RÁDIO BPA

TV BPA

Como novos processos do DM fizeram São Paulo abrir temporada com um mês sem lesões

Como novos processos do DM fizeram São Paulo abrir temporada com um mês sem lesões

Ex-Mirassol, Lateral Lucas Ramon é apresentado no São Paulo
O São Paulo reforçou os processos de prevenção a lesões neste início de temporada. Após conviver com muitos desfalques em 2025, o clube passou a adotar determinações mais rígidas no dia a dia.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
No ano passado, o Tricolor registrou mais de 70 lesões ao longo da temporada. Sob comando de Igor Phillip, o Núcleo de Saúde e Performance reforçou os procedimentos e já vê resultados positivos, sem nenhum jogador machucado desde o início da atual temporada. O elenco se reapresentou no dia 2 de janeiro.
Mais do São Paulo:
+ Escalação: Luciano retorna aos treinos antes de duelo contra o Primavera
+ São Paulo resiste às investidas do Flamengo e planeja renovar o contrato de Marcos Antônio
+ Casares gastou R$ 500 mil em cartão corporativo do São Paulo
Entre as novas medidas adotadas estão questionários diários aplicados aos jogadores antes e depois dos treinos, que ajudam a medir o nível de desgaste e a orientar o planejamento individual de carga ao longo da semana. O procedimento era feito em 2025, mas o novo DM intensificou a frequência para identificar qualquer variação e pico de desgaste.
A ferramenta também monitora fatores fora das quatro linhas, como a qualidade do sono e a presença de dores ou possíveis desconfortos.
Pablo Maia faz trabalho na academia no São Paulo
Rubens Chiri / São Paulo FC
Durante treinos e jogos, os atletas são monitorados em tempo real por meio de GPS, que indica se o esforço está dentro da carga semanal pré-estabelecida. Em alguns casos, o controle aponta a necessidade de uma atividade extra de trabalho.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Após as partidas, os jogadores são submetidos a exames dentro da própria estrutura do São Paulo. Um deles é a termografia, método que utiliza câmeras infravermelhas para mapear inflamações que podem evoluir para lesões em caso de esforço.
A partir dos dados coletados, a comissão técnica pode, inclusive, poupar jogadores de determinadas atividades. Situações como essa têm sido comuns no dia a dia do São Paulo. Na véspera da vitória sobre o Santos, pelo Paulistão, Danielzinho e Calleri foram poupados do treino, mas estiveram em campo na partida.
Situação semelhante ocorre para o próximo compromisso do Tricolor. Luciano sentiu dores na coxa direita após a partida contra o Santos e, depois de exames, foi poupado do treino de quinta-feira. O atacante, porém, participou da última atividade antes do jogo e tem chances de reforçar a equipe de Crespo contra o Primavera.
Internamente, há uma impressão de que há mais comunicação entre todos os setores do clube, o que agradou Crespo. Os processos têm deixado o argentino mais confiante no departamento e tranquilo com o trabalho realizado. Ao contrário das preocupações de antes, Crespo se sente mais à vontade para focar apenas no aspecto tático e de preparação para o jogo, confiando a parte física ao novo DM.
Crespo comanda treino do São Paulo
Rubens Chiri/SPFC
Neste sábado, o São Paulo encara o Primavera, às 20h30, no Morumbis, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Crespo deve poupar alguns titulares pensando na sequência da temporada, mas pela importância da partida, deve manter parte da equipe principal.
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv geRead More