RÁDIO BPA

TV BPA

Era SAF no Botafogo-PB soma cinco demissões de técnicos e registra média inferior a sete jogos

Era SAF no Botafogo-PB soma cinco demissões de técnicos e registra média inferior a sete jogos

Campinense tem início avassalador, goleia o Botafogo-PB e respira no Paraibano 2026
Prestes a completar um ano desde que virou Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Botafogo-PB segue acumulando resultados negativos dentro das quatro linhas. Com a goleada de 4 a 1 sofrida pelo Campinense no último sábado (31), o técnico Bernardo Franco caiu, se tornando o quinto treinador dispensado pelo clube no período SAF.
+ CLIQUE AQUI para receber as notícias do Belo pelo WhatsApp
Em 34 jogos oficiais desde que se transformou em Sociedade Anônima do Futebol, as trocas no comando técnico viraram rotina no clube. Sob essa nova administração, em média, os treinadores passam apenas 6,8 partidas no comando do Alvinegro da Estrela Vermelha.
Fillipe Félix, investidor da SAF do Botafogo-PB
João Neto / Botafogo-PB
A primeira “vítima” da SAF foi João Burse. Contratado já com anuência dos investidores no final de 2024, mas ainda sob comando da diretoria encabeçada pelo presidente Roberto Burity, o profissional foi desligado do cargo após a perda do título paraibano para o Sousa. Importante ressaltar que, antes da SAF, Burse já tinha oito jogos como comandante do Belo.
+ Paraibano 2026 no Jornal da Paraíba: saiba como assinar o plano para assistir ao estadual
Curiosamente, o primeiro jogo sob a gestão da SAF mesmo foi num clássico contra Campinense, vencido pelo Belo por 4 a 1, no Estádio Almeidão, no dia 9 de fevereiro de 2025. Com a nova administração, o trabalho de Burse durou nove jogos, com cinco vitórias, três empates e uma derrota. Apesar do bom aproveitamento de 66,6%, o técnico não resistiu ao fracasso na final do Estadual.
Bernardo Franc foi demitido do Botafogo-PB
João Neto / Botafogo-PB
Contratado com muita expectativa para substituir Burse, Antônio Carlos Zago, que estava trabalhando no futebol boliviano, passou pouco mais de um mês no comando do Botafogo-PB. A curta passagem foi de seis partidas, com uma vitória, dois empates e três derrotas, com apenas 33,3% conquistados.

+ Siga o canal do ge Paraíba no WhatsApp!
Após a saída de Zago, o experiente Márcio Fernandes foi contratado. Com ele, o clube teve a pior sequência no ano e foi parar na zona de rebaixamento na Série C do Campeonato Brasileiro. Em seis partidas, o técnico obteve o aproveitamento de 22,2%, com apenas uma vitória no período.
Márcio Fernandes como técnico do Botafogo-PB
João Neto / Botafogo-PB
Com o time correndo risco de cair para a Série D, a SAF apostou em um velho conhecido da torcida: Evaristo Piza. Em oito jogos, ele conquistou quatro vitórias, um empate e uma derrota, livrando o clube da degola. Apesar de ter cumprido a meta estabelecida, não teve seu contratado renovado para 2026.
O último técnico demitido foi Bernardo Franco, que teve a passagem mais curta, com apenas cinco jogos no Campeonato Paraibano 2026. Com duas vitórias, dois empates e um revés, justamente para o Campinense comandado por Evaristo Piza, o profissional de 39 anos foi dispensado.
Evaristo Piza como técnico do Botafogo-PB em 2025
João Neto/Botafogo-PB
Os técnicos na Era SAF do Belo
João Burse – 9 jogos
Antônio Carlos Zago – 6 jogos
Márcio Fernandes – 6 jogos
Evaristo Piza – 8 jogos
Bernardo Franco – 5 jogos
Lisca é o mais cotado para assumir o clube
O Botafogo-PB iniciou negociações para contratar o técnico Lisca como novo comandante da equipe. O primeiro contato ocorreu no início da tarde de domingo (1º), quando o investidor da SAF do Belo, Fillipe Félix, ligou diretamente para o treinador e apresentou as diretrizes do projeto esportivo. A conversa foi bem recebida por Lisca, que demonstrou interesse na proposta e autorizou o avanço das tratativas com seus representantes.
+ Belo abre negociações para contratar o técnico Lisca
A intenção da diretoria do Alvinegro da Estrela Vermelha é fechar com o novo técnico o mais rápido possível. Na quinta-feira (5), o Belo vai encarar o Nacional de Patos, às 20h, no José Cavalcanti, em jogo válido pela 6ª rodada do Estadual. Com oito pontos, a equipe ocupa a 6ª colocação.
Lisca deve ser o novo técnico do América-MG
Mourão Panda/América
Três executivos também já foram demitidos
A rotatividade também tem sido grande no cargo de executivo de futebol. Em pouco menos de um ano, Fausto Momente, Felipe Albuquerque e Rodrigo Pastana também foram demitidos. Este último não resistiu a goleada sofrida contra o Campinense e foi dispensado junto com o técnico Bernardo Franco.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb geRead More