RÁDIO BPA

TV BPA

Foco na Copa, pressão do Wolverhampton e surpresa: os bastidores da volta de Arias ao Brasil

Foco na Copa, pressão do Wolverhampton e surpresa: os bastidores da volta de Arias ao Brasil

Jéssica Maldonado traz bastidores da negociação do Fluminense com Arias
Jhon Arias assinou um pré-contrato com o Palmeiras e deve se apresentar ao novo clube na próxima semana. O início da negocição, porém, pegou o jogador de surpresa, ao mesmo tempo em que chegou como uma boa notícia em meio às dificuldades dele no Wolverhampton.
A ideia do jogador não era um retorno tão rápido ao Brasil – Arias foi vendido pelo Fluminense aos ingleses em julho de 2025, logo após ser destaque na Copa do Mundo de Clubes. Mas na atual janela apenas clubes brasileiros demonstraram interesse: primeiro o Flamengo (22 milhões de euros), depois o Palmeiras (por 25 milhões de euros) e, por último, o Fluminense (com 20 milhões de euros), na tentativa de exercer a prioridade de compra em caso de proposta do Brasil.
Mas o Wolves queria o melhor retorno financeiro, já que que Arias não era visto como titular absoluto pela nova comissão técnica. Ele, inclusive, participou de uma reunião nas últimas semanas e ouviu que, com a chegada de concorrência para a posição e novo planejamento com o iminente rebaixamento, a tendência era que ele tivesse menos minutos.
+ Bastidores: Fluminense estica a corda, mas decide não comprometer planejamento por Arias
Jhon Arias marca contra o West Ham e comemora seu primeiro gol com a camisa do Wolverhampton na temporada
David Klein/Reuters
Quando Arias chegou ao Wolverhampton, o técnico era Vitor Pereira, que havia enfrentado o colombiano quando comandava Corinthians e Flamengo. Desde novembro, porém, o galês Rob Edwards treina a equipe.
Em caso de confirmação da queda dos Wolves, Arias sofreria redução de 50% do salário. Nesse cenário, a proposta do Palmeiras surgiu como ótima oportunidade para o clube inglês e o colombiano.
Pessoas ligadas ao jogador contam que ter Arias no Palmeiras sempre foi um desejo de Leila Pereira, presidente do clube paulista. Enquanto Arias defendia o Fluminense, houve conversas em tom informal de dirigentes palmeirenses com integrantes do estafe do atleta. O Palmeiras seguiu observando o jogador na Inglaterra, e a situação do Wolverhampton foi o “sinal verde” para que a oferta fosse apresentada.
ge Fluminense debate sobre Arias e Phill diz: “Não é um problema meu mais”
Peso da Copa do Mundo
Arias é convocado com frequência para a seleção da Colômbia, que disputará a Copa do Mundo. O jogador, porém, ainda não se sente consolidado no time. O desejo de ser titular na competição foi um fator que o animou para retornar.
Aos 28 anos, não há garantias de que ele tenha uma nova chance de disputar uma Copa. Com o baixo aproveitamento do Wolverhampton e com menos oportunidades, havia o temor de que ele não estivesse pronto fisicamente para chegar bem à Copa. Inclusive, o técnico da Colômbia, Nestor Lorenzo, estaria preocupado com a baixa minutagem do jogador.
Torcida da Colômbia com máscara de John Arias e James Rodríguez
Divulgação / Conmebol Copa América
Negativa instantânea ao Flamengo e esforço do Fluminense
Das propostas recebidas pelo Wolves, todas foram brasileiras. A do Flamengo, de 22 milhões de euros, sequer foi debatida. A justificativa foi a rivalidade com o Fluminense, ex-clube e no qual o jogador se tornou ídolo.
Mas a maior proposta acabou sendo a do Palmeiras. O Flu fez uma força-tarefa nos bastidores para tentar aproximar o valor e o máximo que conseguiu foi 20 milhões, cinco a menos do que a dos paulistas.
Arias se despede do Fluminense no Maracanã
André Durão
O Wolves recusou de imediato, sem chance para mais debate. Arias recebeu com carinho a oferta, pois já havia manifestado o desejo de retornar ao ex-clube. O empecilho para o retorno dele às Laranjeiras foi justamente a cláusula imposta pelo Fluminense ao Wolves. Nela, a cobertura da oferta do Palmeiras teria que ser igual ou melhor em todos os termos, inclusive em forma de pagamento. Ou seja, não houve debate sobre os valores a receber da venda do próprio Arias.
Depois de nutrir o desejo de permanecer na Europa por longos anos e ser frustrado sete meses depois, Arias passa a ver com animação a oportunidade de voltar ao país onde fez seu nome, e conqusitou a Libertadores.
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More