RÁDIO BPA

TV BPA

Olimpíadas de Inverno: casal americano de estrelas é favorito ao ouro na patinação artística

Olimpíadas de Inverno: casal americano de estrelas é favorito ao ouro na patinação artística

Dupla estadunidense se apresenta na patinação com um mashup de Lanny Kravitz
Não há dúvidas de que Madison Chock e Evan Bates formam um par perfeito, e não apenas no gelo. Dentro da arena, eles acumulam títulos e vitórias; fora dela, uma linda história de amor. Nas Olímpiadas de Inverno de Milão-Cortina 2026, os americanos chegam como favoritos ao ouro na patinação artística.
Madison Chock e Evan Bates após o título mundial de patinação no gelo em 2024
Joosep Martinson – International Skating Union/Getty Images
+ Confira a agenda completa das Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina
+ O quadro de medalhas das Olimpíadas de Inverno está pronto! Veja
+ Sem neve, brasileiros do esqui cross-country se adaptam ao asfalto e treinam sobre rodinhas
A parceria começou em 2011, quando o então parceiro de Madison, Greg Zuerlein, decidiu que não gostaria de continuar sua carreira profissional. A patinadora, na época com 18 anos, estava no início de sua carreira profissional. Então, Evan Bates assumiu a vaga e passou a competir ao seu lado. A química técnica foi imediata. A pessoal, ao menos no início, nem tanto.
Em 2014, Chock e Bates disputaram juntos pela primeira vez os Jogos Olímpicos, em Sochi, na Rússia. O resultado foi um oitavo lugar, importante para consolidar a dupla no cenário internacional, mas distante do protagonismo que viria depois.
Quatro anos mais tarde, nos Jogos de PyeongChang 2018, na Coreia do Sul, a relação já havia mudado. Eles assumiram que começaram a namorar no ano anterior, depois de Evan se declarar para a parceira.
– Patinar juntos é algo que nós amamos, e nós amamos fazer isso juntos – disse Madison à TV americana NBC.
– Agora nós estamos juntos dentro e fora do gelo, e isso nos faz ainda mais poderosos. É completamente genuíno e real… Nos aproxima todos os dias – completou.
Madison Chock e Evan Bates durante primeira apresentação nos Jogos Olímpicos de Inverno
REUTERS/Amanda Perobelli
Capitães, recordistas e protagonistas
O ciclo até Pequim 2022 consolidou a dupla como referência na dança no gelo. Campeões nacionais, chegaram aos Jogos Olímpicos de Inverno como capitães da equipe dos Estados Unidos. Para Bates, era uma marca histórica: ele se tornou o primeiro patinador americano, em qualquer modalidade, a disputar quatro Olimpíadas de Inverno.
Na prova por equipes, a pressão era grande. A equipe americana acabou conquistando a prata, a primeira medalha olímpica da dupla. Porém, houve uma reviravolta após o teste antidoping positivo da russa Kamila Valieva, até então medalhista de ouro. Os membros das equipes não receberam suas medalhas enquanto a investigação estava em andamento.
Mesmo no suspense para saber se a medalha seria de ouro ou de prata, o casal tinha uma certeza –queria uma aliança de ouro no dedo anelar. No dia 11 de junho de 2022, Bates pediu Madison em casamento durante férias na Tailândia. Evan compartilhou com a revista americana People que escolheu a data (11/06) por causa da significância dos números. Na época, eles estavam há 11 anos como dupla, e seis namorando.
– Saí de casa com meu namorado, voltando com meu noivo! – escreveu Madison em sua conta no Instagram.
Madison Chock e Evan Bates anunciam noivado
Instagram/@madisonchock
+ Rebeca Andrade vai carregar a bandeira olímpica na abertura dos Jogos de Inverno
+ Disputa por direitos dos Minions força patinador a trocar série às vésperas das Olimpíadas
+ ONU pede pausa de 52 dias nas guerras globais para os Jogos Olímpicos de Inverno

Ouro no gelo, aliança no dedo
O “ano dourado” se confirmou em 2024. Em janeiro daquele ano, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS-CAS) desclassificou a russa, assim a medalha de ouro foi dada à equipe dos Estados Unidos. Madison e Evan ganharam juntos seu primeiro ouro olímpico. No mês de junho, a dupla selou em matrimônio a parceria que já ultrapassava o esporte.
Madison Chock e Evan Bates se casam no Havaí
Instagram/@madisonchock
Hoje, Madison e Evan são mais do que atletas. Ícones de estilo, presença constante em eventos e protagonistas de produções que aproximam a patinação do grande público, incluindo participação em uma série documental da Netflix.
Em 2026, a dupla chega à quarta Olimpíada, a primeira delas casados, campeões olímpicos e donos de um recorde histórico: Madison Chock e Evan Bates são os maiores campeões da dança no gelo no Campeonato Americano, com sete títulos nacionais, além de terem juntos três títulos mundiais.
Initial plugin text
Como a própria patinadora resumiu nas redes sociais ao relembrar o início da trajetória dos dois: “Em 2011, um garoto vai te chamar para ser sua dupla. É muito importante que você diga sim!”.
Initial plugin text
Madison e Evan estrearam pelos Estados Unidos nas Olimpíadas de Inverno nesta sexta-feira, na classificatória por equipes. A dupla ficou em primeiro lugar, com nota de 91,06.
Você acompanha mais dos dois nas provas da patinação artística dos Jogos Olímpicos de Inverno, que começam no dia 6 e vão até o dia 19 de fevereiro. As competições serão transmitidas ao vivo pelo sportv.
Madison Chock e Evan Bates durante primeira apresentação nos Jogos Olímpicos de Inverno
REUTERS/Fabrizio Bensch geRead More