Morre Simplício, herói do hexacampeonato paraibano do Campinense, aos 79 anos
Morreu nesta segunda-feira (2) Simplício Clemente de Souza Filho, ou apenas Simplício, ex-volante do Campinense. Herói do hexacampeonato paraibano na década de 1960, o Canhão da Barra, como era conhecido, marcou época no clube e é lembrado pelos feitos que teve nos primeiros anos do Rubro-Negro.
+ CLIQUE AQUI para receber as notícias da Raposa em primeira mão, pelo WhatsApp
Simplício, ex-volante do Campinense, em 2013
Lucas Barros / ge
O início de Simplício no futebol começou nos campos de várzea de Campina Grande, em um time amador formado por funcionários de um banco. Logo despertou o interesse do Campinense, fazendo parte da equipe de futsal e das categorias de base. Ainda na juventude, foi promovido ao elenco principal, tendo como principais características o posicionamento e o passe apurado.
Além disso, o potente chute com a perna direita, que decidiu muitas partidas para a Raposa, logo lhe deu o apelido de Canhão da Barra. De acordo com reportagens da época, as finalizações do volante chegavam a alcançar uma velocidade média de 170 km/h, o que o levou a ser comparado com Rivellino, craque do Fluminense e do Corinthians.
Simplício (quarto em pé da esquerda para a direita) foi um dos heróis do Campinense na década de 1960
Arquivo pessoal / Simplício
+ Siga o canal do ge Paraíba no Whatsapp!
Simplício fez parte de um time lendário do Campinense, fazendo história ao lado de um elenco que contava com Dudinha, Janca, Zé Lima, Ticarlos, Galvani, Tonho Zeca, Zezinho Ibiapina, Debinha e Zé Ireno. A carreira também foi marcada por passagens em Ferroviário, Botafogo-PB e Maguary-CE.
As causas da morte do ex-volante não foram divulgadas. O corpo de Simplício será sepultado em Campina Grande.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb geRead More


