Dupla Ba-Vi tem aproveitamento de 90% contra equipes do interior em mata-mata do Baianão
Vitória bate o Galícia e vai pegar o Jacuipense na semifinal do Campeonato Baiano
Maiores campeões baianos, Bahia (51 títulos) e Vitória (30) deixaram pouco espaço para zebras ao longo da história. Semifinalistas na edição 2026 contra Juazeirense e Jacuipense, respectivamente, Tricolor e Rubro-Negro somam apenas seis decepções neste século em jogos de mata-mata contra adversários de menor expressão no estadual.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Em 58 confrontos de mata-mata envolvendo a dupla Ba-Vi contra equipes do interior do estado, em apenas seis os gigantes do estado saíram perdedores. O aproveitamento, portanto, é de 90%.
Ao longo do século XXI, no Campeonato Baiano, o Vitória foi eliminado somente por Juazeiro, Colo Colo (duas vezes) e Bahia de Feira. O Bahia caiu para o xará de Feira de Santana e Colo Colo.
A missão de Jacuipense, de Riachão do Jacuipe, e Juazeirense, de Juazeiro, portanto, é das mais ingratas. O ge lista as únicas vezes que as zebras aprontaram para cima da dupla Ba-Vi em jogos de mata-mata no Baianão no século XXI.
Rodrigo Nestor e Caíque Gonçalves em Ba-Vi no Barradão
Victor Ferreira/EC Vitória
Campeonato Baiano de 2002
O Vitória abriu o século com eliminação nas semifinais diante do Juazeiro, no Campeonato Baiano de 2001. O Rubro-Negro perdeu as duas partidas do mata-mata, por 2 a 1, fora de casa, e 1 a 0, como mandante.
Na decisão, o time do interior foi vice-campeão diante do Bahia com placar agregado adverso de 4 a 2.
Campeonato Baiano de 2006
Colo Colo campeão baiano de 2006
Reprodução / TVE Bahia
Cinco anos depois, o Rubro-Negro viu o Colo-Colo-BA ser campeão de dois turnos e ficar com a taça inédita do torneio estadual. No primeiro, o time de Ilhéus empatou por 1 a 1, em casa, e venceu por 2 a 1, como visitante. No segundo turno, o Tigre venceu as duas partidas (4 a 3 e 4 a 2) e somou 8 a 5 no agregado.
O Colo Colo também fez o Bahia de vítima em 2006 após eliminar o Tricolor com dois empates (2 a 2 e 1 a 1) nas semifinais do primeiro turno.
Campeonato Baiano de 2011
Bahia de Feira foi campeão baiano em 2011
Gazeta Press
O Vitória também caiu para um clube do interior em 2011, desta vez para o Bahia de Feira. Depois de empatar no Joia da Princesa por 2 a 2 o jogo de ida da decisão, o Rubro-Negro levou 2 a 1 do Tremendão, no Barradão.
Geovanni abriu o placar para o Leão, ainda na primeira etapa, mas Allyson e João Neto viraram a partida de volta.
Campeonato Baiano de 2015
O Colo Colo-BA voltou a ser o algoz do Vitória nove anos depois, desta vez nas quartas de final do Campeonato Baiano de 2015. O time de Ilhéus perdeu o primeiro jogo do mata-mata por 2 a 1, mas reverteu na partida de volta com resultado positivo de 2 a 0, com gols de Jussimar e Jacson.
O Colo Colo, contudo, não conseguiu levantar a taça, já que caiu na semifinal para o Vitória da Conquista. O Bahia foi o grande campeão ao superar o time conquistense com placar agregado de 6 a 3.
Campeonato Baiano de 2021
Bahia de Feira x Bahia, semifinal do Campeonato Baiano de 2021
Felipe Oliveira/EC Bahia
O Bahia de Feira voltou a aprontar como zebra no estadual de 2021 ao eliminar o Bahia com placar agregado de 3 a 1 nas semifinais. O Tremendão perdeu o jogo de ida para o Tricolor, fora de casa, por 1 a 0, mas fez 3 a 0 no confronto da volta, como mandante, com gols de Bruninho, Diones e Felipe Valdívia.
Na decisão, o time de Feira de Santana ficou com o vice-campeonato ao ser superado pelo Atlético de Alagoinhas com placar agregado de 5 a 4.
Campeonato Baiano de 2026
Vitória revê o Jacuipense neste domingo
Victor Ferreira/EC Vitória
Nesta temporada, as fases decisivas vão ser disputadas em jogo único. Bahia e Vitória fizeram melhores campanhas e contam com mando de campo a favor para espantar as zebras e vencer Juazeirense e Jacuipense, respectivamente. Em caso de empate, as vagas na final vão ser definidas nas disputas por pênaltis.
Veja os jogos das semifinais do Campeonato Baiano 2026:
Bahia x Juazeirense – sábado, 17h (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova;
Vitória x Jacuipense – domingo, 17h (de Brasília), no Barradão. geRead More


