RÁDIO BPA

TV BPA

Campeonato Baiano 2026: veja o que está em jogo na última rodada

Campeonato Baiano 2026: veja o que está em jogo na última rodada

Assista aos melhores momentos de Vitória 1 x 0 Bahia de Feira
O Campeonato Baiano chega à última rodada da primeira fase com oito das dez equipes com situação indefinida. O Bahia, dono da melhor campanha, é o único já garantido nas semifinais. Na outra ponta da tabela de classificação, o Atlético de Alagoinhas teve o rebaixamento decretado desde a sexta rodada.
+ Veja a tabela de classificação do Campeonato Baiano
O Vitória tem a classificação encaminhada e pode avançar até mesmo em caso de derrota, graças ao saldo de gols. Jequié e Porto completam o atual G-4, e fecham também a lista dos times que já não correm risco de rebaixamento.
Jacuipense, Juazeirense, Galícia, Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus vivem situação curiosa porque entram em campo tanto com chance de classificação, quanto com risco de rebaixamento.
Taça do Campeonato Baiano 2026 na reunião do Conselho Técnico
Theo Fernandes / ge
Última rodada do Campeonato Baiano:
Sábado (21), às 20h:
Atlético-BA x Bahia
Domingo (22), às 16h:
Jacuipense x Bahia de Feira
Vitória x Galícia
Porto x Juazeirense
Jequié x Barcelona de Ilhéus
Diante dessa situação, o ge lista o que cada equipe busca na última rodada da primeira fase. E até o Bahia, já com a liderança garantida, tem algo a buscar neste fim de semana.
Bahia: recorde de pontos
Rogério Ceni em treino do Bahia
Rafael Rodrigues / EC Bahia
O Tricolor não só está garantido nas semifinais, como também tem mando de campo assegurado até uma possível final. A missão do Bahia para este sábado, em jogo adiantado contra o Atlético de Alagoinhas, é alcançar a melhor campanha na primeira fase do estadual no atual formato.
O Bahia tem 20 pontos e está a dois do Vitória de 2018, que somou 22 pontos nos nove primeiros jogos. O Tricolor, portanto, precisa de um triunfo para bater o recorde de pontos.
Vitória: classificação
Jair Ventura em treino do Vitória
Victor Ferreira/EC Vitória
O Rubro-Negro vem de triunfo por 1 a 0 sobre o Bahia de Feira e subiu para a segunda posição na tabela de classificação, com três pontos a mais que o Jacuipense, primeira equipe fora da zona de classificação.
Se vencer ou empatar, o Vitória garante a classificação. Se perder, só não avança se três equipes entre Jequié, Porto-BA, Jacuipense e Juazeirense vencerem os seus jogos. No caso dos dois últimos, eles ainda precisa tirar uma grande diferença no saldo de gols. O Rubro-Negro tem seis gols de saldo, enquanto Jacuipense tem menos um e Juazeirense menos seis.
Jequié
O Jipão também depende apenas de si para avançar. Se vencer, garante classificação. Se empatar ou perder, corre o risco de ser ultrapassado até mesmo pelo Barcelona de Ilhéus, que está na zona de rebaixamento, com três pontos a menos. A boa notícia é que mesmo em caso de derrota, a queda para a segunda divisão já não é mais um risco devido aos confrontos diretos da rodada.
Porto-BA
O Porto vive a mesma situação do Jequié: se vencer, garante classificação. Se empatar ou perder, corre o risco de ser ultrapassado até mesmo pelo Barcelona de Ilhéus, que está na zona de rebaixamento, com três pontos a menos. A boa notícia é que mesmo em caso de derrota, a queda para a segunda divisão já não é mais um risco devido aos confrontos diretos da rodada.
Jacuipense
Primeiro time fora do G-4, o Leão do Sisal precisa vencer para ter chances de disputar a semifinal. Além disso, torce por tropeços de Porto ou Jequié. Uma derrota do Vitória também ajuda, mas neste caso é preciso tirar uma diferença de sete gols de saldo para o Rubro-Negro.
O empate contra o Bahia de Feira não serve para colocar o Jacuipense no G-4, mas evita o rebaixamento do time. Já em caso de derrota, vai ser preciso torcer por tropeços de Galícia ou Barcelona de Ilhéus, ou uma derrota do Juazeirense, para não terminar a primeira fase no Z-2.
Juazeirense
O Juazeirense também está a um ponto do G-4 e precisa vencer para ter chances de disputar a semifinal. Além disso, torce por tropeços de Jequié ou Jacuipense. Uma derrota do Vitória também ajuda, mas neste caso é preciso tirar uma diferença de dez gols de saldo para o Rubro-Negro.
O empate contra o Porto não serve para colocar o Juazeirense no G-4, mas evita o rebaixamento do time. Já em caso de derrota, vai ser preciso torcer para que Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira ou Galícia também percam para não terminar a primeira fase no Z-2.
Galícia
Para terminar a primeira fase no G-4, o Galícia precisa vencer seu jogo e torcer por tropeços de pelo menos três dos quatro times que estão imediatamente à sua frente: Juazeirense, Jacuipense, Porto e Jequié. Para evitar o rebaixamento caso empate ou perca neste domingo, torce para que Bahia de Feira ou Barcelona de Ilhéus também percam.
Bahia de Feira
Para terminar a primeira fase no G-4, o Tremendão precisa vencer seu jogo e torcer por tropeços de Galícia, Juazeirense, Jacuipense e Porto. Se apenas três destes times tropeçarem, o Bahia de Feira passa a depender também de uma derrota do Jequié.
Para evitar o rebaixamento caso empate ou perca neste domingo, torce para que o Barcelona de Ilhéus repita seu resultado. Ou seja, se o Bahia de Feira empatar, um empate do Barcelona de Ilhéus salva do rebaixamento. Se o Bahia de Feira perder, uma derrota do Barcelona de Ilhéus salva do rebaixamento.
Barcelona de Ilhéus
O Barcelona começa a rodada na zona de rebaixamento, mas ainda tem chance de terminar a primeira fase no G-4. O time de Ilhéus precisa vencer o Jequié, torcer por tropeço do Galícia contra o Vitória, e para que pelo menos um dos dois jogos entre Porto e Juazeirense ou Jacuipense e Bahia de Feira termine sem vencedor.
Em relação ao rebaixamento, vencer na última rodada é suficiente para garantir o Barcelona de Ilhéus na Primeira Divisão. Caso empate a partida, torce por derrota de Bahia de Feira ou Galícia. Se perder neste domingo, o rebaixamento deve ser inevitável devido ao saldo de gols. geRead More