RÁDIO BPA

TV BPA

Cruzeiro x Coritiba: entenda os números de um tabu de 22 anos

Cruzeiro x Coritiba: entenda os números de um tabu de 22 anos

Brincadeira pode ter ajudado gol de goleiro do Coritiba
O Coritiba entra em campo nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, para enfrentar o Cruzeiro pela segunda rodada da Série A do Brasileiro. Mais do que os três pontos em disputa, o Coxa carrega o peso de um retrospecto histórico que desafia as gerações atuais: o clube paranaense busca quebrar um jejum de quase 22 anos sem vencer a Raposa em solo mineiro.
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
A última vez que a torcida alviverde comemorou uma vitória contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, foi em 4 de julho de 2004. Naquela ocasião, o Coritiba aplicou um contundente 3 a 0 no Mineirão, com gols de Ataliba, Tuta e Laércio.
Desde então, o cenário se tornou ruim para o Coxa: foram 12 confrontos nos gramados mineiros, resultando em sete vitórias cruzeirenses e cinco empates.
Se analisarmos apenas o palco do jogo desta quinta, o Mineirão, o retrospecto histórico na elite do futebol brasileiro é ainda mais restrito.
Em toda a história da Série A, o Coritiba venceu o Cruzeiro em Belo Horizonte apenas duas vezes. Além da última vez que triunfou em solo mineiro, o outro resultado positivo foi em 1985 (3 a 2), no ano em que o Coxa se sagrou campeão brasileiro.
Mineirão
Gilson Lobo/AGIF
O Mineirão, de forma geral, tem sido um local de retrospecto ruim para o Coritiba. Ao longo de sua trajetória na Série A, o clube disputou 33 partidas no estádio, acumulando um histórico de 20 derrotas, 8 empates e apenas 5 vitórias. Esses raros triunfos aconteceram contra diferentes adversários mineiros: América-MG 1×0 (1974) e 2×1 (2001), Atlético-MG 2×1 (2003) e Cruzeiro 3×2 (1985) e 3×0 (2004).
No entanto, o Gigante da Pampulha também faz o torcedor ter motivos para sorrir. Foi neste mesmo palco que o Coritiba, em 1985, segurou o Atlético-MG (0x0), após ter vencido por 1 a 0 no Couto Pereira, e conquistou a vaga para a final do Brasileiro, que seria conquistado alguns dias depois sobre o Bangu, na disputa por pênaltis no Maracanã.
+ Compre já ingressos aos jogos do Coritiba
Initial plugin text
Atualmente, o Coritiba atravessa uma sequência negativa preocupante no estádio pela primeira divisão. Nos últimos 12 jogos realizados no Mineirão pela Série A, o Coxa somou apenas dois empates (em 2005 e 2008) e sofreu 10 derrotas, sendo que as últimas sete partidas consecutivas terminaram com revés alviverde.
O encontro mais recente entre Cruzeiro e Coritiba no local ocorreu pela Série B de 2021, terminando em um empate sem gols.
Raio-X de Cruzeiro x Coritiba
52 jogos
23 vitórias do Cruzeiro (82 gols marcados)
14 vitórias do Coritiba (60 gols marcados)
15 empates
Coritiba e Cruzeiro se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, pela segunda rodada do Brasileirão. O ge acompanha o confronto em Tempo Real. geRead More