Em troca de e-mail em 2012, Epstein perguntou sobre a modelo Luma de Oliveira
Foto de arquivo: Luma de Oliveira durante desfile da Caprichosos de Pilares, no Rio de Janeiro, em 07/02/2005
Beto Barata/Estadão Conteúdo
Um e-mail de agosto de 2012 mostra que o bilionário Jeffrey Epstein, acusado de comandar uma rede de exploração sexual, perguntou a um aliado sobre a modelo brasileira Luma de Oliveira. A mensagem foi divulgada pelo governo dos Estados Unidos na sexta-feira (30).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A troca de mensagens ocorreu entre Epstein e o agente francês Jean-Luc Brunel. No e-mail, Epstein questiona o parceiro sobre uma menção à ex-mulher do bilionário brasileiro Eike Batista. Veja a conversa a seguir:
Jeffrey Epstein: Eike Batista, namorada? Você mencionou isso para mim.
Jean-Luc Brunel: Eu mencionei a Luma de Oliveira. Ele era ou é casado com ela.
Não está claro o contexto da conversa entre Epstein e Brunel. Luma de Oliveira foi casada com Eike Batista entre 1991 e 2004. Os dois já estavam separados quando houve a troca de e-mail.
Justiça dos EUA libera mais 3 milhões de arquivos do caso Epstein
Jean-Luc Brunel é apontado como um dos elos de Epstein com o Brasil. Documentos divulgados na sexta-feira (30) indicam que o agente francês acionava contatos para conseguir prostitutas para o norte-americano “quando quisesse”.
Um dos documentos traz um depoimento prestado à Justiça da Flórida, em 2010, por uma pessoa que afirma ter trabalhado para Brunel.
Segundo o relato, Epstein viajava ao Brasil e mantinha contato com pessoas que forneciam garotas para prostituição, inclusive menores de idade. O depoimento afirma que essas conexões no país eram feitas por meio do agente francês.
Brunel atuava como agente de modelos no mercado internacional da moda. Ele foi cofundador da agência MC2 Model Management, nos Estados Unidos, criada com financiamento de Epstein.
Ao longo dos anos, Brunel foi acusado por diversas mulheres de abuso sexual. As investigações indicam que ele usava a posição no mundo da moda para se aproximar de jovens, muitas vezes com promessas de contratos.
Brunel foi preso em 2020 no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, quando tentava embarcar para o Senegal. Dois anos depois, foi encontrado morto na cela da prisão, enquanto aguardava julgamento. As autoridades classificaram o caso como suicídio.
Ele também era suspeito de envolvimento na rede global de pedofilia organizada por Epstein.
LEIA TAMBÉM
Jean-Luc Brunel: quem é o amigo de Epstein que liga o bilionário que comandava escândalo sexual ao Brasil
Jeffrey Epstein: quem foi, quais crimes cometeu e como o Brasil aparece no caso
‘Você se considera o demônio em pessoa?’: a entrevista inédita com Jeffrey Epstein, que faz parte dos milhões de arquivos divulgados nos EUA
Foto de arquivo: A modelo e atriz Luma de Oliveira posa com o marido, o empresário Eike Batista, ao chegar para o “Festival do Rio BR 2002, no Cine Odeon, no centro da cidade.
Maria Elisa Franco/Estadão Conteúdo
VÍDEOS: mais assistidos do g1g1 > Mundo Read More


