RÁDIO BPA

TV BPA

Gols, cartões, público… veja os números da primeira fase do Campeonato Sergipano

Gols, cartões, público… veja os números da primeira fase do Campeonato Sergipano

Veja como ficou a classificação da primeira fase do Campeonato Sergipano
A primeira fase do Campeonato Sergipano 2026 foi encerrada no último fim de semana. Após 45 jogos, sete dos dez times avançaram na disputa pelo título, enquanto os dois últimos foram rebaixados.
+ Veja tabela e classificação do Campeonato Sergipano
Iago tenta jogada durante Sergipe x Confiança
Sérgio Luís/ADC
Entre gols, cartões, e grandes sequências positivas e negativas, o estadual teve muita coisa a se observar em suas nove primeiras rodadas. E algumas das estatísticas ajudam a explicar como vem sendo a disputa até aqui.
O ge separou alguns números da primeira fase do Campeonato Sergipano. Confira abaixo.
Gols marcados
A primeira fase do estadual teve um total de 105 gols marcados. A média foi de 2,33 gols por partida.
Curiosamente, a rodada de mais gols foi justamente a primeira, com 16. De lá para cá, nenhuma conseguiu repetir tamanha efetividade – as que passaram mais perto foram a segunda, quarta e oitava, com 14 gols cada.
Já a quinta rodada, justamente a dos clássicos Sergipe x Confiança e Lagarto x Itabaiana, acabou sendo a menos artilheira. Apenas sete gols foram marcados nos cinco jogos daquele fim de semana.
Melhor ataque
Jogadores do Lagarto comemoram gol
José Camilo/Lagarto FC
Dentre os gols na casa da centena, quem mais se destacou foi o Lagarto. Terceiro colocado da primeira fase, o Verdão fez 16 gols nas nove partidas, tendo o melhor ataque da competição.
O maior responsável por estes números foi Rodriguinho. O atacante, que estreou pelo clube na segunda rodada, é o artilheiro do Lagarto e vice-artilheiro do estadual, com quatro gols.
Melhor defesa
Léo, goleiro do Itabaiana, contra o Lagarto
Mateus Mendonça/AOI
Já a melhor defesa ficou a cargo do Itabaiana. Vice-líder da fase inicial, o Tricolor sofreu apenas quatro gols nos nove primeiro jogos, tendo a retaguarda menos vazada até aqui.
Além disso, nenhum adversário conseguiu fazer dois gols em um mesmo jogo contra o Itabaiana. Todos os quatro gols vieram em jogos diferentes: Sergipe, Desportiva Aracaju, Confiança e Guarany.
Pior ataque
Paraguai, zagueiro da Desportiva Aracaju, lamenta derrota contra o Sergipe
Robert Derik
Quem faz poucos gols tende a sucumbir. Por isso, não é coincidência que a lanterna Desportiva Aracaju teve o pior ataque da competição. Foram apenas cinco gols marcados na primeira fase.
A Arara Brava, em sua primeira aparição na elite sergipana, deixa a primeira divisão com apenas dois pontos em nove jogos.
Pior defesa
Jogadores do Dorense na partida contra o Confiança
Joan Luz/Dorense FC
O pior ataque foi acompanhado na zona de rebaixamento pela pior defesa. O Dorense, nono colocado, caiu para a Série A-2 sofrendo incríveis 23 gols em nove jogos. Uma média pesada de 2,55 por partida.
A grande quantidade de gols sofridos acabou ficando concentrada em partidas específicas. O Touro levou cinco do Lagarto e do Atlético Gloriense, além de outros três do Itabaiana e do Guarany.
Maior goleada
Atlético Gloriense e Falcon se salvam do rebaixamento na última rodada
Justamente um desses jogos acabou registrando a maior goleada da competição até aqui. Na última rodada, o destino reservou um confronto direto entre Atlético Gloriense e Dorense, valendo a permanência. O Gloriense fez um impiedoso 5 a 0 e ficou na primeira divisão.
A partida que teve maior número de gols também envolveu o Dorense. Em casa, na quarta rodada, o Touro foi goleado por 5 a 1 pelo Lagarto.
Maior sequência invicta
Desportiva Aracaju x Sergipe – Campeonato Sergipano 2026
Robert Derik
Ninguém ficou tanto tempo sem perder nesta primeira fase como o Sergipe. O Gipão, líder absoluto com 20 pontos, passou incólume pelas oito primeiras rodadas, incluindo seis vitórias seguidas. Apenas na última rodada, contra o Lagarto, o time saiu derrotado.
Maior sequência sem vitórias
Desportiva Aracaju x Dorense – Campeonato Sergipano 2026
Robert Derik/Desportiva Aracaju
No extremo oposto da tabela, a Desportiva Aracaju viveu situação inversa. Sem nenhuma vitória, o time foi o único que não triunfou ao longo de nove rodadas. Com dois empates e sete derrotas, a Arara Brava amargou a queda.
Artilheiro
Fábio Júnior fez cinco gols pelo Atlético Gloriense em 2026
Divulgação/Atlético Gloriense
O confronto direto da salvação entre Atlético Gloriense e Dorense, na última rodada, consagrou o artilheiro da primeira fase. O atacante Fábio Júnior, do Gloriense, fez três gols no jogo decisivo e chegou a cinco no campeonato, liderando a estatística até então.
Logo atrás aparece Rodriguinho, do Lagarto, com quatro gols. Outros seis nomes fizeram três gols cada: Beto (Atlético Gloriense), Bruninho (Lagarto), Juliano Fabro (Sergipe), Jussimar (Dorense), Luan Silva (Itabaiana) e Wendel (Confiança).
Cartões
A primeira fase do Campeonato Sergipano também teve a indisciplina como marca. Em nove jogos, foram 272 cartões amarelos e 20 expulsões, contando com segundos amarelos ou vermelhos diretos. Na média, foram seis cartões amarelos por jogo, e cerca de duas expulsões por rodada.
O time mais indisciplinado foi o Sergipe. O Gipão acabou com 41 cartões amarelos e três expulsões, sendo duas por segundo amarelo e um vermelho direto.
Maior público
Sergipe vence Clássico Maior contra o Confiança
Este não teria como ser diferente. O Clássico Maior entre Sergipe e Confiança, pela quinta rodada, levou 7.665 pessoas à Arena Batistão, que viram a vitória colorada por 1 a 0.
Para aquele jogo, inclusive, o Sergipe era o mandante, e decidiu ficar com toda a renda, quebrando uma tradição recente de bilheteria dividida nos clássicos. Com isso, o time colorado lucrou R$ 170 mil. geRead More