexibiliza pedida para vender Zé Lucas, monitorado por clubes europeus; veja detalhes
Posta a dificuldade para negociar o volante com base nos valores pregressos, o Botafogo surgiu como alternativa “vantajosa” para o garoto de 17 anos, ouviu o ge. É o Glorioso quem atualmente está mais firme no radar, embora haja outro clube de Série A de olho na joia leonina. Mas por que os cariocas?
Sport reduz expectativa de valores em uma possível venda de Zé Lucas
A chance real de ter minutos, sequência, em um clube que faz negócio (em 2025, por exemplo, o Bota ultrapassou mais de meio bilhão de reais com vendas) seduz o entorno de Zé Lucas. Conseguindo se destacar, teria caminho encurtado para se transferir direto a um grande clube da Europa.
Em 2025, o Real Betis, que tem parceria com o Barcelona, esteve interessado no volante. O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e outros da Europa, como o Porto, também. Sem formalização de proposta.
O Sport monitora o desejo do Botafogo, embora não reconheça investida oficial.
Há, por outro lado, modelo de negócio sendo discutido caso a operação avance: ou o time carioca compra à vista percentual do jogador, ou negocia empréstimo com a possibilidade de aquisição de direitos maior mais à frente.
O orçamento do Sport para 2026 e a perspectiva de valores com a venda de Zé Lucas
Uma transferência rumo à Europa não está descartada, é claro, mas distante neste momento – até no sentido literal da palavra – pelos motivos abaixo:
A janela do meio do ano só abre em abril (demora, portanto) e até lá Zé corre o risco de se desvalorizar mais, atuando em campeonatos de menor escalão.
Estar na Série A, competindo em alto nível em uma janela de visibilidade incomparavelmente maior, reequilibraria essa balança.
A venda de Zé Lucas não é uma questão de sim ou não. Mas de quando será concluída, porque o clube precisa da receita para incrementar no seu orçamento.
Nesse sentido, se o volante for negociado para a Europa em abril, por exemplo, o dinheiro da futura venda não cairia de imediato nos cofres do clube. Há procedimentos burocráticos a cumprir, como a obtenção do ITC (Certificado Internacional de Transferência), que demandam tempo. E tempo é dinheiro.
Capitão com a Seleção sub-17 no Mundial do Catar do ano passado, José Lucas Gomes da Silva, o Zé Lucas, tem 17 anos e subiu para o profissional do Sport em 2025. Por acaso e necessidade.
Sem volantes para cumprir com a função de camisa 5, o prata da casa foi acionado pelo técnico Pepa à época. Agradou à comissão, se destacou e fez 42 jogos, sendo 34 com a camisa rubro-negra.
O jogador, principal promessa das divisões de base do clube na atualidade, tem contrato com o Leão até 2028. A multa para tirar o garoto da Ilha do Retiro é de R$ 50 milhões para clubes nacionais e 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 300 milhões) para equipes de fora do Brasil.
🎙️ Ouça o podcast Embolada 🎧
Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv geRead More