RÁDIO BPA

TV BPA

Lucas Pinheiro samba após ouro no sábado de Carnaval e chora ao receber medalha no pódio

Lucas Pinheiro samba após ouro no sábado de Carnaval e chora ao receber medalha no pódio

Lucas Pinheiro samba em comemoração com sua equipe nos Jogos de Inverno
Desde a primeira edição dos Jogos, em 1924, foram 102 anos de espera para o Brasil subir ao pódio das Olimpíadas de Inverno. E a medalha que deu fim ao jejum, um ouro histórico de Lucas Pinheiro no slalom gigante do esqui alpino de Milão-Cortina, veio justamente em um sábado de Carnaval. Então, para fazer jus à data, o esquiador decidiu celebrar a vitória sambando (assista no vídeo acima). Ao subir ao pódio, Lucas ainda cantou o hino brasileiro e não segurou as lágrimas. Para descontrair, dançou mais uma vez.
+ Lucas Pinheiro voa no slalom gigante e leva ouro histórico para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno
+ Lucas Pinheiro se emociona com ouro e revela drama na segunda descida: “Foi uma guerra”
+ Veja os detalhes da prova que levou Lucas Pinheiro ao ouro nas Olimpíadas de Inverno
Lucas Pinheiro samba para comemorar medalha de ouro no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno
Getty Images
O samba se tornou uma marca de Lucas desde que o atleta passou a representar o Brasil, em 2024. Algumas medalhas em etapas da Copa do Mundo já tinham sido comemoradas com a dança, mas nenhuma delas se assemelhou ao sabor do ouro olímpico. Para subir ao lugar mais alto do pódio em Milão-Cortina, o esquiador desbancou o suíço Marco Odermatt, campeão nos Jogos de 2022.
Com uma primeira descida de manual, Lucas precisou apenas administrar o tempo na segunda tentativa. Ao fim da prova, registrou somatório de tempo de 2min25s00, 58 centésimos à frente de Odermatt. Tinha um lugar garantido no Olimpo do esporte brasileiro e estava com o caminho livre para comemorar a vitória.
Lucas Pinheiro comemora medalha de ouro no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno
Reuters
Primeiro, Lucas sambou com colegas de delegação. Depois, ao subir ao pódio, se emocionou. Nascido na Noruega e filho de mãe brasileira, cantou o hino verde-amarelo. A voz só foi abafada pelas lágrimas, justificadas pelo fato de o esquiador reescrever a história do Brasil nas Olimpíadas de Inverno (assista abaixo).
É Ouro! Lucas Pinheiro recebe medalha conquistada no slalom gigante
+ Brasil com um ouro! Veja o quadro de medalhas das Olimpíadas de Inverno
+ Confira a programação completa dos Jogos de Milão-Cortina
Lucas voltará a competir na próxima segunda-feira, em busca de uma medalha também no slalom. Será outra prova técnica do esqui alpino, com uma descida mais curta e portas (os obstáculos da pista) mais próximas umas das outras – aproximadamente 13 metros de distância. A disputa exigirá uma precisão ainda maior nas curvas dos esquiadores, e Pinheiro entende bem do assunto. Por isso, o brasileiro de Oslo tem chances de colocar a bandeira verde-amarela no pódio pela segunda vez.
O Brasil ainda terá outros dois representantes no slalom masculino: Giovanni Ongaro e Christian Oliveira. Alice Padilha, por sua vez, disputará a prova feminina, na quarta. geRead More