Clube aposta em jogos com 100% de ingressos gratuitos para crescer no futebol alemão
Já imaginou ir a jogos 100% gratuitos do seu time?
“Nada faz mais barulho do que um assento vazio”. A fala de Alexander Jobst, CEO do Fortuna Düsseldorf, clube da Bundesliga 2, resume de forma quase filosófica o que levou a equipe alemã a ir na contramão do senso comum de um esporte com estádios cada vez mais elitizados. Ingressos de graça para todos os torcedores – inclusive os visitantes. Um estádio ocupado apenas por fãs que não gastaram um centavo para poder assistir ao seu time. Uma atmosfera única, e uma estratégia para ganhar notoriedade ao fazer diferente.
Há três anos, o Fortuna Düsseldorf decidiu ousar e criou um programa no qual o clube simplesmente “abre os portões” algumas vezes por ano, com jogos 100% gratuitos. O “Fortuna Für Alle”, ou “Fortuna para Todos”, começou na temporada 2023/24 e virou um sucesso, com partidas com lotação máxima, recordes de solicitações de ingressos e um maior espaço para o clube na mídia alemã e internacional.
“Fortuna para Todos”: programa de clube alemão tem jogos gratuitos ao longo do ano
Divulgação/Fortuna Düsseldorf
O jogo mais recente dentro do programa foi realizado no último domingo, quando o Fortuna venceu o Paderborn por 2 a 1, de virada. As arquibancadas da Merkur Spiel-Arena estavam lotadas, com mais de 51 mil torcedores que nada desembolsaram para assistir ao jogo. E acompanharam uma vitória emocionante – com um gol de Itten no fim do jogo – e importante para o time subir na tabela da segunda divisão local.
– Nada faz mais barulho do que um assento vazio. Sabemos a diferença que um estádio cheio faz. Um estádio lotado é muito mais emotivo do que um estádio meio vazio. Queremos sempre que todos estejam felizes, equipes e torcedores. E, para isso, essa eletricidade, essa atmosfera, é fundamental. O valor de um evento, de um jogo de futebol, não está no preço do ingresso, mas na atmosfera – conta Alexander Jobst, CEO do Fortuna Düsseldorf, em entrevista ao ge.
Alexander Jobst, CEO do Fortuna Düsseldorf, é um dos idealizadores da iniciativa
Divulgação/Fortuna Düsseldorf
Desde que foi lançada, a iniciativa prevê um aumento gradual dos jogos com ingressos grátis a cada ano. Em 2023/24, a primeira temporada do Fortuna para Todos, foram três partidas com entradas grátis; em 2024/25, quatro jogos; em 2025/26, o planejamento prevê cinco partidas com ingressos gratuitos. Quatro delas já foram realizadas.
Abrir mão da receita de bilheteria, considerada fundamental por clubes mundo afora, não foi uma decisão fácil, e que só foi possível graças à ajuda de patrocínios. O CEO do clube, inclusive, gosta de chamar as empresas que injetam dinheiro no Fortuna de parceiros, muito além de meros patrocinadores. Foi assim que o Targobank, um banco alemão que tem sede em Düsseldorf, entrou em campo como uma das empresas que viabilizam o Fortuna para Todos.
– O negócio é interessante, reúne uma combinação de fatores, como a cidade. Para nós, ser parceiro é melhor do que ser patrocinador. Queremos pensar no longo prazo e acreditamos que fazer a diferença localmente é o caminho para brilhar como país, alcançando sucesso global. Transformamos algo local em uma história nacional e original. Isso é o que chamamos de “glocal”, e é assim que se torna possível transformar parceiros locais em nacionais – afirma Christophe Jéhan, membro do Conselho de Administração do Targobank na Alemanha.
Clube de Düsseldorf manda seus jogos em estádio usado na Euro 2024, com capacidade para 54 mil torcedores
Divulgação/Fortuna Düsseldorf
Aumento na média de público
Os jogos dentro do programa Fortuna para Todos não têm os portões literalmente abertos, para que haja um controle na entrada do público. Os fãs precisam fazer uma solicitação em uma plataforma do clube, que depois realiza a distribuição das entradas. Os torcedores contemplados são escolhidos através de um mecanismo desenvolvido pelo Fortuna, que busca recompensar a fidelidade: quem frequenta mais o estádio ao longo da temporada tem uma chance maior de conseguir os ingressos grátis.
Porém, cada jogo 100% gratuito também tem uma carga de ingressos reservada para pessoas que nunca foram ao estádio. Assim, o programa conseguiu contemplar cerca de 40 mil torcedores que nunca haviam assistido ao Fortuna Düsseldorf em seu campo. Segundo o clube, 35% desses fãs retornaram ao estádio, comprando o ingresso, em outras partidas fora do programa.
Não por acaso, o clube vem apresentando um crescimento em sua média de público a cada temporada, desde a criação do Fortuna para Todos. Em 2022/23, a última temporada antes da iniciativa, a Merkur Spiel-Arena recebeu em média 29.683 torcedores, segundo o site “Transfermarkt”. Após um aumento ano a ano, a média de público em 2025/26 está em 43.178 fãs. O estádio – que foi um dos palcos da Eurocopa de 2024 – tem capacidade oficial para cerca de 54 mil torcedores.
“Fortuna para Todos”: programa de clube alemão tem jogos gratuitos ao longo do ano
Divulgação/Fortuna Düsseldorf
– Quando começamos, o estádio era grande demais para a segunda divisão. Mas aumentamos a procura, envolvendo mais torcedores, e conseguimos chegar a esse cenário da família Fortuna. A procura pelos jogos deve aumentar no futuro, e queremos contar o próximo capítulo dessa história – avalia o CEO Alexander Jobst.
Jobst afirma que a intenção do Fortuna para Todos é criar um novo modelo de negócios, através de um clube local, mas que tem alcance global. E o “próximo capítulo” fica desenhado através do investimento na base e no futebol feminino. O mesmo patrocinador que permite os jogos gratuitos para os torcedores doou 600 mil euros (R$ 3,7 milhões) para as categorias de base de Flinger Broich, onde o Fortuna está criando um centro para o esporte de alto rendimento. Ao todo, foram investidos pelo parceiro 1,3 milhão de euros (R$ 8 milhões).
– Percebemos que o modelo de negócios de longo prazo do futebol não seria sustentável no futuro, e tive essa ideia junto com o nosso parceiro. Gosto de dizer que não é um patrocinador, é um parceiro. Precisaríamos fazer as coisas de forma diferente do que muitos clubes já fazem. Deveríamos criar uma experiência inesquecível para alcançar nosso plano de estabilizar o futebol de primeira divisão. E, para atingir esse objetivo, precisamos de uma filosofia de longo prazo, de uma estratégia de negócios por trás disso. Eu diria que há altos e baixos, mas isso só é possível com parceiros comprometidos com essa filosofia no longo prazo – indica Jobst.
“Fortuna para Todos”: programa de clube alemão tem jogos gratuitos ao longo do ano
Divulgação/Fortuna Düsseldorf
O representante do Targobank afirma que a empresa sempre se preocupou com projetos sustentáveis, mas que procurava um modelo diferente, que indicasse pioneirismo. O “Fortuna para Todos” se mostrou uma oportunidade justamente por envolver um clube da cidade onde o banco tem sua base, trazendo uma questão de orgulho local, mas também de uma iniciativa única.
– A concorrência aqui na Alemanha é intensa, até mesmo na segunda divisão. Ter 40 mil pessoas em um jogo da segunda divisão mostra o quanto isso é competitivo. Além disso, vemos que poucos clubes no mundo têm um estilo próprio marcante. A Real Sociedad, por exemplo. E com o Fortuna para Todos podemos criar uma identidade, transformar. O futebol é um esporte muito específico, com grande impacto social. É um dos esportes mais populares do planeta. A raiz da palavra “popular”, em latim, significa “pertencente ao povo”. Por isso, é necessário reduzir a distância entre as pessoas e o estádio. Não estamos apenas colocando dinheiro no Fortuna. Fazemos muitas coisas ao redor do estádio. Campanhas de marketing, shows, eventos, promovemos a nossa fundação. Há muito em torno da equipe, como acesso para pessoas com deficiência e a participação das mulheres no futebol – destaca Christophe Jéhan.
A vitória no duelo com ingressos gratuitos foi importante para o Fortuna Düsseldorf. O time chegou a 23 pontos e subiu para a 13ª colocação, da Bundesliga 2, se afastando da zona de rebaixamento. O clube tem como sonho voltar a disputar a primeira divisão alemã, onde jogou pela última vez na temporada 2019/20. O programa Fortuna para Todos prevê mais um jogo com entradas grátis em 2025/26: o duelo contra o Holstein Kiel, em abril. geRead More


