Flamengo completa um mês após reapresentação e sofre com adaptação turbulenta ao novo calendário
Flamengo involuiu, teve altos e baixos ou evoluiu pouco? Podcast avalia
Há um mês o Flamengo voltou ao Ninho do Urubu depois das férias para iniciar a preparação para a temporada de 2026. Com mudanças no planejamento, momentos conturbados e até taça perdida no caminho, a equipe sofre fisicamente e parece distante da forma ideal, mas venceu duas seguidas pela primeira vez no ano.
Em 2025, o Fla voltou aos treinos no dia 8 de janeiro e enfrentou São Paulo (ainda na pré-temporada), Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Fluminense no Carioca, além do Botafogo na Supercopa. Foram quatro vitórias e dois empates em seis jogos no primeiro mês desde a reapresentação.
Já em 2026, o clube retornou no dia 12 de janeiro e estreou o time principal contra o Vasco, nove dias depois. No total, foram sete partidas, com Carioca, Supercopa e Brasileirão, no primeiro mês desde a reapresentação. São três vitórias, três derrotas e um empate. Os adversários, além do rival de São Januário, foram Fluminense, São Paulo, Corinthians, Internacional, Sampaio Corrêa e Vitória.
A ideia inicial da comissão técnica era ter cerca de 15 dias de treinos antes da estreia contra o São Paulo, na primeira rodada do Brasileirão. O planejamento precisou ser revisto, por conta dos resultados ruins no Estadual, que obrigaram o time principal a voltar no dia 21, contra o Vasco. Com controle de carga e alguns problemas físicos recentes, como Jorginho, Varela e Luiz Araújo, Filipe Luís precisou adaptar a equipe a cada escalação.
+ 100 jogos de Paquetá pelo Flamengo: momentos marcantes têm gols, dribles e até soco; veja
Cebolinha comemora gol em Vitória 1 x 2 Flamengo
Jhony Pinho/AGIF
Nas entrevistas coletivas que deu, o técnico afirmou primeiro que a equipe estava perto do nível ideal, mas também admitiu faltar tempo para o grupo atingir o que se espera. Contra o São Paulo, ele chegou a dizer que “ficou muito evidente que falta um pouco da parte física dos jogadores”.
Enquanto isso, o Flamengo vai para a segunda disputa de taça na próxima semana. No planejamento, a Recopa Sul-Americana e o Brasileirão vão entrar como prioridades, mas não quer dizer que o Fla vá abrir mão do Carioca. Os que estiverem mais desgastados, se precisarem ser preservados, serão poupados no Estadual.
+ Flamengo inicia venda de ingressos para a Recopa com valores entre R$ 300 e R$ 1,5 mil
Publicamente, Filipe Luís evita dizer que o retorno antecipado teve efeito na dificuldade física do time. Jorginho, após a derrota na Supercopa, admitiu que há impacto.
— Acredito que tem certo impacto, sim, a pré-temporada ter sido mais curta. Acaba influenciando, mas não pode ser desculpa. Tem muita coisa que tem que melhorar, temos que olhar para isso, melhorar esses aspectos. A realidade é que perdemos três jogos, estamos bem chateados. Temos que voltar a ganhar e pensar jogo a jogo — disse.
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
O Flamengo volta a entrar em campo neste domingo contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final do Carioca. Na quinta-feira, enfrenta o Lanús na Argentina, pela Recopa. Pela primeira vez desde que iniciou com os profissionais, Filipe Luís terá quatro dias para recuperar o elenco entre as duas partidas.
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


