RÁDIO BPA

TV BPA

Gigante da seleção sub-16 canadense já alcançou os jogadores mais altos da história da NBA; veja vídeo

Gigante da seleção sub-16 canadense já alcançou os jogadores mais altos da história da NBA; veja vídeo

Com 2,31 m aos 15 anos, Jeremy Gohier marcou 46 pontos em sua última partida de basquete
Pense em um adolescente alto. Agora pense em um adolescente de 2,31m aos 15 anos de idade. Jogador das categorias de base da seleção do Canadá, Jeremy Gohier já bateu a mesma altura dos dois jogadores mais altos da história da NBA, o romeno Gheorghe Mureșan e o sudanês Manute Bol, ambos com 2,31m. O atleta da seleção canadense sub-16 também deixou para trás o francês Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, atual dono do posto de mais alto da liga americana de basquete, com 2,24m
Canadense de 15 anos impressiona com 2,31m de altura
FIBA
Mesmo com todo esse tamanho, ele tem mostrado leveza e desenvoltura em quadra. Em sua última partida pelo Nobel Elite – clube esportivo do Quebec – o jovem marcou 46 pontos, pegou 19 rebotes e deu cinco tocos contra o LaSalle. O atleta também disputou, em junho do ano passado, o Canadá Americancup, no qual foi vice-campeão e teve uma média de 2,5 pontos, 4,3 rebotes por jogo, com 64 minutos totais em quadra ao longo des seis partidas.
O mais curioso é que Jeremy ainda está em fase de crescimento. Em setembro de 2024, ganhou os holofotes nas redes sociais por ter 2,21m, e em menos de dois anos, o jovem já cresceu 10 centímetros. Mas ainda não se sabe se ele vai bater o recorde de jogador mais alto da história, que pertence a Suleiman Ali Nashnush, de 2,45m, que defendeu a Seleção da Líbia em 1962 – mas nunca jogou na NBA. No esporte paralímpico, o iraniano Morteza Mehrzad, de 2,46m, chama a atenção no vôlei sentado – e chega a 1,93m até sentado, com braços esticados.
O jovem canadense sempre mostrou que seria muito alto. Aos dois anos de idade, o atleta já tinha 1,20m de altura e, aos nove, 1,70m. Para efeito de comparação, a média de altura para meninos de nove anos é 1,24m. O jovem admite que, às vezes, deseja ser mais baixo, porque recebe olhares curiosos em todos os lugares aonde vai. Mas, no fim das contas, diz preferir ter sua altura e praticar basquete.
Grohier ao lado de seus companheiros na Americup sub-16
FIBA
Jogadores de basquete mais altos da história:
Suleiman Ali Nashnush (2,45m)
Sun Ming Ming (2,36m)
Yasutaka Okayama (2,36m)
Ri Myung-Hun (2,35m)
Gheorghe Muresan e Manute Bol (2,31m) geRead More