Destaque dos Seahawks vai ao Super Bowl após ter quase desistido do esporte
Você sabe por que a NFL criou os shows no intervalo do Super Bowl?
Quando ainda dava seus primeiros passos no futebol americano universitário, Kenneth Walker III tinha dúvidas de que conseguiria de fato chegar à NFL. Passados alguns anos, ele se prepara para ser o grande protagonista do jogo corrido do Seattle Seahawks no Super Bowl LX.
Patriots e Seahawks se enfrentam no Super Bowl LX neste domingo (8), às 20h30 (horário de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia. A partida será transmitida ao vivo pelo sportv 2, com pré-jogo a partir das 19h30, além da getv e e do ge, que acompanham tudo desde as 18h30. Já a TV Globo exibirá os melhores momentos do duelo, incluindo o show do intervalo de Bad Bunny na íntegra, logo após o BBB 26.
Quarterback dos Seahawks supera astros e é o primeiro da geração a ir ao Super Bowl
Pro Bowl: NFC reage após apagão e aumenta freguesia no jogo das estrelas da NFL
Patriots chegam ao Super Bowl com pior média de pontos nos playoffs em 46 anos
Terceiro Kenneth da família, o running back começou a treinar sob supervisão do pai aos 4 anos de idade e nunca mais largou, apesar de ter quase desistido do futebol americano. Ele cogitou parar de jogar quando cursava o ensino médio na Arlington High School, no Tennessee, e teve uma desavença com uma das pessoas envolvidas em sua formação.
Kenneth Walker III em ação por Arlington High School
Divulgação/Arlington High School
— Teve uma época em que estava para desistir do futebol americano. Foi no meu junior year [penúltimo ano] do High School. Tive uma briga com um dos treinadores, que era um dos meus preferidos. Fui para casa com minha mãe e disse: ‘F*-se o futebol americano, acabou para mim, não quero jogar mais’ — contou Kenneth Walker III, em seu canal no YouTube.
Porém, uma conversa franca com a família evitou que a ideia surgida no calor do momento pudesse acabar com uma carreira promissora. Ele se acertou com o treinador no dia seguinte e seguiu atuando pela escola. Por lá, correu para mais de 3 mil jardas e marcou 41 touchdowns terrestres.
E foi esse mesmo profissional com quem Kenneth havia brigado que o levou para conhecer a universidade em que começou sua trajetória no College. O treinador dirigiu por mais de 20h para que o atleta pudesse realizar testes particulares na Wake Forest, na Carolina do Norte.
Do ordinário ao estrelato no College
Kenneth Walker III fez sucesso no Tennessee jogando no High School, mas foi para o universitário longe de estar entre as maiores promessas do país. Ele era considerado um recruta três estrelas, de cinco possíveis, e sofreu em seu início no College.
Kenneth Walker jogou por dois anos no College em Wake Forest
Divulgação/Wake Forest
O running back passou as dois primeiros anos atuando pela universidade de Wake Forest, onde não conseguiu desempenhar como queria. Foram apenas quatro touchdowns terrestres marcados em 13 partidas disputadas em 2019. Ele até foi mais eficiente na temporada seguinte, correndo para 13 TDs em oito compromissos, mas seguiu pouco utilizado no jogo aéreo. Em sua passagem pela equipe da Carolina do Sul, combinou para 1.205 jardas totais.
Seu futuro mudou em 2021, quando decidiu se transferir para Michigan State e deslanchou, registrando números meteóricos. Foram 1.636 jardas e 18 TDs terrestres, tendo marcado cinco no clássico local contra Michigan. Em apenas uma temporada no novo time, superou suas estatísticas combinadas na antiga universidade.
Kenneth Walker ganhou prêmios por sua temporada fantástica em Michigan State, em 2021
Divulgação/Michigan State
O ano fantástico rendeu uma série de prêmios a Kenneth Walker III. Ele foi eleito em consenso para o time de melhores da temporada, foi o vencedor do Doak Walker, eleito o melhor running back, e também conquistou o Walter Camp, um dos prêmios dados ao melhor jogador do College. Além disso, ficou em sexto na votação do Heisman Trophy e chegou em alta para o Draft.
Sonho realizado e chance de ouro na NFL
A antiga desconfiança sobre atingir ou não o nível da NFL acabou oficialmente no dia 29 de abril de 2022. Na ocasião, ele foi selecionado pelos Seahawks na segunda rodada do Draft, na 41ª escolha geral, sendo o segundo running back da classe –atrás apenas de Breece Hall, escolhido cinco posições antes pelos Jets.
Kenneth Walker, dos Seahawks, comemora após marcar touchdown contra os Rams, nos playoffs da NFL
Kevin Ng/Reuters
Kenneth Walker III rapidamente assumiu o cargo da equipe e se tornou um titular confiável, mas incontestável, sem ter repetido o brilho de seu último ano no College. Tanto que os Seahawks foram atrás de outro running back no Draft seguinte e escolheram Zach Charbonnet também na segunda rodada.
Nas últimas duas temporadas, o time de Seattle promoveu um revezamento na posição, e ambos dividem snaps durante os jogos. Na atual edição, inclusive, Charbonnet foi aos playoffs com mais do que o dobro dos TDs que o colega de posição: 12 a 5.
Porém, Kenneth Walker III vai para a grande final da NFL com protagonismo total no backfield dos Seahawks, já que Charbonnet sofreu grave lesão no joelho no Divisional Round e está fora da temporada. Ele anotou três touchdowns logo no primeiro jogo em que dominou o jogo corrido, no atropelo diante dos rivais 49ers, e marcou outro na final da Conferência Nacional (NFC), diante dos Rams.
Kenneth Walker marcou três touchdowns em Seahawks x 49ers
Sean M. Haffey/Getty Images
O Super Bowl LX também representa a ele oportunidade de fechar um novo acordo milionário e seguir em Seattle. Seu contrato de rookie termina ao fim desta temporada e a franquia aguarda a offseason para definir se o atleta, ainda com 25 anos, permanecerá ou não em Seattle. A conquista do Vince Lombardi pode pesar a favor do jogador, e inclusive render valores ainda maiores nas tratativas. geRead More


