RÁDIO BPA

TV BPA

Entenda por que os atletas babam e transpiram em excesso no biatlo de inverno

Entenda por que os atletas babam e transpiram em excesso no biatlo de inverno

Esporte da baba: entenda por que os atletas babam no biatlo de inverno
No biatlo, uma das principais modalidades da agenda dos Jogos Olímpicos de Inverno, os atletas costumam fazer muito esforço para realizar a prova de esqui cross-country e tiro esportivo. Mesmo com temperatura próximas de 0°C, é comum observar participantes suando e babando em excesso – chegando a ficar com baba congelada no rosto.
Astro do snowboard é levado de helicóptero ao hospital após descobrir fratura no pescoço
Suíço conquista terceiro ouro em Milão-Cortina e realiza feito que não acontecia há 24 anos
Promessa italiana perde o esqui durante a prova e sofre queda; veja vídeo
Johan-Olav Botn, medalha de ouro no Biatlo masculino em Milão Cortina
Alexander Hassenstein/Getty Images
Comentarista dos Jogos Olímpicos de Inverno, a atleta Mika Piccin explicou o motivo dos participantes do biatlo babarem e apresentarem muita secreção durante a execução da prova.
– É o esporte da baba. Esse ponto não é muito agradável de se dizer, mas é necessário. As pessoas sempre me perguntam porque a gente baba e sai tanta secreção assim: o ambiente e frio e o corpo fica muito quente. Para vocês terem uma ideia, a gente transpira, a roupa fica molhada e tem que trocar de roupa logo depois da prova. Esquentar demais o corpo em um ambiente úmido e frio faz com que a liberação de secreção seja mais fácil. Então, a maioria dos atletas vai ter uma coisinha saindo da boca, do nariz – explica Mika Piccin.
Búlgara fica com o bronze no biatlo e tem o melhor resultado da carreira.
Na manhã desta quarta-feira, na prova de 15km do biatlo individual feminino, a francesa Julia Simon conquistou a medalha de ouro. A compatriota Lou Jeanmonnot e a búlgara Lora Hristova ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, e completaram o pódio da prova disputada em Antholz-Anterselva Biathlon Arena (Itália).
Saiba como funciona o biatlo
Esporte olímpico desde a década de 1960 (a versão feminina só estreou nos Jogos de inverno em 1992), o biatlo teve origem com antigas práticas de caça e patrulhamento de fronteiras no norte da Europa. As provas combinam Cross-Country e tiro esportivo.
O esqui cross-country consiste em provas na técnica livre que acontecem em uma pista que é percorrida diversas vezes, dependendo do tamanho da corrida. A cada volta, os atletas passam por um teste de tiro – um em pé, um na posição na pronada – disparando cinco tiros (45mm para tiros na posição pronada, 115mm para em pé), em alvos a 50 metros de distância da linha de tiro. Um alvo não atingido resulta em uma penalidade: mais 150m para esquiar (uma volta de penalidade) ou um minuto adicionado ao tempo total (em provas individuais). geRead More