RÁDIO BPA

TV BPA

Chefe de arbitragem da Uefa critica “intervenções microscópicas” do VAR

Chefe de arbitragem da Uefa critica “intervenções microscópicas” do VAR

A implementação do VAR no futebol mundial está perto de completar uma década, e o uso da tecnologia segue gerando polêmica e precisando ser aperfeiçoado, na opinião de especialistas. O chefe de arbitragem da Uefa, Roberto Rosetti, afirmou em entrevista coletiva que o VAR se tornou muito “microscópico” ao buscar possíveis erros de arbitragem.
– Acredito que nos esquecemos do motivo pelo qual o VAR foi implementado. Esquecemos um pouco, em todos os lugares. Por que falamos sobre erros claros e óbvios? Porque a tecnologia funciona muito bem em decisões factuais. Em decisões objetivas, ela é fantástica. Para interpretações, a avaliação subjetiva é mais difícil. É por isso que começamos a falar sobre erros claros e óbvios.
Acredito que precisamos, no final da temporada, novamente em nossas reuniões, falar sobre isso. Não podemos seguir nessa direção de intervenções microscópicas do VAR. Amamos o futebol como ele é.”
Roberto Rosetti é chefe de arbitragem da Uefa
Getty Images
Rosetti, que comanda a arbitragem na confederação europeia desde 2018, indicou que o uso de replays em câmera lenta é um dos grandes problemas relacionados ao VAR. Na coletiva, ele apontou que houve uma média de 0,36 revisões de lance por jogo na Champions League nesta temporada. Esse número é o mais alto desde que o VAR foi implementado na competição, em 2019.
Ao ouvir uma pergunta sobre uma comparação com as estatísticas da Premier League, que tem taxa menor revisões por jogo, Rosetti preferiu não fazer comentários por respeito a Howard Webb, chefe de arbitragem na Inglaterra. Mas indicou que a mídia tem um papel ao pressionar por um VAR mais intervencionista.
CBF anuncia programa de profissionalização da arbitragem
– Vocês têm sua parcela de culpa, porque também pressionaram por mais intervenções. “Onde está o VAR? Por que o VAR não intervém? Por que o VAR não está envolvido? O que os árbitros de vídeo estão fazendo?”… Mas agora precisamos ter cuidado com isso. Pode melhorar conversando, nos reunindo geRead More