RÁDIO BPA

TV BPA

North aponta erro de aplicação de regra contra o América-MG e pede punição

North aponta erro de aplicação de regra contra o América-MG e pede punição

Checagem do VAR em lance de marcação de pênalti com manutenção de decisão do árbitro
O North apontou uma nova irregularidade na derrota de virada por 2 a 1 para o América-MG, na última rodada do Campeonato Mineiro. Imagem divulgada pelo clube de Montes Claros mostra que a arbitragem não aplicou a Regra 8, que rege sobre o início e a saída de bola, no reinício da partida após o gol do North, que abriu o placar.
América-MG 2 x 1 North | Melhores Momentos | Campeonato Mineiro 2026
No texto da IFAB, órgão que regulamenta as regras do futebol, “todos os jogadores, exceto aquele que vai dar o pontapé inicial, devem estar em sua própria metade do campo de jogo”. Na imagem divulgada, antes do toque de saída, pelo menos três atletas do América, já invadiram o campo do North.
Logo em seguida, a bola é lançada à área do North, e um pênalti em cima do jogador do América-MG. Como não houve interrupção da jogada, o North apontou, em ofício, que o VAR deveria ter analisado a infração. Segundo o clube, o erro foi reconhecido:
– A arbitragem de campo não determinou a repetição da saída, tampouco houve correção pelo sistema VAR, permitindo a continuidade de jogada manifestamente irregular. Ressalte-se que o equívoco na aplicação da regra foi reconhecido pelo próprio Diretor de Arbitragem desta Federação, Sr. Santiago, em reunião institucional realizada após a partida – afirmou o clube em nota.
Imagem divulgada pelo North sobre irregularidade na saída de bol
Divulgação/ North
Com isso, o time de Montes Claros fez três pedidos à FMF:
Instauração de procedimento administrativo para apuração da conduta da equipe de arbitragem e da equipe VAR;
Aplicação das medidas disciplinares cabíveis aos responsáveis;
Que esta Federação informe, por escrito, no prazo razoável, as providências adotadas em razão do erro reconhecido.
O ge procurou a FMF, mas a entidade ainda não se pronunciou.
Initial plugin text
Revisão do VAR divulgada
Os lances polêmicos, no fim da partida entre América-MG x North, tiveram a revisão publicada pela Federação Mineira de Futebol, nesta terça. A entidade publicou os dois pênaltis marcados para o Coelho, com o áudio da arbitragem divulgada.
Revisão de pênalti com invasão de área, com decisão de voltar a cobrança por invasão
O primeiro lance divulgado é o pênalti marcado em cima de Paulo Victor por Yuri. Nele, o jogador do North acerta o atleta americano dentro da área. Val Soares cobrou e empatou a partida aos 57 minutos da segunda etapa.
O segundo lance ocorreu dois minutos depois, também em cima de Paulo Victor. É o lance que o North mais questiona, afirmando, em nota oficial, que “a penalidade assinalada, bem como a posterior decisão pela repetição da cobrança, geraram dúvidas relevantes entre atletas, comissão técnica e diretoria, especialmente diante das imagens do lance e da interpretação observada em campo”.
Na revisão divulgada, é possível perceber que o zagueiro Bruno Bispo, que afasta a bola na primeira penalidade defendida, pisa com o pé direito na linha, no momento da cobrança de Val Soares. Ele participa diretamente do lance e, por isso, Val teve que cobrar novamente, marcando o gol da virada.
Confusão após o jogo
O resultado classificou o América-MG às semifinais e eliminou o North, que garantiria a vaga se vencesse o jogo. A partida terminou com confusão entre jogadores e membros da comissão técnica do time visitante com a equipe de arbitragem, em duelo válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Na súmula, o árbitro Paulo César Zanovelli da Silva relatou ter sido ofendido.
O árbitro citou três membros da equipe da cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. O time chegou a estar classificado às semifinais ao abrir o placar no Independência, mas levou a virada com dois pênaltis marcados nos minutos finais.
– Expulsei diretamente o preparador físico Sr. Gabriel Souza Junior por, após o término da partida, o mesmo veio em minha direção com dedo em riste, proferindo os seguintes dizeres de forma ostensiva e agressiva:
“Eu sou profeta, eu sou evangélico, e declaro sobre sua vida, partir de hoje, tudo de ruim, sua desgraça, seu ladrão, babaca” , teria dito o preparador físico.
Árbitro expulsa volante do North, após jogo
Premiere
O árbitro também informou que expulsou o volante Guilherme.
– Após o término da partida, proferir os seguintes dizeres de maneira ofensiva com o dedo em riste: “Você é um vagabundo, vagabundo, é um ladrão, eliminou a gente, seu ladrão” repetindo por diversas vezes essas palavras, após ser expulso.
Zanovelli também afirmou que o supervisor do North, Odair Borges, também o chamou de ladrão.
– Você está de sacanagem com a gente, estragou o nosso trabalho. Você não vai dormir hoje, pois você roubou a gente e você sacaneou a gente, queria ver fazer isso se fosse ao contrário ladrão”, narrou as ofensas o árbitro. geRead More