Liga Saudita adverte Cristiano Ronaldo: “Ninguém toma decisões acima do próprio clube”
Cristiano Ronaldo faz gesto de “roubo” em derrota do Al-Nassr
A recusa de Cristiano Ronaldo em atuar em partidas da Liga Profissional Saudita como forma de protesto contra a condução da última janela de transferências teve resposta oficial. Em comunicado enviado a diversos veículos de imprensa e divulgado pelo jornal Marca, da Espanha, a liga fez um alerta direto ao principal astro do país e afirmou que nenhuma decisão esportiva está acima da autonomia dos clubes, nem mesmo as vontades de seu jogador mais midiático.
Segundo a entidade, a competição é estruturada a partir da independência administrativa e esportiva de cada clube, mesmo com o PIF (fundo de investimento público) à frente da gestão financeira dos quatro principais times do país.
Cristiano Ronaldo tem treinado no Al-Nassr, mas não está jogando pelo time nos últimos dias
Reprodução / Instagram
– A Liga Profissional Saudita está estruturada em torno de um princípio simples: cada clube opera de forma independente, sob as mesmas regras. Os clubes têm seus próprios conselhos de administração, seus próprios executivos e sua própria gestão de futebol – diz o comunicado.
O texto também reconhece o peso e a dedicação de Cristiano Ronaldo desde sua chegada ao Al Nassr, mas estabelece um limite claro para sua influência.
Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo
Reuters
– Cristiano tem se dedicado integralmente ao Al Nassr e desempenhado um papel fundamental no crescimento e nas ambições do clube. Como qualquer jogador de elite, ele quer vencer. Mas nenhum indivíduo, por mais importante que seja, toma decisões que vão contra os interesses do seu próprio clube.
Confira o comunicado da Liga Profissional Saudita
“A Liga Profissional Saudita está estruturada em torno de um princípio simples: cada clube opera de forma independente, sob as mesmas regras. Os clubes têm seus próprios conselhos de administração, seus próprios executivos e sua própria gestão de futebol. As decisões relativas a contratações, gastos e estratégia são de sua responsabilidade, dentro de uma estrutura financeira concebida para garantir a sustentabilidade e o equilíbrio competitivo. Essa estrutura é aplicada igualmente em toda a liga.”
Cristiano tem se dedicado integralmente ao Al Nassr desde sua chegada e tem desempenhado um papel fundamental no crescimento e nas ambições do clube. Como qualquer jogador de elite, ele quer vencer. Mas nenhum indivíduo, por mais importante que seja, toma decisões que vão contra os interesses do seu próprio clube.
As contratações recentes demonstram claramente essa independência. Um clube se fortaleceu de uma maneira específica. Outro optou por uma abordagem diferente. Essas foram decisões dos clubes, tomadas dentro dos parâmetros financeiros aprovados.
A competitividade da liga fala por si só. Com apenas alguns pontos separando os quatro primeiros colocados, a disputa pelo título está totalmente em aberto. Esse nível de equilíbrio reflete um sistema que está funcionando conforme o planejado.
O foco continua sendo o futebol, dentro de campo, onde deve estar, e em manter uma competição credível e competitiva para jogadores e torcedores.”
+ Por que Cristiano Ronaldo e Benzema se rebelaram contra clubes sauditas? Entenda
Entenda o caso
Cristiano Ronaldo não esteve na últma partida do Al-Nassr. A ausência entre os relacionados para enfrentar o Al-Riyadh na segunda foi motivada por uma discordância do jogador com a gestão do clube, segundo o jornal “A Bola”. CR7 está insatisfeito com a falta de aportes do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), sobretudo em comparação com outros times que também são geridos por ele.
O noticiário afirmou que Cristiano não concorda com a forma com que o PIF tem manejado os investimentos em contratações. Apesar dos pedidos públicos de Jorge Jesus por reforços, o time contratou apenas o meia Haydeer Abdulkareem, de 21 anos, na atual janela de transferências.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Cristiano Ronaldo em Al-Nassr x Al-Qadsiah no Saudita
Getty Images
Outra reclamação do camisa 7, segundo o jornal, é sobre a diferença de tratamento para o Al-Hilal, que também faz parte da gestão do Fundo de Investimento. O time vizinho de Riad tem se mostrado bem mais ativo no mercado, com o anúncio recente de Pablo Marí e Darwin Núñez, além das conversas para trazer Karim Benzema, do Al-Ittihad.
+ Insatisfeito com proposta de renovação, Benzema pode deixar o Al-Ittihad
O Hilal desembolsou 30 milhões de euros (R$ 189 milhões na cotação atual) para contratar o jovem Kader Meité, atacante de 18 anos do Rennes.
+ Gesto de Cristiano Ronaldo em derrota do Al-Nassr chama a atenção após arbitragem polêmica
A crítica de Ronaldo vai ao encontro de um comentário que Jorge Jesus, técnico do Al-Nassr e ex-Al-Hilal, fez em janeiro. Durante uma coletiva de imprensa, o treinador disse que o atual time dele “não tinha o poder político do Hilal” para explicar a má fase da equipe. Na época, a frase teve grande repercussão no futebol saudita, e o Al-Hilal chegou a pedir uma suspensão ao português, mas não foi atendido.
+ “Novo futuro”: conheça o NEOM, clube saudita envolvido na maior venda do futebol nordestino
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita é um dos maiores fundos soberanos do mundo, com a proposta de diversificar a economia e promover o país através de setores estratégicos, como o esporte. O PIF é dono de Al-Hilal, Al-Nassr, Al-Ittihad, Al-Ahli, NEOM, Newcastle, além de ter projetos em outras modalidades esportivas.
Cristiano Ronaldo e João Félix apresentam novo uniforme do Al-Nassr geRead More


