“Fora das regras do estatuto”: nova camisa do São Paulo causa polêmica entre conselheiros
Veja os bastidores do São Paulo após a vitória sobre o Primavera
A nova camisa do São Paulo ainda nem foi lançada pela New Balance e já está causando polêmica. De acordo com conselheiros, o novo modelo fere o estatuto do clube por causa da posição do símbolo e disposição das listras nas cores vermelha, branca e preta.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
O artigo 157 estabelece algumas regras para os uniformes são-paulinos. Ele cita que as três faixas devem estar cobertas pelo símbolo tricolor. Veja abaixo:
§ 1º – O de número 1 será composto por camisas brancas, tendo à altura do peito 3 (três) faixas horizontais vermelha, branca e preta, nessa ordem, cobertas inteiramente pelo Emblema. As faixas vermelha e preta com 5 (cinco) centímetros de largura e a branca com 2,5 centímetros. O Uniforme número 1 será composto também por shorts brancos e meias brancas. Em caso de impossibilidade determinada pela entidade organizadora do jogo, deverão ser utilizados os shorts e meias pretos. Apenas na impossibilidade de utilização das cores preferenciais por determinação da entidade organizadora do jogo, serão utilizados shorts e meias vermelhos.
A nova camisa do São Paulo:
Nova camisa do São Paulo que deve ser lançada esta semana
Reprodução
A camisa do São Paulo usada como modelo, de acordo com o estatuto:
Exemplo de camisa do São Paulo que está o estatuto do clube
Reprodução
De acordo com apuração do ge, o presidente Harry Massis foi alertado por conselheiros de que poderá haver uma representação no Conselho. Tais alterações só poderiam ser feitas em um modelo número 3, que geralmente são utilizados pelos clubes para fugir dos padrões tradicionais das camisas 1 e 2.
O São Paulo alega que houve um parecer jurídico positivo sobre a camisa, em julho do ano passado. O documento, assinado pelo advogado Guilherme Salutti, cita o artigo 157 do estatuto são-paulino e que a “interpretação literal e extremamente restritiva não se mostra a mais correta” e que a imagem apresentada como modelo no estatuto é “meramente exemplificativa” e revela que o “emblema não precisa cobrir integralmente as faixas, havendo margem acima e abaixo.”
Alguns conselheiros do Tricolor se manifestaram nas redes sociais. Marco Aurélio Cunha, um dos mais famosos deles, escreveu em um post de um perfil de são-paulinos: “Fora das regras do estatuto”.
Procurada, a New Balance não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria. O São Paulo não vai se pronunciar oficialmente.
+ Leia mais notícias do São Paulo
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv geRead More


