Dorival enaltece base após vitória do Corinthians: “Feliz de ver esses garotos despontando”
Corinthians 3 x 0 Capivariano | Melhores momentos | 6ª rodada | Campeonato Paulista 2026
O técnico Dorival Júnior teve motivos para sorrir na noite desta quinta-feira. Em casa, o Corinthians bateu o Capivariano, por 3 a 0, com todos os gols marcados por garotos revelados pelas categorias de base: Dieguinho, Gui Negão e Kayke. Na coletiva de imprensa, o comandante do Timão fez questão de enaltecer os jovens talentos do clube.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
— Fico feliz de acompanhar um momento como este. A base do meu trabalho foi isso. Em todos os clubes que passei, independente de elenco, momento, situação financeira, eu procurei valorizar muito. A ligação da base com o atleta do principal que eleva o nível de competição de uma equipe. Contratações são importantes para dar sustentação para essa garotada da base se desenvolver. Esses garotos, serão talvez o maior legado de todos nós para com o clube — iniciou Dorival, no bate-papo com os jornalistas.
Mais notícias do Corinthians:
+ Corinthians renegocia dívida de R$ 1,2 bi e obtém desconto de 46,6%
+ Veja como foi o jogo contra o Capivariano
+ Atuações: dê suas notas aos jogadores do Timão
Dorival Júnior em Corinthians x Capivariano
Marcos Ribolli
Além da satisfação profissional em ver os garotos brilhando com a camisa do Corinthians, o bom momento da garotada da base traz um alento pessoal ao treinador. Afinal, no ano passado, Dorival havia pedido quatro reforços ao clube, não os recebeu por conta da crise política e financeira e precisou recorrer às categorias inferiores para preencher o elenco.
De lá, surgiram nomes como Dieguinho, André, Gui Negão, Luiz Gustavo Bahia e Jacaré. Alguns deles já se firmaram no elenco e outros estão em busca de espaço, porém todos em condições de brigar por vaga no grupo.
— Não tenho dúvidas que esses meninos estarão daqui a pouco no mercado valendo valores interessantes. Quem prepara são as categorias de base, a gente só lança. É uma diferença muito grande. Eu fico feliz de estar vendo esses jogadores despontando, cada um tendo espaço na equipe e chamando responsabilidade, o que é fundamental. Acreditando naquilo que estão realizando. É importante você ter a confiança e a coragem de poder lançar — finalizou o treinador.
Com a vitória desta noite, o Corinthians chegou aos 11 pontos ganhos no Campeonato Paulista e assumiu a quarta colocação no estadual – dois pontos atrás do líder Novorizontino. No domingo, a partir das 20h30 (de Brasília), o Timão volta a ter força máxima em campo para enfrentar o rival Palmeiras, em Itaquera, na sequência da fase de classificação do estadual.
Gui Negão e Dieguinho comemoram gol do Corinthians
Marcos Ribolli
Veja outros trechos da coletiva de imprensa do técnico Dorival Júnior:
Atualização médica de Kaio César e Hugo
— Ainda não temos uma certeza, eu prefiro evitar. Vamos aguardar até amanhã para ter uma posição definitiva e mais segura aquilo que aconteceu no dia de hoje. O do Hugo eu acredito seja um pouco mais sério do que a situação do Kaio, mas não tão quanto ele imaginava. Deve ter alguma coisa, mas, se Deus quiser, muito longe daquilo que ele pensou.
Avaliação do desempenho do goleiro Felipe Longo
— Foi uma atuação bem segura, muito mais regular nos 90 minutos. Demonstrou uma confiança grande. É isso que nós queremos. É um processo que também vem evoluindo a cada momento. É um jogador tecnicamente muito bom. Espero que continue neste processo. Caso venha a situação futura, será por uma necessidade. Vamos caminhar por necessidades que vamos observando.
Sobre atuação de Memphis Depay
— Um pouco de cada coisa, o Memphis foi um dos que jogaram menos com a gente ao longo deste ano, ainda precisa de minutagem um pouco maior. Pensamos em colocar em um pouco antes, mas as coisas estavam se desenvolvendo com boa dinâmica. Seguramos um pouco. Mesmo assim foi importante para ele para que volte ter um pouco mais de atividade e, em cima disso, melhores condições para o jogo do fim de semana.
Sobre momento de Cacá
— Tem alguma coisa (negociação) em andamento, nós estamos aguardando desfecho, não posso arriscar colocando jogador nesta situação.
Desempenho individual de Gui Negão
— Que continue fazendo com que ele acredite, que isso seja fato momentâneo. É natural isso. Os jogaodres oscilarem nesse processo. Na minha opinião, um jogador consegu regularidade, uma maturidade, para que possa atuar com uma sequência regular, tendo entre 80 e 85 a 120 jogos. Os jogadores oscilam nesse período. Não que não possa ser acelerado. Mas a grande maioria tem que chegar neste momento para encontrar estabilidade. Isso vem acontecendo agora com o Bidon. Passamos de 100 jogos com BIdon. É mais uma amostra de que é uma observação que a gente faz, de longo tempo, de convivermos com esses garotos durante período muito longo. Lançamento é uma coisa, manutenção cria uma oscilação natural, pelo própro momento do atleta, em que está buscando amadurecendo e crescendo.
Evolução física de Rodrigo Garro
— Ele vem evoluindo, vem ganhando minutos importantes. Eu não tenho duvídas que vai atingir as melhores condições. Teria condições de jogar 90 minutos, mas temos jogo muito importante no fim de semana. Tentei dar uma preservada para termos a equipe em condições de fazer uma grande apresentação, porque é um jogo complicado, difícil, temos que pensar sempre em estar com todos os jogadores em condições e recuperados para a partida seguinte.
Sobre retorno de João Pedro Tchoca ao time
— Foi muito bem, mesmo tendo tempo sem treinamentos, enfrentou a situação sem problemas, jogando com confiança. Já conhece o nosso sistema e nossa metodologia, não teve dificuldades. Imaginava que sentisse um pouco, mas foi muito bem, não teve problema nenhum. É isso que a gente quer e espera, tenha retorno muito favorável daqui para a frente.
Importância da entrada de Matheus Bidu
— De uma maneira geral, nós conseguimos o objetivo era o descanso da maioria dos jogadores. Isso foi conseguido. Alguns jogadores atuaram, bem pouco tempo, o desgaste é muito menor. Vamos dar sequência a esta maneira, tentando intercalar a cada partida. Sabendo que, daqui a pouco, nós teremos jogos ainda mias pesados, decisivos, e isso acaba inibindo um pouco essa possibilidade.
“Domingo é “guerra””, diz Careca após vitória do Corinthians | A Voz da Torcida
+ Leia mais notícias do Corinthians
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e geRead More


