Luís Castro completa 1 mês no Grêmio com testes ao lado de Arthur e laboratório no meio
Grêmio 1 x 1 Juventude | Melhores momentos | 6ª Rodada | Campeonato Gaúcho 2026
Luís Castro completa um mês de Grêmio nesta segunda-feira a contar do início da pré-temporada, em 2 de janeiro. O técnico português utilizou os primeiros 30 dias para realizar um verdadeiro laboratório no elenco como um todo, mas em especial no meio-campo. Manteve Arthur como peça fundamental do setor, mas observou oito peças para duas vagas. A indicação é de uma escolha definitiva.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Ao lado e à frente do volante, estiveram Tiaguinho, Cuéllar, Dodi, Edenilson, Noriega, Cristaldo, Willian e Monsalve. Os volantes e meias do Grêmio não podem reclamar de falta de oportunidades.
Veja mais
+ Luís Castro comenta prioridade entre Brasileirão e Gauchão
+ Veja data e horário do jogo do Grêmio nas quartas do Gauchão
Conforme indicou o treinador depois do empate com o Juventude, a formação ideal, após sete jogos, está definida. Castro não cravou os nomes, mas deu indícios nas respostas. Também é possível afirmar que na disputa pelas duas vagas, houve quem ganhou e perdeu pontos.
Monsalve, que retornou do lesão contra o Juventude e marcou golaço, pediu passagem para outras chances. Noriega, utilizado geralmente como zagueiro, foi o primeiro volante e ganhou elogios de Luís Castro.
A intenção do técnico, inclusive, era ver os dois juntos de Arthur no segundo tempo de domingo na Arena, mas o titular foi expulso com sete minutos em campo. Assim, a tendência é este ser o trio mais bem cotado. Nesta quarta, o Grêmio enfrenta o Botafogo no Brasileirão. No fim de semana, Arthur estará suspenso no duelo com o Novo Hamburgo, nas quartas do Gauchão.
– Vamos continuar o trabalho, a definir o que é melhor para a equipe apresentar, mas tenho a ideia do que quero clara. Noriega deu um equilíbrio interessante ao meio-campo – comentou Luís Castro quando foi perguntado sobre que. seriam os nomes definidos no meio.
Noriega foi elogiado por Luís Castro após atuação como volante contra o Juventude
Maxi Franzoi/AGIF
Assim como Monsalve e Noriega, Edenilson está bem cotado na avalição de Luís Castro. O camisa 8 foi utilizado no segundo tempo do Gre-Nal 449 e diante do Fluminense como o homem mais avançado do meio.
Na ocasião, o volante completou o setor com Arthur e Dodi. Quando precisou correr atrás do placar, o treinador tirou Dodi e colocou Willian, mas manteve Edenilson. Contra o Juventude, o camisa 8 ficou fora do jogo, assim como alguns titulares. Em determinada resposta, Castro também citou a dificuldade de fechar espaços dos adversários apenas com dois volantes, sem o meia participar.
– Nós jogamos com um 10, entregando o momento defensivo só a dois jogadores, as tarefas de bloquear movimentos, muitas vezes de 3 oou 4 jogadores adversários, acho que é muito pouco. Existe uma ideia clara, uma avaliação, mas não quero dizer com isto que os jogadores sejam menos competentes ou mais competentes. Uma equipe é um conjunto de sociedades. Uns associam-se melhor a uns do que a outros – completou Luís Castro.
Quem desceu degraus na corrida por uma vaga foi Cristaldo. Após atuação de destaque diante do São Luiz, colocou-se como o meia de articulação para o Gre-Nal. Porém, acabou substituído no intervalo do clássico e sequer ingressou contra Fluminense e Juventude.
Monsalve marcou gol e teve boa atuação contra o Juventude
Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
O jovem volante Tiaguinho também começou a temporada como titular. Aos 17 anos, recebeu votos de confiança de Luís Castro, mas nos jogos com Inter e Juventude, saiu no intervalo por opção técnica. Diante do Fluminense, ficou no banco.
Dodi segue como jogador com mais característica de marcação. E na lista dos volantes, Cuéllar é quem está mais por baixo. Foi titular apenas na derrota para o São José na Arena e depois oscilou entre o banco e sequer ser relacionado, como ocorreu no Gre-Nal e no confronto com o Fluminense.
Nos sete jogos até aqui, Luís Castro tem três vitórias, três derrotas e um empate. São 15 gols marcados e oito sofridos. O aproveitamento é de 47%.
Arthur foi expulso após se agarrar com Gabriel Pinheiro, do Juventude
Maxi Franzoi/AGIF
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More


