Clubes da Série B e FFU/LFU avançam por novo acordo
Irlan Simões: Playoff na Série B era desnecessário, mas parece ter grande
Os clubes da Série B e a LFU (bloco que agora se chama Futebol Forte União, ou FFU) avançaram por um entendimento para a manutenção do acordo pela gestão do torneio. As duas partes realizaram uma assembleia na manhã desta segunda, e houve um consenso para atender às demandas dos times da competição.
Na última sexta, os 18 clubes da Série B filiados à LFU/FFU divulgaram uma carta com críticas à gestão do grupo. O manifesto falava em “profunda desvalorização institucional” da competição, o que foi rebatido pelo bloco comercial. No entanto, o cenário mudou nesta segunda.
— Em um processo dessa dimensão, é natural que existam tensões e ajustes a serem feitos, e todos temos responsabilidade em fortalecer o projeto e preservar a coesão do grupo — declarou o presidente do América-MG, Marcus Salum, em nota divulgada pela FFU.
+ Série B: CBF divulga tabela e regulamento com playoffs de acesso sem decisão nos pênaltis
Entenda o novo formato da Série B
O ge ouviu representantes de clubes que participaram da assembleia desta segunda, que sinalizaram um avanço para o fim da crise entre as equipes e a liga.
— Está bem encaminhado. Eles têm que entender as nossas demandas. Estamos caminhando para uma definição aceitável e um entendimento — disse Adson Batista, presidente do Atlético-GO.
O acordo fechado por Náutico e São Bernardo com a CBF, sem participação da LFU/FFU ou a Libra, foi citado no manifesto da última sexta como um exemplo de que as “condições oferecidas pelo bloco (FFU) se tornaram pouco competitivas”. Em sua nota, a liga reiterou que a assembleia desta segunda serviu para que tal diferença fosse revista.
— O entendimento construído garantiu a equidade dos valores recebidos por clubes da Série B fora da FFU, refletindo a sensibilidade de todos os associados às demandas apresentadas, bem como o compromisso com soluções que preservem a sustentabilidade financeira do projeto — diz a FFU.
Taça da Série B do Campeonato Brasileiro: torneio começa no dia 20 de março
Staff Images / CBF
CEO da Sports Media, fundo criado pelos investidores da Futebol Forte União, Bruno Pimenta comemorou o resultado da conversa com os clubes nesta segunda.
— O novo entendimento assegura sustentabilidade financeira no curto prazo e, a partir de 2027, o modelo que destina 85% das receitas aos clubes da Série A e 15% aos clubes da Série B será determinante para a recuperação estrutural das instituições, especialmente diante das exigências do fair play financeiro.
A Série B 2026 terá início no dia 20 de março, com a última rodada marcada para o dia 14 de novembro. Neste ano, o torneio tem uma novidade: os playoffs do acesso, que envolvem os clubes da terceira à sexta posição. Os confrontos do mata-mata pelas duas últimas vagas à Série serão disputados nos dias 21 e 28 de novembro. geRead More


