RÁDIO BPA

TV BPA

João Fonseca avalia fase difícil e se diz mais maduro para o Rio Open: “Não devo nada a ninguém”

João Fonseca avalia fase difícil e se diz mais maduro para o Rio Open: “Não devo nada a ninguém”

João Fonseca e Marcelo Melo estreiam no Rio Open com vitória por 2 sets a 0
Há quase um ano, no dia 18 de fevereiro, João Fonseca estreava no Rio Open 2025. O tenista vinha de um ótimo resultado: o primeiro título de ATP na carreira, em Buenos Aires. A torcida fazia festa nas arquibancadas do Jockey Club Brasileiro, em apoio a Fonseca. O jovem, porém, sentiu o cansaço e não conseguiu avançar às oitavas de final. Agora, mais experiente, aos 19 anos, volta a jogar em casa. A fase não é tão boa. Lidou com problemas físicos e disputou apenas duas partidas de simples no início de 2026, sem vitórias. Mas o apoio e o carinho dos fãs no Rio de Janeiro seguem intactos. João só espera ir mais longe no torneio carioca.
– Isso (o apoio da torcida) será igual. O resultado vai ser diferente! – brincou o jovem tenista, em papo com o ge.
João Fonseca estreou nas duplas do Rio Open na segunda-feira, ao lado de Marcelo Melo, com vitória. Nesta terça, fará o primeiro jogo em simples, contra o também brasileiro Thiago Monteiro, não antes de 19h (de Brasília). O sportv3 transmitirá a partida, e o ge.globo acompanhará em tempo real.
+ João Fonseca e Marcelo Melo estreiam com vitória nas duplas do Rio Open
+ Para ex-técnico de Serena, pressão “louca” atrapalha evolução de João Fonseca
+ Promessa de 16 anos que jogará o Rio Open ganha elogios de Fonseca: “Vai fazer um estrago”
João Fonseca se prepara para estreia no Rio Open
Getty Images
Entre uma edição e outra do Rio Open, muita coisa mudou na vida de Fonseca. Em 2025, o brasileiro estreou nas chaves principais de três Grand Slams: Roland Garros, Wimbledon e US Open. Ainda conquistou mais um título, no ATP 500 da Basileia, na Suíça. Com os bons resultados, subiu no ranking mundial, chegando à 24ª posição.
A experiência adquirida no circuito trouxe maturidade. E Fonseca sabe exatamente o que será mais importante ao entrar em quadra no Rio Open 2026.
– Eu me sinto mais maduro para lidar com pressão. Tenho que colocar na minha cabeça, de uma forma não arrogante, que não devo nada a ninguém. Tenho minha rotina, minhas metas. Estou trabalhando duro com meu time para ter os melhores resultados. Então, é entrar em quadra e dar o melhor, aproveitar o momento, a oportunidade de ter um torneio em casa, com a família e os amigos torcendo. Tenho que me divertir – projetou Fonseca.
João Fonseca diz que mudou no último ano: “Mais maduro para lidar com pressão”
Diversão que ajudará a diminuir o peso de uma fase ruim, até porque a carreira dos atletas não é feita só de conquistas. No fim do ano passado, João desistiu do ATP 250 de Atenas para tratar uma lombalgia. As costas voltaram a incomodar em 2026, reduzindo o calendário e fazendo com que o tenista perdesse ritmo de jogo. Como resultado, vieram as derrotas nas estreias do Australian Open e de Buenos Aires – torneio no qual Fonseca defendia o posto de campeão. O brasileiro agora é o 38º do ranking mundial.
– São as pequenas coisas que importam nos momentos difíceis. Quanto mais eu ficar fora da zona de conforto, mais preparado estarei dentro da partida. Também preciso tirar coisas positivas dessas horas ruins. Obviamente, queria estar 100% em todos os torneios. Estava indo bem na pré-temporada, mas tento tirar coisas positivas e evoluir – comentou Fonseca.
+ Veja mais notícias relacionadas ao tênis
João Fonseca cita inspiração em Nadal, Djokovic e Federer
Se os altos e baixos em quadra ensinam muito, o brasileiro também observa os adversários. Diz que extrai dos rivais o que eles têm de bom e ruim a oferecer. Mas os tenistas que deixaram as maiores lições para João nunca enfrentaram o jovem.
– Nadal, Djokovic e Federer foram atletas que me inspiraram muito. Nadal pela garra, Djoko pela mentalidade e Federer pela classe. São jogadores complementares, que me fizeram entrar no tênis – explicou o brasileiro.
Até hoje, o melhor resultado de Fonseca no Rio Open veio em 2024, quando o tenista alcançou as quartas de final de simples. geRead More