Carlos Renaux já foi campeão catarinense em cima do Figueirense
Carlos Renaux volta à elite do Catarinense após 42 anos
Carlos Renaux e Figueirense se enfrentam nesta segunda-feira, às 19h (de Brasília), pela primeira rodada do Quadrangular do Rebaixamento do Campeonato Catarinense. Mas, há quase 75 anos, em um contexto bem diferente, um confronto entre os dois clubes valeu o título estadual.
+Carlos Renaux x Figueirense: onde assistir ao vivo, horário e escalações
Carlos Renaux x Figueirense – Final do Catarinense de 1950
Brusque Memória/Reprodução
Vovô e Furacão duelaram na decisão do Campeonato Catarinense de 1950, disputado em 1951. Ao todo, nove equipes participaram daquela edição. Além dos finalistas, estiveram presentes Atlético São Francisco, Comerciário (atual Criciúma), Cruzeiro (de Joaçaba), Duque de Caxias (de Rio do Sul), Ferroviário (de Tubarão), Grêmio Caçadorense e Juventus (de Porto União).
O Figueirense entrou na competição como campeão citadino de Florianópolis, enquanto o Carrenô representava a Liga Blumenauense de Desportos. O Figueira eliminou o Duque de Caxias na primeira fase e o Ferroviário para chegar à final do torneio. Já o Carlos Renaux passou pelo Atlético São Francisco e pelo Grêmio Caçadorense para alcançar a grande decisão.
Entrega de faixas do Carlos Renaux em 1950
Brusque Memória/Reprodução
A final foi disputada em dois jogos, e o Carlos Renaux levou a melhor em ambos. No primeiro, em 27 de maio de 1951, o Vovô venceu por 1 a 0 no estádio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque. Na partida de volta, em 3 de junho, o placar foi o mesmou: 1 a 0 no estádio Adolfo Konder, em Florianópolis.
No jogo decisivo, o Carlos Renaux entrou em campo com: Mosimann; Afonsinho e Ivo; Tesoura, Bolognini e Pilolo; Julinho, Otávio, Hélio, Petruscky e Tijucano. Julinho marcou o gol do título.
Elenco do Carlos Renaux campeão estadual em 1950
Brusque Memória/Reprodução
Este foi o primeiro título estadual do Vovô no futebol catarinense. A segunda conquista do Carlos Renaux veio em 1953, de forma invicta, diante do América de Joinville. A equipe foi campeã da Série B do Campeonato Catarinense no ano passado e, com isso, voltou a elite depois de 42 anos.
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More


