RÁDIO BPA

TV BPA

Com Kike Olivera e Mateo Sanabria, Ceni ganha alternativas para o “Bahia dos pontas”

Com Kike Olivera e Mateo Sanabria, Ceni ganha alternativas para o “Bahia dos pontas”

Segue o BAba debate novo centroavante do Bahia e pontas em alta
Desde o início de 2025, o então “Bahia dos meio-campistas” adotou nova forma de jogar. Se antes disso o treinador Rogério Ceni preferia escalações sem pontas de ofício, desde a última temporada eles são peça fundamental do jogo tricolor.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
Kike Olivera tem cinco jogos, um gol e uma assistência pelo Bahia
Rafael Rodrigues / EC Bahia
Neste início de ano, o campo e o próprio treinador já deram indícios de que os pontas serão mais importantes que nunca na “era Ceni”, que começou em setembro de 2023. Com quatro opções no time principal em 2026, este é o momento com mais possibilidades para os lados do ataque.
Erick Pulga e Ademir, titulares absolutos na última temporada, ganharam a companhia de Kike Olivera e de Mateo Sanabria, recuperado de lesão sofrida em outubro passado.
O argentino está no Tricolor desde o fim de agosto, mas os problemas físicos causaram desencontros entre ele e Pulga, que só em 2026 passaram a poder conviver juntos sem lesões. Kayky, reserva de Ademir em 2025, está fora dos planos e viu a contratação de Kike como uma reposição à sua ausência.
Ademir é titular do Bahia desde o ano passado
Letícia Martins/EC Bahia
No empate por 1 a 1 com o Fluminense, na última quinta-feira, Kike e Sanabria saíram do banco no segundo tempo, mudaram o jogo e construíram o gol do empate: passe do argentino para gol do uruguaio. Na entrevista coletiva depois da partida, Ceni elogiou as performances e comemorou ter mais pontas de qualidade no elenco.
– Neste ano temos mais peças que se equivalem a quem começa jogando. Fazia tempo que não trocávamos um ponta por outro. Fico feliz de ter dois jogadores assim para mudar. Ademir teve espaço, partiu mais para cima. O Pulga não acertou tanto como no ano passado. A entrada do Kike foi fundamental, roubou bolas. Sanabria vinha de lesão, o árbitro deu muito acréscimo, ficou difícil para ele o jogo. Acho que as trocas foram fundamentais para dar energia ao time.
O que mudou?
Everaldo e Thaciano foram os atacantes pelos lados do Bahia em 2024
Letícia Martins/EC Bahia
Em relação ao ano passado, quando o Bahia adotou sistema com pontas de ofício, Ceni tem hoje mais opções. Além dos quatro citados, o garoto da base Kauê Furquim tem ganhado oportunidades e fez dois gols e uma assistência na atual temporada. Os cinco pontas do elenco somam nove participações diretas em gols em 2026.
Em 2025, Pulga e Ademir brilharam e tiveram, juntos, 35 participações em gols: foram nove gols e oito assistências de Pulga, além de cinco gols e 14 assistências de Ademir. Kayky também contribuiu com dois tentos e cinco passes para gols, a maioria saindo do banco de reservas.
Na temporada anterior, a primeira sob o comando de Ceni desde o início, o Bahia usava a mesma plataforma tática, mas sem pontas de ofício. Apesar de Ademir e Biel terem feito parte do grupo, os titulares na maior parte de 2024 foram o meia Thaciano, escalado pela esquerda, e o centroavante Everaldo, que jogou pela direita.
Quando Ceni assumiu o Esquadrão com objetivo de evitar o rebaixamento, em 2023, os pontas raramente foram usados. Mesmo com Ademir, Biel e Vitor Jacaré, o Tricolor foi muito escalado com três zagueiros e alas nas amplitudes.
Com o grupo recheado de pontas, o Bahia enfrenta o Vasco, em São Januário, nesta quarta-feira. O jogo está marcado para as 21h30 (de Brasília) e vale pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
*Sob supervisão do repórter Rafael Teles. geRead More