Bastos reestreia após quase um ano, vira opção para Anselmi no Botafogo, mas seguirá controle de carga
Textor comenta problemas do Botafogo: “Situação muito maior do que o clube”
Bastos voltou a jogar uma partida pelo Botafogo depois de praticamente um ano. O zagueiro foi titular na derrota para o Fluminense, no último domingo, pelo Carioca, e ressurge como opção para o técnico Anselmi diante do elenco curto do Alvinegro nesta temporada.
Ao lado de Barboza, Bastos é o único zagueiro de ofício. Kaio Pantaleão está lesionado, enquanto o reforço Ythallo ainda não pôde ser inscrito por conta do transfer ban. Não à toa, Botafogo olha para o mercado para contratar um zagueiro canhoto e um destro.
Bastos em Botafogo x Fluminense
Thiago Ribeiro/AGIF
Os laterais Marçal e Mateo Ponte estão sendo improvisados na zaga, visto que Anselmi utiliza a formação com três zagueiros. Neste contexto, o retorno de Bastos é ainda mais positivo para o Botafogo.
Contra o Fluminense, Bastos foi titular ao lado de Mateo Ponte e Marçal, que sofreu um estiramento no joelho direito e preocupa ainda mais as opções de Anselmi. Bastos ficou em campo os 90 minutos — ele não jogava uma partida desde 6 de fevereiro de 2025.
Presidente do Botafogo explica reuniões com Textor por aporte
Apesar da falta de ritmo ter ficado nítida em alguns lances — como no gol de John Kennedy — Bastos teve uma atuação com pontos positivos. Foi o segundo jogador que mais tocou na bola (63 passes, sendo apenas três errados), ficando atrás apenas de Marçal (84).
O zagueiro fez um desarme, uma interceptação e seis cortes na partida que marcou o seu retorno. Além disso, ganhou dois dos quatro duelos pelo chão e fez apenas uma falta. Os dados são do Sofascore. O técnico Anselmi comemorou o retorno do angolano:
— Ninguém duvida da condição do Bastos. Sei o que ele é para o Botafogo, mas é normal que seu primeiro jogo depois de muito tempo ele vá encontrando esse timing que só vai conseguir jogando. Fico feliz que conseguiu jogar os 90 minutos, não tínhamos certeza se ele conseguiria. Eu poderia ter feito uma última mudança, mas estava apertado e tive que deixar até o final – disse Anselmi.
Confira a coletiva de Martín Anselmi após a derrota do Botafogo para o Fluminense
Bastos ainda seguirá um controle de carga neste período inicial de retorno aos gramados, assim como segue um controle de carga nos treinamentos. O zagueiro tem feito uma rotina de tratamento pós-treino e, às vezes, é poupado das atividades. Ele tem se esforçado para estar à disposição sem qualquer restrição.
O Botafogo volta a entrar em campo nesta quarta-feira, contra o Grêmio, às 21h30 (de Brasília), em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More


