Guarani mantém marca que existe há 110 anos no histórico do dérbi contra a Ponte; veja números
Guarani vence Ponte Preta por 1×0 em dérbi n° 213
O Guarani defendeu com sucesso uma marca que já dura 110 anos no dérbi campineiro.
Ao fazer 1 a 0 sobre a Ponte Preta no último sábado, com o gol de Hebert aos 48 minutos do segundo tempo, o Bugre manteve uma vantagem que existe desde 1916 no retrospecto geral do confronto.
Agora, são 72 vitórias do Guarani, contra 70 da Ponte e outros 70 empates, além de um resultado desconhecido – justamente o primeiro, em 1912.
LEIA TAMBÉM:
+ Análise: roteiro do dérbi escancara fases opostas dos rivais
+ Herói do Guarani trocou de lado duas semanas antes do dérbi
Jogadores do Guarani comemoram vitória no dérbi com a torcida
Raphael Silvestre/ Guarani FC
Ao longo das décadas, a diferença oscilou. No fim da década de 1930, chegou a superar dez vitórias de vantagem para o Bugre, mas foi sendo reduzida gradualmente.
Apesar da liderança geral do Guarani, a soberania dentro do dérbi alternou ao longo do tempo. Entre 1987 e 2002, o Bugre construiu uma sequência de 14 jogos de invencibilidade sobre o rival – foram 15 anos e cinco meses sem derrota.
Já a Ponte teve seu período mais dominante entre 1979 e 1984, com 16 partidas seguidas sem perder, além de uma longa invencibilidade como mandante entre 2009 e 2024.
Quando o recorte considera apenas jogos oficiais, são 168 partidas válidas por competições, com 56 vitórias da Ponte, contra 51 do Guarani, além de 61 empates.
Lance do dérbi 213
Marcos Ribolli/ PontePress
Para além da relevância histórica, o dérbi 213 tem um peso grande para o atual momento dos times. Enquanto o Guarani embalou a terceira vitória consecutiva e se aproximou da classificação às quartas de final, chegando aos 11 pontos, a Ponte amarga a lanterna, com apenas um ponto em seis rodadas, praticamente rebaixada à Série A2 do Paulista.
+ CLIQUE AQUI e veja a tabela completa do Paulistão
O clássico campineiro pela sexta rodada do estadual é o único confronto entre Guarani e Ponte que estava garantido para 2026, uma vez que os times estão em divisões diferentes no Brasileiro (o Guarani na Série C, e a Ponte, na Série B).
A possibilidade de um novo encontro existe na Copa do Brasil, a depender da participação das equipes (o Guarani entra na segunda fase, e a Ponte inicia a campanha na terceira). geRead More


