RÁDIO BPA

TV BPA

Ferrari batiza nova asa de “Macarena” e deixa data de estreia em aberto

Ferrari batiza nova asa de “Macarena” e deixa data de estreia em aberto

Júlia Guimarães fala sobre a novidade na asa traseira da Ferrari
A Ferrari chegou roubando os holofotes da F1 nesta quinta-feira, penúltimo dia da segunda rodada de testes de pré-temporada: pela manhã no Bahrein, o time trouxe uma asa traseira com um design inovador, que gira em 270º. O chefe Frederic Vasseur brincou dizendo que o dispositivo devia ser chamado de “Macarena”, hit do grupo Los del Río, e falou sobre a possível estreia da asa em corridas.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Antonelli lidera penúltimo dia da segunda rodada de testes da F1 2026
F1 2026: Fernando Alonso quebra e sai de cara fechada em teste
– Não sei se será para Melbourne ou para a próxima – declarou o chefe, na coletiva de imprensa dos chefes nesta quinta-feira.
Vasseur explicou o trocadilho ao veículo francês “Canal+”: é porque o movimento dos braços na dança é semelhante ao da nova asa da escuderia.
O francês, porém, minimizou o impacto dessa novidade, dando a entender que outras equipes também estão investindo em melhorias para seus respectivos carros – que nem sempre estão visíveis aos olhos como a asa da Ferrari:
– Acho que todos estão inovando. Às vezes é algo visível, outras vezes não. Tenho certeza de que nossos concorrentes e todos os demais no grid estão fazendo exatamente o mesmo. É verdade que as duas últimas peças que trouxemos para a pista eram visíveis de fora, mas não há uma grande diferença (nossa) em relação aos outros.
Fred Vasseur na coletiva de chefes de equipe dos testes da F1 2026, no Bahrein
Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Quem guiou o carro da escuderia na sessão matinal foi Lewis Hamilton – embora, com problemas de chassi, ele tenha completado só cinco voltas. O inglês voltou para a pista na parte da tarde, já com a asa tradicional, que abre em 90º. Já com as falhas resolvidas, ele completou 78 voltas.
– No geral, tudo correu muito bem em termos de confiabilidade. Fizemos muito mais do que o esperado. Acho que estamos em algo como 5.000 quilômetros. É muito mais do que esperávamos há três semanas. Esta manhã, tivemos um pequeno problema e paramos o carro por três horas. Mas também estamos preparando peças para levar para Melbourne. Isso significa que, de alguma forma, estamos com falta de alguns itens. Mesmo assim no geral, tudo correu muito bem em termos de confiabilidade – adicionou Vasseur.
Detalhe da nova asa da Ferrari nos testes da F1 2026
Reprodução
Como exatamente funciona a nova asa da Ferrari?
O movimento da asa se dá na aleta superior do dispositivo. A peça gira para além da posição de 90º, completando uma rotação extra de 180º e totalizando 270º. Esse giro se dá com a ativação do modo de reta no sistema de aerodinâmica ativa – uma das novidades do regulamento da F1 em 2026.
Estima-se que essa asa ajude a produzir downforce, e também a reduzir o arrasto. O downforce é a pressão aerodinâmica, uma força que mantém o carro junto ao solo e faz com que ele fique mais estável e mais rápido nas curvas.
Fred Vasseur, chefe da Ferrari, avalia desempenho da equipe em testes
Por sua vez, reduzir o arrasto trata de diminuir a força que atua contra o carro, como se o empurrasse para trás; essa força é como um efeito colateral do excesso de downforce e faz com que ele ande mais devagar nas retas. Entretanto, tudo ainda é muito especulativo e não há indícios que a equipe use a nova asa no campeonato. geRead More