RÁDIO BPA

TV BPA

Bia Haddad vence só um game e cai para Tjen na 1ª rodada da chave principal do WTA 1000 de Doha

Bia Haddad vence só um game e cai para Tjen na 1ª rodada da chave principal do WTA 1000 de Doha

Marcel Merguizo comenta início de ano de João Fonseca, Bia Haddad e Hugo Calderano
Não foi dessa vez que Bia Haddad iniciou uma tentativa de retomada no circuito mundial de tênis. Ex-top 10 do mundo e atual número 67, a brasileira venceu apenas um game e foi derrotada, nesta segunda-feira, por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1), pela indonésia Janice Tjen (46º), em 1h09min, no duelo pela primeira rodada da chave principal do WTA 1000 de Doha, no Catar. Foi a quinta derrota da paulista de 29 anos em seis partidas nesta temporada de 2026.
Beatriz só saiu vitoriosa da partida de estreia no qualificatório do torneio, disputado em quadra dura, na capital catari, na última sexta, diante de uma jogadora local que sequer tem ranking na WTA. Derrotada na última rodada do quali, a número 1 do Brasil só jogou a disputa principal, pois herdou vaga de uma tenista que desistiu.
Esta foi a quinta participação de Bia no WTA 1000 de Doha. Em 2023, ela chegou até as quartas de final, quando foi eliminada pela americana Jéssica Pegula, que atualmente é a sexta melhor tenista do mundo.
Bia Haddad em ação no WTA 1000 de Doha
Robert Prange/Getty Images
O próximo compromisso de Bia ainda não está oficialmente divulgado. Pode ser o WTA 1000 de Dubai, nos Emirados Árabes, na semana que vem, ou WTA 500 de Mérida, no México, a partida do próximo dia 23.
Em setembro do ano passado, Bia decidiu encerrar precocemente a temporada de 2025 para cuidar de sua saúde mental. Durante o período de descanso, ela aproveitou para congelar óvulos de olho no sonho de ser mãe no futuro. Respaldada por uma regra da WTA, criada em junho de 2025, Haddad pôde se afastar temporariamente do circuito profissional e teve a garantia de que, para efeito de entrada em torneios, o ranking dela ficaria protegido na 30ª posição.
+ Grupo de tenistas desenvolve plano bilionário para criar circuito independente da ATP e WTA
+ Novak Djokovic acompanha conquista do ouro dos EUA na patinação artística por equipes
+ João Fonseca conhece possíveis adversários na defesa do título do ATP de Buenos Aires
+ Canadá supera Brasil e vai à 2ª rodada da Copa Davis
O jogo
Janice Tjen começou a partida sacando e não encontrou dificuldades para confirmar o serviço. Na sequência, a asiática pressionou o saque de Bia, que conseguiu salvar três break points, mas viu a rival encaixar duas bolas vencedoras para a quebrar e abrir 2/0 em dez minutos. Os dois games seguintes tiveram novamente total domínio da top 50. A brasileira tentava superar os constantes erros impondo um ritmo mais forte nas trocas de bolas, porém Tjen estava mais confiante e fazia ponto atrás de ponto. Assim, ela confirmou seu saque e voltou a quebrar Bia para ter 4/0 no placar.
O quinto game viu o melhor de Bia até então. Ela chegou ao primeiro e único break point dela na partida. Entretanto, parou na rede na hora de devolver uma quebra. Janice não titubeou e ficou com 5/0. Quando parecia que a paulista iria ser mais assertiva, a indonésia pressionou bastante o serviço de Haddad e conseguiu aplicar um pneu para vencer o primeiro set: 6/0 em 32 minutos.
A segunda parcial foi iniciada com Beatriz aparentemente melhor na recepção. Ela conseguiu vencer duas bolas com estilo, mas ficou só na impressão. Extremamente calma, Tjen não se intimidou e encaixou mais um winner para abrir 1/0. A paulistana tentava encontrar o seu jogo, mas cometia muitos erros. Do outro lado da quadra, Janice fazia uma melhor movimentação e tinha mais variação de bolas. Foi o suficiente para quebrar o saque de Bia logo de cara, mais uma vez, e abrir 2/0. E, em poucos minutos, não encontrar resistência na devolução da brasileira para ter 3/0.
Bia se animou no quarto game. Ela sacou com propriedade, subiu à rede na hora certa e conseguiu confirmar o seu serviço pela primeira vez em toda a partida, colocando 1/3 no marcador. Logo depois, pressionou Tjen e chegou a ter 0/30. Entretanto, não manteve a toada e viu a indonésia tomar a dianteira e fechar o quinto game para ter 4/1. A torcida brasileira esperava que Beatriz pudesse confirmar mais um saque. Só que a asiática tinha outros planos. Com uma dupla falta da ex-top 10, Tjen ficou com 5/1 e teve a oportunidade de sacar para fechar a partida. E ela não desperdiçou: fechou o segundo set em 6/1 e venceu Bia por 2 sets a 0. geRead More