RÁDIO BPA

TV BPA

Danilo, do Flamengo, recorda entrevista sobre racismo: “Pessoas brancas precisam escutar”

Danilo, do Flamengo, recorda entrevista sobre racismo: “Pessoas brancas precisam escutar”

Danilo reposta vídeo sobre racismo: “Pessoas brancas precisam escutar”
Danilo, zagueiro do Flamengo e da seleção brasileira, recordou nesta sexta-feira uma entrevista que deu em 2023 na Itália em que comentou casos de racismo. O jogador repostou um vídeo nas suas redes sociais em meio à repercussão do caso Vini Jr, que denunciou ter sido vítima de um ato de racismo durante a vitória do Real Madrid sobre o Benfica, na terça-feira, pela Champions League.
— Existe uma diferença entre ouvir e escutar. As pessoas brancas precisam escutar. Elas precisam ter empatia para reconhecer que pessoas sofreram. Primeiro, elas precisam escutar e apoiar essas pessoas. Depois, precisam tentar aprender e não fazer julgamentos. Segundo Mario Sergio Cortella, sou fã dele, ele diz sempre que um preconceito, seja racial, seja de gênero, ou qualquer outro, é por causa da ausência do senso crítico. Quando um pessoa comete alguma agressão, um preconceito racial, ela perde a oportunidade de aprender. E isso é muito importante. Eu bato sempre nessa tecla — declarou Danilo no vídeo postado em março de 2023 (veja acima).
+ Filipe Luís comenta caso Vini Jr: “É palavra de um contra de outro”
+ Eric Faria critica resposta de Filipe Luís: “Muito decepcionante”
Danilo, do Flamengo, recorda entrevista sobre racismo
Reprodução/Instagram
Junto do vídeo, Danilo postou o seguinte texto na ocasião: “Lembrar para não esquecer. Lembrar para poder educar. Lembrar para agir e reparar. 21 de Março foi o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. Esse dia ficou marcado pela mobilização, manifestação e protesto de mais de 20 mil pessoas na África do Sul contra a Lei do Passe. Essa lei foi instituída contra a população negra, que era obrigada a andar com um cartão que dizia onde nós poderíamos circular. A polícia do apartheid abriu fogo contra os manifestantes deixando centenas de mortos e feridos. Não só por esse dia, mas por todos os outros, que nós devemos e vamos, continuar lutando contra a discriminação racial”.
Podcast debate declaração de Filipe Luís sobre Vini Jr: “Tem que ser mais incisivo”
A denúncia do atacante do Real Madrid ocorreu logo depois de ele marcar um golaço e abrir o placar no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa. A comemoração de Vini Jr diante da bandeirinha de escanteio e perto de uma torcida organizada do Benfica, gerou reclamações dos jogadores adversários.
O cria do Flamengo se indignou com uma manifestação vinda da lateral do campo e fez uma denúncia de racismo por parte do argentino Gianluca Prestianni. O árbitro imediatamente acionou o protocolo antirracismo previsto pela Uefa e paralisou a partida.
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Vini Jr e Danilo na Seleção
Juan Medina/Reuters
Filipe Luís foi perguntado sobre o caso na quinta-feira, antes e depois da derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Lanús, pela Recopa Sul-Americana, em Buenos Aires. As declarações repercutiram negativamente. O técnico rubro-negro disse ser uma situação de palavra de um contra de outro e destacou que sempre foi bem recebido quando esteve na Argentina:
— É um tema muito mais delicado do que pensamos, um tema que envolve muitas coisas. Para mim é simples, ele (Prestianni) tapou a boca e não deveria ter tapado a boca para dizer o que deveria dizer, e isso gera toda essa revolta e agora é a palavra de um contra de outro. Isto é muito delicado e, se ele disse isso, tem de pagar. Mas repito, é a palavra de um contra de outro e não sou eu quem pode julgar — comentou Filipe Luís antes do jogo.
— Sobre Vinicius Junior, sempre fui muito bem tratado, a Argentina me encanta. Sou muito feliz aqui, muito bem recebido. Só tenho boas palavras para a Argentina. Um caso isolado como esse não influencia em nada do que penso sobre este país, que é tão lindo — completou o técnico em entrevista coletiva depois da partida.
Eric Faria critica resposta de Filipe Luís sobre caso Vini Jr: “Muito decepcionante”
Na quarta-feira, o Flamengo saiu em defesa de Vini Jr em uma postagem nas redes sociais:
— O que o Vini Jr vive não é só sobre futebol. Ali tem um garoto que sonhou, que lutou, que venceu muita coisa pra estar onde está. E dói ver alguém ser atacado simplesmente por ser quem é. A dança dele é alegria de verdade. É espontânea. É dele. Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado. Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você — escreveu o Flamengo.
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More