Como azarão surpreendeu no Paulistão para chegar às quartas contra o Palmeiras
Abel x Élio: treinadores mais longevos do Paulistão se enfrentam nas quartas
Quando o Campeonato Paulista começou, poucos apostavam que o Capivariano brigaria por G-8. Mesmo internamente o foco era a permanência na primeira divisão. O que viesse depois seria lucro. E que lucro tem sido até agora.
Enquanto times tradicionais e até de Libertadores, como o Mirassol, estão eliminados, o clube de Capivari, cidade de 50 mil habitantes e que fica a 65 quilômetros de São Paulo, entrará em campo neste sábado pelas quartas de final, a partir das 20h30, para enfrentar o Palmeiras na Arena Barueri.
LEIA TAMBÉM:
+ Conheça o técnico estreante no Paulistão que faz campanha histórica
+ Palmeiras x Capivariano: onde assistir ao vivo e escalações
+ Palmeiras x Capivariano: com história nos dois lados, Amaral fica dividido
Capivariano tem campanha histórica no Paulistão
@joseaugustofotografias96
A campanha já é histórica. De volta à elite estadual após uma década – e terceira participação ao todo (as outras foram em 2015 e 2016), o Capivariano conquistou feitos inéditos até aqui em seus 107 anos de vida: classificação para o mata-mata do Paulistão e vaga para disputar o primeiro Brasileiro do clube – a Série D de 2027, além de se garantir para a Copa do Brasil da próxima temporada.
Mas como um time que inicialmente era candidato ao rebaixamento, com uma das menores folhas salariais, se transformou no azarão e surpreendeu a todos?
A explicação começa fora de campo. O Capivariano tem o segundo técnico mais longevo do atual Paulistão – atrás apenas do Palmeiras, com Abel Ferreira.
Em seu primeiro Paulistão da carreira, Élio Sizenando, de 54 anos, está à frente do time desde o fim de 2021 (com um empréstimo para o Figueirense no segundo semestre de 2025, mas participando direta e ativamente do planejamento para a atual temporada).
Durante esse período, Élio levou a Capivariano a dois acessos com os títulos da Série A3 em 2023 e da Série A2 em 2025.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Capivariano
Além de Élio, outros jogadores estão no clube desde a A3. O principal exemplo é o atacante Vinicius Popó, cria do Cruzeiro e que marcou pelo Capivariano nas três divisões estaduais. A base do elenco campeão da última A2, aliás, foi mantida pelo clube.
Entre jogadores que pertencem ao clube e retornaram de empréstimo e novas contratações, o Capivariano teve 25 reforços para o Paulistão. O elenco conta com jogadores rodados no futebol brasileiro. São os casos do volante Bruno Silva, ex-Vasco e São Paulo, e os atacantes Rodoflo, ex-Cruzeiro, e Felipe Azevedo, ex-Santos, Ceará, Sport e América-MG.
Felipe Azevedo é um dos principais nomes do Capivariano
Natália Lima
Como não teve calendário no segundo semestre de 2025, o Capivariano iniciou a pré-temporada bem antes que a maioria dos times, em 3 de novembro.
O clube também aproveitou a “inatividade” para realizar uma grande reforma no Estádio Carlos Colnaghi, adequando o local às exigências da Federação Paulista de Futebol, com troca de gramado, mordenização na iluminação e também nova pintura.
Estádio Carlos Colnaghi passou por reforma para o Paulistão
Bruno Cruz/ Capivariano
O resultado de tudo isso foi a sétima colocação na primeira fase, com 13 pontos: quatro vitórias, um empate e três derrotas em oito partidas.
+ Clique aqui e veja a tabela do Paulistão
O gol da classificação saiu no último lance do duelo direto contra o Botafogo-SP, pela rodada final, quando, aos 50 minutos do segundo tempo e com um jogador a menos, Felipe Azevedo marcou para colocar o Capivariano no G-8 – causando a eliminação do Guarani.
Com gol de Felipe Azevedo, Capivariano vence e avança no Paulistão
– Muita gente achou que a gente não conseguir, e a gente conseguiu. É normal achar que a gente é a zebra. Deixa assim. Tomara que a zebra apareça também nas quartas de final – comentou o atacante Felipe Azevedo.
A vaga para a semifinal será disputada em jogo único. Em caso de empate, a definição vai para os pênaltis. O ge acompanha em Tempo Real – clique aqui para seguir. geRead More


