RÁDIO BPA

TV BPA

Henry, Seedorf e Luisão, ídolo do Benfica, apoiam Vini Jr em denúncia de racismo: “Vergonha”

Henry, Seedorf e Luisão, ídolo do Benfica, apoiam Vini Jr em denúncia de racismo: “Vergonha”

Vini Jr. denuncia racismo, e árbitro aciona protocolo após golaço contra Benfica
Kylian Mbappé não foi o único a sair em defesa de Vinicius Junior na denúncia de racismo desta terça-feira, na vitória por 1 a 0 sobre o Benfica, no Estádio da Luz. Diversos ex-jogadores relevantes se posicionaram a favor do atacante brasileiro, que afirmou ter sido chamado de macaco pelo argentino Prestianni. O ex-zagueiro Luisão, ídolo do clube português, se disse envergonhado.
— Essa camisa é muito grande. Eu amo o Benfica, é minha segunda pele. Tem que ser digno para vestir o manto sagrado. Esse texto (do clube defendendo o Prestianni) piora porque é mentira. Futebol se ganha na raça, a luta… Foi ato racista sim e eu estou envergonhado com isso — disse o brasileiro, que foi jogador e dirigente do Benfica, no Instagram.
+ Uefa abre investigação após denúncia de racismo feita por Vini Jr.
+ Tchouaméni diz que Prestianni alegou ter ofendido Vini Jr. de outra forma
Além da acusação de racismo, Vini Jr foi protagonista da partida por fazer um bonito gol que decidiu a vitória do Real fora de casa no jogo de ida dos playoffs da Champions League. Outros grandes nomes do futebol demonstraram apoio ao Vinicius após o caso desta terça. Veja abaixo alguns deles.
Prestianni ofende Vini Jr. com a camisa sobre a boca
PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Thierry Henry
— Sou solidário a Vinícius. Às vezes você se sente sozinho porque sabe que vai ser sua palavra contra a dele. Porque Prestianni foi muito ‘corajoso’ ao colocar a camisa na boca… e a reação de Vini já me mostra que algo errado tinha acontecido. Não se sabe mais o que fazer. Eu já estive nesta situação, Vini já esteve nesta situação, muitos jogadores já estiveram nesta situação. Estamos em 2026 e ainda, depois de um jogo como este, que deveríamos estar falando sobre seu gol brilhante… Ele não deveria lidar com o árbitro dizendo que ele não pode ir à bandeira de escanteio porque está na frente da torcida. O árbitro diz que não pode fazer nada, porque não se pôde ver o que Prestianni disse. Então vamos ver o quão grande é Prestianni. Nos diga o que você disse. Não adianta dizer ao Mbappé que ‘não disse nada’. Como assim, não disse nada? Você tampou sua boca por que? Estava com frio? — disse Henry, na CBS Sports.
Clarence Seedorf
— Ele (José Mourinho) mencionou que Vinicius, onde quer que vá, essas coisas acontecem. Então, na verdade, ele está dizendo que é aceitável quando Vinicius o provoca, que é aceitável ser abusivo e racista. E eu acho isso muito errado. Acho que o fato de Vini estar sendo atormentado há muitos anos de uma forma muito ruim na Espanha é algo que não podemos esconder. Precisamos deixar claro que não há justificativa para abusos racistas. Não há espaço para isso — disse Seedorf à Prime Video Sport.
Rio Ferdinand
— Como é que a gente ainda está aqui falando sobre racismo? Como tem gente tentando justificar quando alguém diz algo racista? O Vini é o culpado? Ele não deveria comemorar daquele jeito? Como assim? Isso é inaceitável. O futebol é o jogo mais bonito porque ele é bonito de verdade. Mas esse tipo de lixo atrasa tudo. As autoridades precisam fazer alguma coisa. Eu não consigo entender como tem gente tentando justificar a estupidez de alguém só porque outro jogador fez um gol absurdo, espetacular, e comemorou — disse o ex-zagueiro inglês no Instagram.
Benfica 0 x 1 Real Madrid | Melhores momentos | Champions League geRead More